quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BBB 12: ESTUPRO, SEXO E BEBIDA

O tema do dia em quase todos os jornais.
Um dos grandes feitos dos reformadores, as vozes que romperam com a hegemonia da igreja católica, foi traduzir a bíblia para as línguas nacionais, creditando ao povo a possibilidade de interpretar os textos sagrados. Pois bem, isso provocou uma revolução. Revolução é um fato que não só altera o curso da história, como funda-se na ação do povo. É o que a internet tem possibilitado, pequenas revoluções, às vezes quase insignificantes, mas revoluções. Não há outra forma de entender o duro golpe que a Rede Globo está sofrendo com o bombardeio dos internautas, a consciência que os editores do BBB12 não tiveram.

Só fiquei sabendo do fato hoje. As cenas não deixam dúvida. A vítima apagou e o estuprador aproveitou a ocasião. São cenas, do ponto de vista moral, chocantes. Isso parece ter despertado os mesmos dementes que consomem os produtos "Globo Marcas", incluindo aí o próprio BBB12. Mas, por incrível que pareça, não chocou o apresentador Pedro Bial, ou o diretor do prorama. Crianças, adolescentes, adultos; a Rede Globo considerou normal que uma pessoa fosse estuprada diante de milhões de telespectadores!

A Rede Globo julgou normal, e moral. Mas, centenas de pessoas, internautas, não consideraram. Então, considerando a história da Rede Globo, e poder que ela exerce sobre o povo brasileiro, acredito que estamos à caminho de uma revolucãozinha.

A Globo não tem responsabilidade social. Apoiar o programa, como o fazem várias empresas, é também concordar com a irresponsabilidade social. O que a Globo tem feito é incentivar o abuso de bebida alcólica, o sexo irresponsável e, dessa feita, o abuso às regras de convivência que a sociedade moderna chama de Lei.

Infelizmente, corre-se o risco de nada acontecer. O senhor Ricardo Teixeira, uma das relações obscuras da empresa, já disse que, no Brasil, se não passar no "Jornal Nacional", não é notícia. Bom, então, fica tudo meio indefinido porque acho que o Jornal Nacional pode até tentar justificar, mas não vai explicar. 

5 comentários:

  1. Tbm assisti o video e não achei q foi estupro... tanto q qnd a mulher foi prestar depoimemto á polícia, ela disse q estava conciente no momento q ocorreu o suposto 'estupro".
    P mim isso tudo nã passa de margem p globo ganhar audiencia... e se for isso a globo chegou ao fim do poço com tanta hipocridade...
    Não gosto de assistir big brother por causa desses tipos de acontecimentos.
    Assim como o carinha lá foi expulso a garota tbm teria q ser.. essas mulheres do bbb nas festas abrem as pernas para os caras, dançam na cara deles, esfregam suas bundas em cima deles, só não trasam com eles pq não pode... então os caras q estão lá são homens, sentem tesão pow, assim como eles são cupados elas tbm são... foda!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tem como vc publicar sob adolescentes q se envolvem com homens + velhos? Minha filha ta se envolvendo com um cara 15 anos mais velho q ela e não acho isso certo mais ela não me escuta...
    queria algo p argumentar com ela..
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Moro numa comunidade do Rio. Achei interessante o comentário acima e quero dizer o seguinte, imagine a pessoa que escreveu o comentário preocupada com a filha que namora uma pessoa mais velha, se a sua filha tiver 17 anos e engravidar de um maloqueirim que não tem nem o ensino médio, que futuro vai ter isso? Acho que mais importante que a idade é saber se o cara tem ou não compromisso com ela, além do mais, se ele tem 40 e ela 20, os dois são de maior, e quem pode garantir quem vai viver mais? Qual o problema dessa relação? Preconceito?

    ResponderExcluir
  4. Não é preconceito algum. Só q o cara com qm a minha filha ta se relacionandotrinta e poucos anos e minha filha tem 16... ele tem uma profissão, só q está só iludindo minha filha. Agora q minha filha ta começando a formar corpo, e tenhoo medo q ele só queira se aproveitar dela. Sei q ela já tem uma idade q sabe definir o certo do errado, + mãe só q o bem do seu filho.

    ResponderExcluir
  5. Olá, nãos sei qual o seu nome. Mas, em atenção ao seu comentário, e pedido para que eu poste alguma coisa sobre o assunto levantado pela senhora, existem algumas questões aí. Primeiro eu não posso fazer postagem sob encomenda, porque isso fere um dos princípios básicos do meu blog, a liberdade de expressão, coisa que a grande mídia não tem. Segundo, penso que a senhora está se agarrando a uma preocupação irrelevante. Porque acho isso irrelevante? Porque quando csasei minha esposa tinha 17 anos e eu tinha 29 anos. Era uma diferença enorme. Mas eu a amava e ela a mim. Até hoje ela sempre me diz que aprendeu muito, e eu também sou grato pelos anos que passamos juntos. Nos divorciamos e não tenho dúvida que nosso divóricio nada teve a ver com idade, mas com problemas que fazem milhares de casais se separarem no mundo todo. Então, acho que postar algo sobre esse tema não lhe ajudará muito. Acho que a senhora, como mãe, precisa por a sua filha e o namorado dela pra sentarem-se, e a senhora pode inquirir dele o sentido dessa relação. O diálogo é o mais importante.

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.