segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A DEMOCRACIA: ALGUMAS REFLEXÕES -TEXTO PARA ALUNOS DO 1 ANO DA E.E.G.S.P.

Essa é a primeira vez que escrevo diretamente para alunos meus. Acho que isso é importante, que os alunos se iniciem no contexto de uma relação dialógica-digital, e sou, enquanto professor, um dos responsáveis por essa iniciação, sobretudo porque sei que muitos dos que usam a internet ainda a utilizam com perspectivas limitadas, pelo menos no que diz respeito ao processo educacional. Pois bem, feita essa justificativa, adentremos o nosso tema, a democracia.

Estou convencido que a democracia é um tema complexo. Quando se pensa no conceito até parece fácil, e alguns dos que estão lendo esse texto devem pensar na idéia do povo governando através de representantes políticos. Pois bem, tem muito a ver com isso, mas é preciso pensar a democracia lá no seu nascedouro, na sociedade ateniense.

A Grécia Antiga, como já comentei em sala de aula, era composta de várias cidades independentes entre si, por isso eram chamadas de cidades-estados. As mais importantes, entre essas cidades, foram Atenas e Esparta. Foi em Atenas que um grupo de sábios, os filósofos, se ocuparam em pensar sobre a beleza, a justiça, as virtudes, etc. Esses homens não ocupavam o seu tempo com reflexões e estudos desligados da realidade, como parece para alguns, pelo contrário, estudavam porque queriam entender o mundo em que viviam, e queriam torná-lo melhor.

Foi essa busca por melhores formas de convivência que resultou na formulação da democracia em Atenas. Antes, porém, essa Cidade-Estado viveu uma experiência de ser governada por regime tirânico, no século IV a.C. Esse regime teve fim com a morte, em 514 a. C. de Hiparco, o último tirano. Com a queda da tirania, o poder político em Atenas passou a ser disputado por dois grupos políticos: o dos ricos donos de terras, chefiados por Iságoras, e o dos populares, liderado por Clístenes. Iságoras, apoiado pelo rei espartano Cleômenes, conseguiu desterrar Clístenes. Mas o povo se revoltou e conseguiu trazer o líder de volta, dando-lhe plenos poderes para elaborar uma nova constituição.

Com poderes delegados pelo povo como nomotheta, Clístenes implementou uma profunda reforma política que tinha como objetivo deslocar o poder das mãos dos nobres para as dos demos, palavra que significava não apenas povo, como também os bairros e comunidades habitados. A democracia, portanto, foi uma sistema político a partir do qual todos os cidadãos atenienses podiam tomar parte nas decisões sobre o futuro da cidade.

No entanto, a primeira consideração importante é sobre quem eram esses cidadãos. Basicamente a sociedade ateniense era composta por três grupos sociais: cidadãos, metecos e escravos. Os cidadãos eram ricos proprietários de terra. Os metecos eram estrangeiros que moravam em Atenas, eles estavam proibidos de possuir terras e não tinham direitos políticos. Os escravos eram propriedades de seus senhores, que por sua vez, deviam cuidar do bem, o escravo, sem causar-lhe sérios danos. Assim, caro aluno, nota-se logo de cara, que a cidadania em Atenas era restrita aos cidadãos e que ser cidadão significava ser homem e possuir terra que, desde as primeiras comunidades, como já estudamos, era o maior bem que se podia ter.

Uma das aprendizagens dos jovens filhos de família rica em Atenas era oratória. O jovem rico era instruído a falar bem. Ele devia saber seduzir os ouvidos do povo. Falar a verdade não era necessário, o mais importante era convencer pelo argumento. O pobre, não tinha acesso a estudo. Estudo em Atenas, a filosofia, bem como a cidadania, eram coisas de quem era livre. Ser livre em Atenas, no entanto, era não estar preso ao trabalho manual, que era considerado coisa de escravo ou de gente inferior, os metecos.

Outro problema da democracia é o apontado por Aristóteles. Muitos estudiosos se dedicaram ao estudo da política ateniense. Entre esses estudiosos quero destacar o pensamento de Aristóteles. Para esse grande pensador, a democracia popular é merecedora de desconfiança porque nela as massas são soberanas, mas essa soberania é exercida por um agente demagógico, que se torna manipulador das massas. O seu caráter demagógico, adulador, mentiroso e enganador seduz o povo, que lhe outorga o poder.

No caso da democracia no Brasil, penso que se torna necessário muitas reflexões. Primeiro, aqui temos o político profissional. Esse realmente é um grande demagogo, demagogo, significa dizer que ele, o político demagogo, usa um discurso que alcança o emocional das pessoas, as envolve, mas que na verdade é vazio, porque não parte das convicções do político, mas do propósito de enganar o povo. Segundo, o povo vende o poder, e vende barato. O poder é popular, mas, por dez, quinze, vinte, cinqüenta ou cem reais a pessoa, na fila do voto, o vende para qualquer criminoso que, depois de comprar esse poder, passa a exercê-lo agindo mal contra o povo.

Em Atenas estavam excluídos da vida política os estrangeiros, os escravos, as mulheres e as crianças; no Brasil, estão excluídos todos que, por ignorância política, abrem mão desse direito por um botijão de gás, alguns litros de gasolina, dinheiro ou outro favorecimento qualquer.

Enquanto nossa sociedade comportar-se assim, a democracia aqui jamais será plena. Mas, a bem da verdade, a história mostra que ela, a democracia, jamais foi plena e, penso eu, jamais será porque toda utopia tem assim, esse caráter, de ser irrealizável.

30 comentários:

  1. com esse resumo nos aprendemos mais um pouco sobre a historia da grecia , porque ela aborda questoes discutida na atualidade de hoje. apremos mais um pouco sobre as questoes da democracia que esta ligada diretamente com a sociedade de hoje em dia..na grecia existiam varias cidades - estados que eram chamadas de estados idependentes entre elas se destava atenas .. que preparavam as pessoas em fisolosofia e outros etc.... e em esparta preparavam os homens para guerra!!!! aluno: gildean e Cristiane 1 ano

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. A grécia como podemos observar esta composta de varias cidades importantes e independentes entre si por isso dão o nome de cidades-estados.uma das mais importantes entre as cidades,era Atenas e Esparta.foram entre Atenas e Esparta que surgiram um grupo de sábios e filósofos,que só se préucuparam em pensar sobre a beleza,a justiça,as virtudes e outras mais.Eles não se ocupavam o seu tempo estudos desligado a realidade mais sim,estudavam porque queriam entender.O mundo em que estava vivendo e queriam torna-los cada vez melhor.Foi através de busca de melhores formas de convivencia que d eu resutado a democracia em Atenas.O poder politico em Atenas passou a ser desputado por dois grupos politicos.Para eles falar a verdade não era necessário,o mais importante para eles era convencer pelo seu argumentos.O de menores condições não poderia ter acesso ao estudo.Em Atenas muitos estavam escluidos da vida politica,os escravos,as mulheres e as crianças etc. Nayara santos,Iara ferreira.

    ResponderExcluir
  4. alunos fernando da conceicão rio e Gilson Araujo dos santos 1ano L1 de dezembro de 2011 22:21

    Na grécia tia vareas cidades que era chamada de cidade-estado e as mais conhecidas era antenas e esparta que era todas independentes. foi então que os filósofos criarão a democracia que era uma maneira de governa todo um so estado com ajuda dos cidadões mas nen todos povos era conhecido como cidadõeos pois os escravos. tinha liberdade de si expresar sobre o que era bom para governa a populasão etc.

    ResponderExcluir
  5. francisca das chagas1 de dezembro de 2011 22:55

    foi em busca pormelhores formas de convivencia que resultou a democracia o poder politico em atenas passoc a ser disputado por dois grupos politicos chefiado por isagoras e o dos populares liderados por clistenes a democracia portanto foi uma sistema politico a partir do qual todos os cidadoes atenienses podiam tomar parte nas decisoes ssobre o fffuturo da cidade

    ResponderExcluir
  6. ALUNOS FERNANDO E GILSOM 1ANO L ´TURNO` NOITE2 de dezembro de 2011 14:18

    NA GRÉCIA ERA LUGAR COM VARIAS CIDADES INDEPENENTES POIS ERA CONHECIDAS COMO CIDADES-ESTADO.POIS AS MAS POPULAR ERA ANTENAS E ESPARTA FOI ENTÃO QUE OS FILÓSOFOS PENSANDO DO BEM CRIARAM A DEMOCRACIA PARA TER UM GOVERNO POPULAR POREM EM ATENAS ESTA CIDADE-ESTADO VIVEU UMA EXPERIÉNCIA DE SER GOVERNADA POR REGIME TIRÃNICO.ETC

    ResponderExcluir
  7. Aste da democracia era muito dificil para povo em geral.so que tinha uns muito isperto usavam os outros para ter algo como terra plantaçao etc...Mas exirtia aqueles que estudavam a tecnologia,Em Antenas era composta de tres cidadao,metecos e escravo, cidadao e quem possuiam terra e tinha tireito a estudar, metecos e escravos era quem cuidava dos bens dos cidadao,O Aristoteles apontava os politicos comos o maior ponto de engana o povo para ter o poder na compra de votos,em Antenas excluindos todos na politica as mulheres,escravos e crianças.Ja no Brasil estava excluido os que rouba butijao e gasolina.
    Hoje em dia a tecnologia esta tao avançada que ate criança ja sabe mexer no computador,e tambem o mundo ja esta muito pesquisado puriso esta no jeito que esta,que esta acontesendo muita coisa.
    E antigamente nao existia a tecnologia como hoje em dia.

    ALUNA; ROSIMERE GOMES MOREIRA
    MEIRE CLEIA DA C.DE JESUS

    ResponderExcluir
  8. Em atenas estavam encluidos da vidapolitico os extrageiros os escravos as mulheres e as crianças no brasil estão excluidos todos que por engnorancias politicas abrem maõ desse dirieto por um potijâo de alguns litros gasolina ou outro favorecimento qualquer.
    Aluno:Ivanilto Jesus Pires

    ResponderExcluir
  9. Valdirene, Maria das Graças, Fábio Mota e Elquivani5 de dezembro de 2011 21:10

    O que entendemos sobre a democracia foi que a Grécia antiga era composta de várias cidades. As mais importantes entre elas era Atenas e Esparta. Em Atenas havia três grupos sociais que eram os cidadãos, os metecos e os escravos. Os cidadãos eram os mais ricos, que tinham as melhores fazendas. Os metecos eram os que vinham de fora. Os escravos eram os servidores de seus senhores, para cuidar dos bens de seus senhores.

    ResponderExcluir
  10. PAULA, JANES, DANILO, GISLEI5 de dezembro de 2011 22:08

    1º ANO L

    democracia .A grecia,era composta de varias,cidades independente.Foi em Atenas que havia varios grupos de filosofos,eles se ocuparam em pensar sobre a beleza ,a jutica ,as virtudes etc...
    Foram eles que ocuparam o seu tempo de reflexoes e estudos .para entender o mundo,em que viviam ,e queriam torna-lo melhor .
    foi em busca por melhor formas de convivencia que resultou na formulacao de democracia..

    ResponderExcluir
  11. wanderlley santos serra 1 n t;noite e valter recardo5 de dezembro de 2011 22:20

    a antiga grecia
    No meu ponto de vista estamos falando da democracia,que surgere em termo complexo ate que no conceito parece facel.
    A grecia antiga ela depende entre si.ela e chamado cidade-estado ,tanto que as cidade mas importantes e antnas e espartas,antenas tem um grupo de muito sabios,que ser pleocupa de pensar em sobre belesa e a vertudes e justiça etc.Antes porem essas cidades-estado viveu uma
    experiencia de ser governada por regime tiranico,no seculo iv a.c.tanto que esse regime teve o fim com a morte,em 514a.c.de hiparco o ultimo tirano.Entre essa estudiosa que destacar o pensamento de aristoteles.e ademocracia popular.
    WANDERLLEY SANTOS SERRA 1 N T;NOITE
    VALTER RICARDO F.M 1 N T;NOITE

    ResponderExcluir
  12. SUENY DE SOUZA E FRANCISCA DAS CHAGAS 1´N5 de dezembro de 2011 22:22

    O que entedemos que a democracia portanto foi um sistema politico a parte do qual todos os cidadao ATENIENSER podiam tomar parte nas decisoes sobre o futuro da cidade. Os cidadaos metecos e os escravo os cidadaos eram ricos proprietario de terras sociedade ateniese era composta por tres grupo importante que sao esses. Que a democracia e um tema complexos antes porem essa cidade-estado viveu uma experiencia de ser governado por regime tiranico no seculo IV .a.c. .Foi busca por melhores formas de comvivencia que resultou a democracia em atenas passou a ser desputados por dois politicos chefiados por isagoras e os das populares liderados por clistenes. ALUNA;SUENY DE SOUZA E FRANCISCA DAS CHAGAS 1´N

    ResponderExcluir
  13. MARIA DAS GRAÇAS/ VALDIRENNI / ELQUIVANE / FÁBIO / ( 1º L )6 de dezembro de 2011 15:51

    O que entendemos sobre a democracia foi que a Grécia antiga era composta de várias cidades. As mais importantes entre elas era Atenas e Esparta. Em Atenas havia três grupos sociais que eram os cidadãos, os metecos e os escravos. Os cidadãos eram os mais ricos, que tinham as melhores fazendas. Os metecos eram os que vinham de fora. Os escravos eram os servidores de seus senhores, para cuidar dos bens de seus senhores.

    ResponderExcluir
  14. No texto cita que a Grecia Antiga teve varios cidadões independentes e as mas importantes entre elas eram Atenas e Esparta . Em Antenas existiam grupos de sabios e filosofos que eles não ocupavam o seu tempo com reflexçoes, e as mulheres Atens vaziam tudo que seus maridos mandavam.Romaria"1 o"

    ResponderExcluir
  15. Os cidadões na Grecia Antiga eram somente aques que eram ricos donos terras etc.os pobres da grecia antiga estudavam porque queriam um mundo melhor.A sociedade Anteniense tiam tres grupos sociais:Cidadões,Metecos e escravos.As meninas pobres não aprendiam nem ler e nem escrever,elas se dedicavam somente ao serviço domertico,ate o casamento que acontecia aos 15 anos de idade.O pai que escolia o noivo da propria filha.Maria Elena e Misters"1 o"

    ResponderExcluir
  16. EU ACHEI O TEXTO MUITO LEGAL, POR QUE LENDO O TRABALHO OS ALUNOS INTENDE O QUE E PARA, FAZER. E TAMBÉM NOS ALUNOS,ENTENDEMOS MELHOR O QUE OS PROFESSORES QUEREM,QUE NOS FAZEMOS.EU TAMBÉM EU ACHEI A ATITUDE DO PROF MOISÉS,MUITO BOA POR QUE ELE ESTA,NOS DANDO UMA OPORTUNIDADE FORA DA SALA DE AULA,ISSO SEVE TAMBÉM PARA TESTA A NOSSO CAPACIDADE DE MOSTRA O QUE NOS APRENDEMOS NA SALA DE AULA E TAMBÉM NO TEXTO QUE ACABAMOS DE LER. O TEXTO FALA DA GRÉCIA ANTIGA E QUE NA GRÉCIA ANTIGA,ELES USAVAM A DEMOCRACIA EM TUDO,E TAMBÉM QUE OS CIDADÃOS LIVRES,PODIAM PARTICIPAR DAS REUNIÕES.MAIS O QUE ERAM OS CIDADÃOS LIVRES ERAM AQUELAS PESSOAS QUE NÃO PRECISAVAM TRABALHAR ELES FICAVAM SOR EM CASA ISSO ERAM SER UM CIDADÃO LIVRE EM ATENAS E EM ESPATAS,LA OS EUROPEUS NÃO PARTICIPAVAM NEM OS ESCRAVOS,NEM AS MULHERES E NEM CRIANÇAS PODIAM PARTICIPA SOR OS HOMENS LIVRES.
    OSLAN PASSOS SOARES 1º ANO O

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que a democracia e muito importante para a grecia;porque falao de varias cidades importantis e imdependentis entre si.porque tinham seu proprio governo elis fasia suas lei .em atenas tinham grande sabios e filosofos elis fasiam grande reflequisam.
    VALDESON CAMPOS DE JESUS

    ResponderExcluir
  18. Na grecia antiga teve varias cidades independentes,e as mais importantes entre elas eram Atenas e Espartas. Em Atenas existiam Grupos de sabios e filosofos que eles nõa ocupavam o seu tempo com reflexões e estudos desligados,estudavam por que queriam um mundo melhor.A sociedade Anteniense tinham tres grupos sociais:Cidadões,Metecos,e escravos.Os sidadões possuiam terras e os metecos estrgeros que viviam em Atenas não tinham direitos algum de terras ou direitos politicos...Aluna:"Nicolete Meireles Magris ou seja mais conhecida como;Nicole."1N" Noite.

    ResponderExcluir
  19. Podemos em tender que em atenas procuravam mais e melhor jeito para ter uma convivencia e em busca desse objetivo foi que resultou a formação da democracia em atenas. atenas passou a ser disputada por grupos politicos donos de terras mais com essas pssoas querendo tira fora o governo do povo de atenas as pessoa se reunirão é procuraram um novo lider que cnseguiu formaruma nova constituição. A sociedade atenistas eram composto por três grupos sociais: escravos,cidadão,e metecos que eam proprietarios de terras e bastante ricos Joelson rodrigues dos santos

    ResponderExcluir
  20. Eu entendi que atenas e esparta eram duas cidades que pasou a ser disputada por grupos de politicos ricos e donos de terras essas pessoas queriam tirar terras do governo dos povos de atenas.E agrecia foi ordenadas por grupos de guerreiros de esparta. essa busca era de melhores formas de convivencia que resultou a democracia em atenas. Maicon leandro santos ferreira .

    ResponderExcluir
  21. o que me chamou a atenção foi que as cidade eram tão estruturas que eram chamadas de cidade-estados. foi em Atenas que um grupo de sábios, filósofos que se levantaram em favo da paz e da democracia, eles buscavam melhorias para os estados, formulas para a democracia em Atenas.
    estas Cidade-Estados viveram uma experiêcias de ser covernada por regimento tirânico, no século IV a.C.
    e foi devido os esfoços dessis homens, que a democracia comessou a existe nas Cidades-Estados.
    Geilson Mareira dos Santos 1º ano "M" noite

    ResponderExcluir
  22. a grécia antiga era formada por varias cidades independentes entre se elas ficavam muito proscimas uma das outras,cada uma delas tinham suas proprias leis seu proprio governo e nenhuma das outras cidades poderia dar opiniâo ou sugestâo nas outras cidades
    na crecia existiam homens intelequituais os grandes fisófos estudavam para enteder melhor o mundo o céu a terra os rios etc. querendo tornalo-os melhor.
    em Atenas uma das cidades da Crécia antiga ouve a queda da tirania o poder politico passou a ser desputado por dois grupo politicos mais só os grandes ricos donos de terras consequiram desenterra Clestenes mais as pessoas se revoltaram.
    Na cidade antenience eles eram dividedos em três grupos sidadãos, metecos, escravos sendo os que não tinha nem um prestijo.

    Joilson Rodriguês dos Santos 1º ano "M" noite

    ResponderExcluir
  23. LUANA 1 ANO P TURNO A NOITI9 de dezembro de 2011 15:16

    NA Grécia tinha varias cidades-estado entre elas as que mais si destacava era Esparta e Antenas que era todas Independente ou seja tinha o seu
    próprio governo.ate que foi criado democracia que era nova forma de governa com as Opções de todos os cidadãos mais quem era conhecido como cidadão era só os homens livres e tinha pessoa grupos que não era livres era os escravos,os Estrangeiros etc.

    ResponderExcluir
  24. MARIA DAS GRAÇAS/ VALDIRENNI ( 1º L )9 de dezembro de 2011 17:25

    A grecia antiga havia muitas ciadades. Ha mais importantes era Atenas e Esparta, idem havia tres grupos social cidadoes, metecos e escravos, os cidadoes era fazendeiros ricos que tinha muitas terras do qual eles nao fazia nada só dava ordens. Metecos era os estrangeiros que vinha de fora outros paises.Os escravos era os que trabalhavam prestando serviços para os senhores ricos. Estes que eram homem Livre que mandava e os escravos obedeciam e realizavam.

    ResponderExcluir
  25. bom o que temos para comentar e pouco mas e interessante para começa no brasil não existe democracia pois se existisse não teria tantas crianças abandonadas passando necessidade fome na miseria isso no entanto enquanto os poderoso''politicos''passa bem até dimas carros luxuosos,manções e etc.Juliana gomes de souza e Eliene lopis da silva

    ResponderExcluir
  26. democracia e um tema complexo de politico de governo e envovia povo na sociedade e para ganha mais volto povo.
    filósofos se ocpavam em pensa sobre a beleza,a justiça,a virtudes esse homem etudo desligado da realidade como parece para alga pelo contário porque queriam entender o mundo em que viviam, e queriam torná-lo melhor.

    Manoel mssiais cruz de olivira serei 1 p

    ResponderExcluir
  27. Eu entendi que a democracia nesse texto era assim:A democracia era os homens que tinham uma alta condição financeira porque eles podiam mais que os outros,os seus filhos tinha uma boa aprendizagem para aprender a falar entre os outros isso era a coisa mais intereçante que eles tinham que aprender
    ja quem era pobre não era cidadão seus filhos não tinham acesso a estudo nenhum,eram como se fosse proibido esse tipo de coisa a eles.
    É assim hoje em dia so quem é cidadão são os ricos,porque eles conseguem tudo o que querem essa éa realidade do mundo hoje o pobre não tem vez na sociedade,também o texto diz que pra ser cidadão tinha que ser homem é possuir terras quem trabalhava em trabalho manual em atenas era considerado escravo.
    Se sempre a democracia for vista assim éa sociedade não fazer mudar isso nunca iremos ter uma democracia certa que todo o povo esteja entre ela,não so os ricos..
    Amanda dos Santos Rodrigues 1º ANO P

    ResponderExcluir
  28. esse texto e muito inportante porque fala da grecia antiga era cidade estado antenas e esparta sao conposta por varias cidades diferente antena estava exclindo os estrageiros os discusos emocionais mexian con ospoliticos
    romario
    1 ano p

    ResponderExcluir
  29. A Grécia e o berço da democracia no mundo inteiro um dos exemplos mas complexos disso o conceito de cidade estado.
    Não há como falar de cidades estado sem falar de Atenas e Esparta duas cidades estados do mesmo pais com culturas tão diferentes.

    Atenas erra um lugar onde só os poderosos eram considerados cidadãos, uma cidade onde se cultuavam a escravidão mutua por varias razoes, só a classe alta decidia o destino do governo, onde as mulheres erram tratadas tão inferiormente, que para eles elas só sevião para reproduzir que o fazer só pode ser conseguido com homens como eles.
    Já Esparta erra a cidades de homens de verdade onde a criança erra testada logo após nasce CE tivessem alguma deficiência eram abandonados parra morrer.
    Eram treinados como guereios desde os 09 anos de idade nasciam destinados a mata erram os mas temidos do mundo.

    Nei Jose 1°”J”
    Evailson da s. Azevedo 1°”J”

    ResponderExcluir
  30. Na Grécia antiga era comandada por uma tirania, que terminou após a morte do último tirano.
    daí começou a era da democracia liderada por dois grupos o grupo dos pobres e dos ricos.
    A grécia foi berço de muitos pensadores entre eles está Aristóteles, sócrates, platão entre outros.
    É certo dizer que a demócracia está em baixa.
    pelo motivo do cidadão eleitor vender seus direitos por dez vinte reais. Herminio coelho dos reis neto 1° ano 'j'

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.