quarta-feira, 8 de agosto de 2012

NIQUELÂNDIA - GO: ELEIÇÕES 2012, QUEM NÃO AJUDA, ATRAPALHA.

Fruto de disputa política, a cidade está em ruínas.
Niquelândia, um dos municípios com maior arrecadação do Estado de Goiás, portanto rico, está sendo objeto de uma das maiores disputas eleitorais em Goiás. São cinco candidatos disputando a prefeitura de Niquelândia. O povo, e eu que sou niquelandense consequentemente estou entre os populares, tem um alívio, um medo e uma esperança. O povo sente alívio pelo fim do mandato do prefeito Ronan, que quase acabou com a cidade bicentenária; sente medo que ele faça seu sucessor, e assim continue metendo a mão e sente esperança de que o novo prefeito ou prefeita seja diferente da tragédia que hora todos vivem.

Esse é o sentimento primeiro; mas existem preocupações que, embora pareçam periféricas, são importantes. O maior concorrente à prefeitura de Niquelândia hoje chama-se Luiz Teixeira Chaves. Figura carismática, homem simples, fiel aos amigos os quais deixou muito rico. Governou Niquelândia por quase 8 anos. E, por incrível que pareça, se tomarmos a gestão atual como modelo comparativo, Luis Teixeira foi um bom prefeito. Pesoalmente, até o admiro.

O maior problema de Luiz Teixeira, no entanto, é a sua maior qualidade, a fidelidade. Quando ele saiu da prefeitura em 2004 os detratores comuns lhe fezam um julgamento que o qualifava como ladrão. O prefeito saiu da prefeitura, sob a acusação de compra ve voto, tomou cadeira em uma delegacia em Anápolis e seguiu sua vida de servidor público na Secretaria de Segurança do Estado. O tempo, de certo modo, ante a ausência de evidências do aparecimento desse dinheiro, o abolveu. E agora ele, o Luiz Teixeira de muitos corações está voltando. Mas, se ele não meteu a mão, como acredito, o mesmo não se pode dizer de vários amigos seus, que ficaram ricos da noite para o dia.

Eu, nessa eleição 2012, faço torcida por esse nome. Mas, como todos os outros niquelandenses, temo a volta do grupo que o levou ao buraco. 

A paixão de muitos eleitores, Luiz Teixeira enfrenta a desconfiança de outros.
Luiz Teixeira já perdeu duas eleições depois que saiu da prefeitura. Mas não foram os outros candidatos que o venceram, foram determinadas pessoas, que passam o ano encasteladas em Goiânia e reaparecem em tempos  de eleições, que o levaram à derrota.  Onde que um bufão como o Ronan venceria Luiz Teixeira? Em lugar algum! Mas o medo de nomes que prefiro não mencionar aqui, porque também tenho medo, o derrotou.

Recentemente, encontrei em Uruaçu uma velha partidária de Texeira. Conversando sobre política questionei a ela determinados apoio ao candidato. E ela argumentou que uma pessoa que participa de um pleito não pode dizer não a quem lhe oferece apoio. Penso diferente, acredito que às vezes temos que nos perguntar se um apoio negativo vale à pena. Que apoio pode me dar uma pessoa cuja presença na campanha, em vez de somar, subtrai votos? Pessoalmeente, acredito que nenhum.

17 comentários:

  1. Deixa eu ver se entendi: Luiz Teixeira foi condenado por compra de votos e vc diz que o tempo não deu provas de que ele aumentou seu patrimonio, é isso? Você sabe que compra de votos não é enriquecimento ilícito, né? Quem compra votos dá dinheiro, não recebe dinheiro. Então o aparecimento de enriquecimento futuro não é prova contra a compra de votos. A prova são as testemunhas do processo.
    É o que eu digo, não adianta ter leis como a Ficha Limpa, enquanto não mudar a mente das pessoas e estas começarem a tirar tudo o q não presta da política, seja Ronan ou Luiz...
    Luiz foi condenado por compra de votos e abuso do poder político, é um criminoso (alguém que cometeu um crime). Simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Olha Rodrigo, parabéns, texto bem escrito e você tem um pouco de razão. Na verdade, não quis associar a compra de votos ao enriquecimento ilícito, hipótese em que haveriam provas. Entendo que ele foi acusado de compra de votos e abuso de poder. Mas, quis me referir sobre o enriquecimento à crítica mais popular que lhe é feito, a de que subtraiu recursos públicos. Nesse caso, da subtração, acredito que se o fez não foi para si. Por outro lado, não tenho dúvidas de que os seus representantes, que ficaram milionários, o fizeram. E isso dá no mesmo, afinal ele era quem governava.

    Mas hoje, o medo coletivo de alguma coisa, ou alguém ligado ao Ronan na prefeitura, criou o ambiente propício ao retorno do Luiz. Eu mesmo se votasse em Niquelândia seria um eleitor do 15.

    ResponderExcluir
  3. Por acaso tive acesso a este texto, e como niquelandense de coração quero aqui deixar uma opnião: Em muito eu concordo com o senhor Prof. Moisés. O Sr. Luiz Teixeira é realmente uma boa pessoa, humilde, carismático dentre outras qualidades é claro, mas enquanto prefeito de nossa querida Niquelândia, cometeu dentre outros, um grande erro - segregou a qualidade de vida e a oportunidade de desenvolvimento a um pequeno grupo de pessoas. Isso causou marcas irreparáveis em outros iguais a ele que também são boas pessoas, são humildes, são carismáticos, mas não tiveram oportunidades no lugar onde nasceu. O prefeito Luiz Teixeira, filho de Niquelândia ou do bagagem como ele mesmo diz, não fez por nossa Niquelândia nada mais nada menos que o básico, um pouco aquém do mínimo que se podia esperar de um filho. Enquanto alguns escolhidos tiveram oportunidade de estudar fora com despesas pagas pela prefeitura, outros tiveram que tirar do próprio sustento para conseguir o mesmo. Então Prof. Moisés quando se falar de Luiz Teixeira candidato, teremos vários pontos de vistas porque vai depender do lugar que cada um ocupou na sociedade enquanto ele esteve Prefeito. Ademais, ao cometer o crime de compra de votos, ele foi cruel com o povo que acreditou nele, pois um bom governo deve estabelecer políticas públicas eficazes para que a população carente não tenha que se render a este tipo de ilícito e achar que isso é caridade e/ou nobreza por parte do criminoso. Respeito todo tipo de manifstação pacífica, mas em se tratando de pessoas formadoras de opnião, é preciso ter mais cuidado.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Elaine. Como já afirmei antes, a eleição do Luiz, que acredito provável - e já cheguei a acreditar certa - não se dá pelo que fez por Niquelândia, mas por força das circunstâncias atuais. No momento, Niquelândia, as pessoas querem a certeza do imediato, do calendário de pagamento, quase que especificamente.

    É claro que o Luiz ajudou pessoas. É claro que, por exemplo, o grupo da Ana Matilde, o mesmo que está aí de volta, ficou milionário e outras pessoas fizeram faculdade com tudo pago pela prefeito, em prejuízo de quem estava alijado dessas benesses.

    Então, só posso dizer que você tem toda razão. Aliás, parabéns você escreve com muita clareza e utiliza muito bem o domínio da escrita. Além de falar com propriedade daquilo que todos nós, niquelandenses, devíamos falar, o futuro da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  5. O LUIZ NAO FEZ E NEM VAI FAZER NADA POR NIQUELANDIA E UM LADRAO E NAO VAI GANHA COM FE EM DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sua fé nao foi o suficiente para fazer o Luiz perder. Como tem um ditado por ai "A voz do povo é a voz de Deus" a vitória foi dele.

      Excluir
    2. Sem querer tomar partido, acho que vocês deviam deixar Deus fora dessa. Já pensou se, de verdade, "a voz do povo fosse a voz de Deus"?

      Excluir
  6. E HORA MINHA GENTE DE DAR OPORTUNIDADE PRA ALGUEM MOSTRAR Q PODE FAZER MUITO MAIS POR NIQUELANDIA,VAMOS VOTAR DIFERENTE E MELHORAR NIQUELANDIA,QUEM JA PASSOU E NAO FEZ,NAO VAI SER AGORA QUE VAI FAZER;VOTE 55 PRA MUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demos oportunidade para ver se teriamos algo diferente na direçao da prefeitura o que acabou acontecendo, um prefeito mais ladrao ainda, que começou fazendo obras para super faturar. E sem pagar ninquem durante meses, e outros que trabalharam para ele ficou sem receber.

      Excluir
  7. Eh isso ai pessoal nao vamos deixar o "Boi velho" mamar de novo às nossas custas.

    ResponderExcluir
  8. luiz teixeira um cancer para NIQUELANDIA 2012

    ResponderExcluir
  9. É MUITO FACIL PARA QUEM ESTÁ MORANDO FORA, COMO O MOISÉS QUERER VOLTAR AO PASSADO DE SOFRIMENTO E CORRUPÇÃO DO GRUPO DA PANELINHA, QUE DESVIARAM O DINHEIRO PÚBLICO NÃO PARA O NOME DO PREFEITO LUIZ E SIM EM NOME DE ALGUNS DO SEU GRUPO (LARANJAS), COMO FOI EM SEU PRIMEIRO MANDATO, QUANDO COLOCOU UMA FAZENDA EM NOME DE UMA PESSOA CONHECIDA DAQUI, E QUANDO FOI PEDIR PARA SER TRANSFERIDA PARA O NOME DELE, A REFERIDA PESSOA SIMPLISMENTE NÃO ACEITOU DEVOLVER A FAZENDA.SE VC VERIFICAR OS PRÉDIOS CONSTRUIDOS NOS DEMAIS MANDATOS DE LUIZ TEIXEIRA (DURVACI, (ADEIR),(MARCIO)ETC. VC VERÁ QUE ESTÃO EM NOME DE PESSOAS DA SUA PANELA, QUE FICARAM RICOS DA NOITE PARA O DIA.

    ResponderExcluir
  10. Muito triste saber que mais uma vez fomos vencidos pela falta de memória...Opovo votou e novamente elegeu o SR.Luiz Teixeira...ALÉM DE TUDO QUE FOI LEMBRADO PELOS AMIGOS ACIMA,É IMPOSSÍVEL ESQUECER A REPORTAGEM DA GLOBO ONDE O BRASIL INTEIRO VIU A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ÉPOCA QUE ESSE SR.ERA DELEGADO DA CIDADE DE ANÁPOLIS E MANTINHA OS PRESOS ALGEMADOS EM CONDIÇÕES SUB HUMANAS..Tratamento esse com requintes de maldade que chocou nosso paíz..PERGUNTO A TODOS;É ISSO QUE QUEREMOS PRA NÓS CIDADÃOS?MERECEMOS ISSO?AGORA TEREMOS QUE AGUENTAR POR QUATRO ANOS...VAMOS REFLETIR..BOA TARDE A TODOS..

    ResponderExcluir
  11. O povo de Niquelândia não merece isto.Vc tem razão amigo.Tantas pessoas beneficiadas,ele sempre contou com sua panelinha,todos querendo obter alguma vantagem.Temos que fiscalizar sem ter medo.Vamos cuidar de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  12. Se conhece o homem pelo que ele é em casa.Se um homem é bom pai,bom para sua esposa,cuida da família com esmero e carinho,podem acreditar será um ótimo administrador,sei que não é o caso do nosso atual prefeito eleito,tb temo por Niquelândia.Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  13. Bom, acredito que essa é uma característica da democracia, a vitória será sempre da maioria. Agora que existem problemas ligados ao Luiz? Existem! Nunca quis dizer o contrário. O principal problema é privilegiar grupos em detrimento do povo. Agora mesmo, vejo pela configuração da câmera que não foi só a prefeitura que voltou ao patamar anterior, na câmara a configuração é um pouco envelhecida, e enegrecida. Vejam a eleição desse cara, o tal Denguinho, pelo amor de Deus!

    Mas é a democracia. Além do mais, nesses cerca de nove anos em que o Luis esteve fora da prefeitura tive a oportunidade de conversar com ele duas ou três vezes, não acredito que a sua administração atual será como a anterior. O próprio Brasil mudou. Niquelândia mudou. As pessoas, mesmo aos poucos vão mudando.

    Uma mudança mais radical, só a educação poderia produzir. Mas é a nossa sociedade que nega esse valor. Vejam, por exemplo, quantos votos a professora Maria Silvestre, pessoa comprometida, teve em relação a determinadas pessoas que são eleitas apenas para cuidar do bolso e para dar empregos aos familiares?

    Eu não acho que o Luiz Teixeira não seja digno do povo de Niquelândia. E também não acredito, sinceramente, que o povo de Niquelândia mereça alguém melhor. Cada povo tem o governo que merece! E, para finalizar, considerando o que Niquelândia passou, e considerando que elegemos recentemente um pedófilo declarado, até acho que Niquelândia está no lucro agora. E como está!

    ResponderExcluir
  14. engraçado não e?

    voce diz anonimo que luiz teixeira tratou presos em condiçoes sub humanas
    mas nao quis saber o que acontecia antes de postar a sua critica

    o delegado luiz teixeira chavez ,ligava constantemente para o sepaigo
    para transferencia de presos de alta periculosidade
    ex: ladroes de bancos,estupradores,maniacos e etc.
    mas o diretor do sepaigo insistia em nao aceitar a tranferencia por lotaçao do mesmo
    o delegado luiz teixeira nao exitou
    e nao poderia devolver esses meliantes em sociedade.
    e assim o fez,chumbou umas argolas nas paredes das selas e depois passou as algemas e chamou a imprensa ele proprio chamou a reportagem porque ele mesmo sabia que nao podia deixar os meliantes naquele estado por muito tempo
    e chamou a reportagem para consientisar o ministerio publico do estado para viabilisar uma soluçao o quanto antes.
    agora uma perguntinha
    se o delegado soltasse os meliantes ,eles por ventura fizesse mal pra alguem da sua familia voce gostaria que isso acontecesse????

    eu sei que luiz teixeira chavez tem defeitos mas tambem tem suas virtudes.

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.