domingo, 6 de novembro de 2011

A CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL: MARABÁ - TEXTO PARA ALUNOS DO 2 ANO DA EEGSP


Quando estava em Goiás ouvia dizer que Marabá, e região, era o novo Eldorado do Brasil, o que inclui, é claro, Eldorado dos Carajás. Marabá é, hoje, a terra das oportunidades, me diziam. E chegando aqui, sobretudo na Orla do Rio Tocantins, ponto preferido para a confraternização dos laureados com o progresso que me diziam existir aqui, percebi que as oportunidades de fato existem. Depois do primeiro mês de residência na Região, ainda morando e trabalhando em São João do Araguaia, 45 km de Marabá, pude perceber claramente que essas oportunidades existem, mas não para o povo sul-paraense. E não se trata de fundamentar o discurso de que aqui não há a mão de obra qualificada para o serviço, o fato é que, como afirma a reportagem da Veja, as grandes obras em Marabá e região têm o objetivo exclusivo de criar infra-estrutura para o escoamento das riquezas naturais do Sul do Pará, só isso. 
  
O sociólogo Raimundo Gomes da Cruz Neto definiu muito bem o desenvolvimento vivido por Marabá, é um desenvolvimento de fachada cuja face oculta é a produção da miséria em larga escala. A violência é fruto disso. Mas não se trata apenas da violência física, em Marabá os índices de mortalidade infantil são, segundo Veja, maiores que aquele registrado nas regiões mas pobres do país; saneamento é quase inexistente e a coleta de lixo é uma piada. O povo vive entre enxurradas de lixo carregadas pela chuva em valas que a prefeitura chama de rua.

Os dados da violência física falam por si. A média de homicídios/ano em Marabá é de mais de 250. A pesquisa da Veja, que utiliza dados do IBGE indica que para cada grupo de 100 mil habitantes a média em Marabá é de 125 óbitos, como o censo de 2010 indicou que a população Marabaense era de 224,014 habitantes então a proporão de mortes aumenta em cerca de 125%. Mas a configuração dessa matemática macabra não considera apenas as execuções da polícia, disputas por drogas, assaltos, ou outras ocorrências similares, leva em conta também óbitos ocorridos em decorrência de acidentes, por exemplo. O fato, no entanto, é que, independente da ocorrência, se o sistema público de saúde em Marabá funcionasse, certamente esses dados seriam de menor impacto.

Mas, Marabá é, efetivamente um município rico. Não que o povo seja rico, o povo é pobre, mas o município é rico. A arrecadação em Marabá, considerando os municípios de mesmo porte, é estrondosa. Só para a educação o Governo Federal repassa à municipalidade quase 100 milhões a cada ano. A saúde também recebe recursos quase astronômicos de Brasília. Existem verbas sendo liberadas para o município através de emendas parlamentares e o próprio governo federal toca a principal obra na cidade, a duplicação do trecho urbano da transamazônica. Então, além de ser um município rico, porque a arrecadação municipal é milionária, Marabá ainda tem sido carregado no colo pela União. 

Em que pesem essas considerações e os dados oficiais que estão acessíveis a qualquer cidadão, ainda tenho lido em meios de comunicãção oficial que o prefeito de Marabá foi classificado como um dos 200 melhores prefeitos do Brasil. Não é muito contraditória a realidade dos fatos e o que se diz da realidade? Como entender a co-existência de tanto dinheiro público e, ao mesmo tempo e no mesmo espaço, tanta pobreza e violência? Como entender um dos melhores prefeitos do Brasil administrando tanta grana e o povo sem qualquer serviço de qualidade? Sinceramente, não entendo.

Mas o problema não é apenas entender o paradoxo da realidade e do que se diz sobre ela. O problema é perceber que o legislativo municipal, com execeção de uns raros, é omisso, principalmente porque usa o mandato legislativo em causa própria ou dos seus apadrinhados. O problema é que, olhando o cenário político local, a perspectiva é quase desesperadora. 

E eu não sou político. Sou professor de história e cidadão, e por essas duas qualidades sou também político. Não me interesso pelo vínculo político-partidário próprio de todos os que falam de política e das mazelas produzidas pelo desvelo com o que é do povo, mas enquanto cidadão, me penso sempre fazendo parte da mudança. A história é feita agora, na ação consciente dos sujeitos que a produzem. Sou historiador-cidadão que participa da construção do amanhã, agindo no hoje depois de refletir sobre os erros de ontem. Nesse sentido, de efetivamente tomar tino do papel que a democracia nos relega, penso que o mais urgente é que o povo marabaense deixe de ser povo e se transforme em gente, porque povo é apenas massa de manobra.     


108 comentários:

  1. em minha opinião maraba e uma cidade muito rica so que falta estruturas por exenplo a educação e uma das pioris situações e a saude publica e uma calamidade,a violencia cada vez fica pior.maria de jesus cordeiro duarti

    ResponderExcluir
  2. maraba e a cidade que a gente tem orgulho de mora mais a violência e muito grande mais maraba pode ainda muda se a qente devidisse o para em tres parte eu acho que baraba ia muda muito porque aumentava muito a policia na nossa regiao de maraba porque o para e muito rico em muitas coisas como minerio energia e a barrage de tucurui etc,eu tenho orgulho de ser paraense mesmo com suas defiqudades o povo de marabae um povo muito bacana e muito alegre eu queria que baraba fose a capital

    (arleisom marquis da silva )

    ResponderExcluir
  3. em minha opinião maraba e uma cidade de calamidade publica pos e uma cidade rica so que a saude e uma miseria falta saneamento basico e uma boa educação para que no futuro teremos pessoas conpetentes para administra o nosso governo.juliana gomes de souza elieni lopis da silva

    ResponderExcluir
  4. Marabá na verdade pode até ser a cidade mas violentas do Brasi, mas tambem ha muitas outras, na verdade o povo marabaense sofre muito pois ha muita miseria e poucos recursos para tanta população então isso traz muitos poblemas para população ate mesmo a violencia, pois falta trabalho, então nos se revoltamos com tudo isso que estamos passando.
    aluna marciele silva de souza
    serie 2 h

    ResponderExcluir
  5. como sabemos nos ultimos anos o indice de violencia em marabá vem crescendo de forma tremenda. a cidade de marabá e considerado o tigre amazónico por que? porque nas ultimas três decadas se espandio muito rapida e como sabemos quado uma cidade se espande com o crescimento vem as drogas,os roubos,assatos o numero de morte cresce e etc...
    maraba hoje tem varias qualidade mas os seus defeitos sao maiores. obriga pela sua atençao! luiz silsa de souza
    serie 2 ano "h"

    ResponderExcluir
  6. marabá e uma cidade muito rica, por isso é perigosa, e está ficando cada vez mais, so que as outras coisas e umas das piores como as estradas, a educação, e estamos querendo dividir o pará, eu acho que seria melhor para nois. porque teria outros governos e seria mais perto de nois, o pará e muito grande para um governo só. e muito rico então criando o estado de carajás seria melhor, ia ter mais empregos mais educação segurança e outros. temos que mudar nosso pará, para ficar melhor para nois todos.
    aluno: anderson de vasconcelos marras 2h

    ResponderExcluir
  7. marabá pode ate ser perigosa,mas chegar a dizer que é a mais violenta do brasil,acho que é um pouco de exagero.Não existe cidade não violenta,Marabá é apenas uma delas.
    E quanto a riqueza,realmente Marabá é muito rica,porém mal governada.
    Os politicos estão pouco se importando com o povo,querem mais é lucrar as nossas custas.Ficando assim cada vez mais ricos, e o povo,cada vez mais pobre.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que não é tudo isso que estão falando,aos pouco está melhorando,só não ver quem não quer.
    A violencia em Marabá está sendo combatida,não é essa a calamidade,mas para se tornar uma cidade maravilhosa,precisa de mais invertimentos. E que os poderosos comacem a investir na cidade e não roubarem tanto o dinheiro publico... ALCILEIA 2"h"

    ResponderExcluir
  9. A começar pelos moradores que postaram comentários no Blog com erros gritantes de português demonstra um pouco a precariedade na educação que o município vive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tomou as palavras da minha boca

      Excluir
    2. Muito, muito triste ver a realidade dessa cidade... O esgoto corre a céu aberto. As pessoas muito muito pobres e sem perspectivas. Passei na UFPA porém diante de tantas mazekas, resolvi abandonar o curso.

      Excluir
  10. O índice de maior violência é contabilizado estatisticamente por uma média de homicídios por quilômetro quadrado.

    ResponderExcluir
  11. No meu entendimento eu não acho marabá a cidade mais violenta porque lugares muito mais piores do que marabá eu queria que melhorasse era a educação porque todos nos queremos porque essa educação e uma vergonha melhorasse a saúde do povo de marabá porque eu tenho certeza que marabá e uma cidade muito rica e pode melhora nesse problemas principalmente será que marabá e violento por que e rico e por que as outras cidade que são mais ricas que não são que nem marabá pó que
    Aluno Geová santos 2 h

    ResponderExcluir
  12. A situação da população de Marabá a cada dia que passa se agrava mais e mais, o municipio é rico mais a população cada vez fica mais pobre. A violência é um dos problemas que este fator nos traz. As taxas de homicídios no município é enome, principalmente quando se fala em assassinatos de jovens de 15 a 25 anos.Além da pobreza, isso também se deve a péssima administração publica, pois a impunidade faz com que aumente a violência. Entretanto, a falta de interesse da população,de lutarem pelos seus direitos,na minha opinião é a principal causa.

    ALUNA: SABRINA DE LIMA PEREIRA 2ºANO D

    ResponderExcluir
  13. na minha opinião marabá e uma cidade muito rica e bonita, mas o prefeito que temos não se importa coma cidade.Em termo de saúde a situação e precaria os hospitais tem um mau atendimento,e tambem há muita violência e pobreza , os transportes publicos e de pessima qualidades as vezes passos mais de uma hora na parade de coletivo .Em relação ao texto foi um texto bem elaborada que esta falando sobre a historia da nossa cidade e o que estar acontecendo no nosso dia-adia. DAYANE MIRANDA SILVA 2°"D"

    ResponderExcluir
  14. Marabá pra mim tem tudo para um dia ser um lugar bom de se morar pois possui riquesas é bonita,porem ainda continua sendo uma das cidades mais violentas do país,o que falta para nós é incentivo do poder público que só finge que se importa com o povo quando é tmpo d eleição por que querem votos.LUSIARA LIMA DA SILVA 2"D"

    ResponderExcluir
  15. Marabá é uma cidade que gera riquesas mais não se benefecia dessa riquesa prova disso é a qualidade de ensino que nos temos o tranporte publico e a saude que é uma das pioris mesmo, assim marabá não deixa de ser uma bela cidade, todo lugar tem seus defeitos por que marabá não podia ter tambem mais temos que ver quais são eles tentar corrigilos assim quem sabe no futuro as pessoas vão conhecer marabá não por ser uma cidade violenta mais por ser uma cidade boa de se viver.LUSIMARA LIMA DA SILVA 2"D"

    ResponderExcluir
  16. Marabá a cidada mas violeta

    Marabá é considerado a cidade mas violenta, pois, o numero de mortos que passa pelo "IML" é muito grade, o que gera vioencia é a des-união entre os mopradores e só dá briga, a concequencia da briga sabemos pode ser a morte.
    Andando em Marabá vemos tantas criançs abandonadas, usando drogas, fasendo o que não presta desde sedo, em Morada Nova um lugar onde funcio "boca-de-fumo". Alem da violencia vem também falta de estrutura nisto que a prefeitura chama de ruas, o lixo todos espalhados, os esgotos só começados mas não terminados, ai vira uma porcaria na cidade, quando chove nem se fala nas ruas que não são asfaltadas, pelo numero de abitantes em Marabá era para ter mas dignidade ou estrutura na área publica, pois, pode se diser que é uma cidade rica.

    RAISO ALVES DA SILVA 2 ano H

    ResponderExcluir
  17. Marabá a cidade mais violenta
    A violencia acomtece porfauta der recusor.En marabá por ser acidade muitor rica, ruas mau acabada muito politico so olhar para as pessoas cuando,estar presisano do seu voto e uma vergonha para maraba ter umar educasão que dar vergonha. Ospitais todo acabado muitor joven moren en marabá muintor por causa da drogas e roulba ou otros obitor o asidenter,por não ter ositemar der sauderm publicor fucionaco. JOSÈ LUIS ROSA DE OLIVEIRA 2H

    ResponderExcluir
  18. Marabá e assim como todo o estado do pará é muito rico.O problema não está só no povo paraesses está também nos políticos que administram os municípios,porque eles promentem e não fazem nada daquilo que promoteram.MARABÁ um município muito rico como diz o texto acima,porém um lugar que necessita de muita ajuda pricipalmente nas áreas de educação e saúde.Aqui não existe educação de qualidade e muito menos no nível de estudo que os alunos estão cursando e não tem emprego para as pessoas daqui;saibe porquê?Aqui não tem mão de obra qualificada,então o que acontece outras pessoas vêm de outros estados para trabalhar no lugar de qualquer um de nós se tivesíamos educação de qualidade.
    Agora vamos falar da violência.Violência tem em todos os lugares do mundo é claro que em alguns lugares são maiores.MARABÁ é uma cidade onde existem muito assaltos e tráficos de drogas tornando assim a cidade mais violenta do BRASIL.O pará é riquissímo,mas as pessoas que vive nele,vivem em extrema pobreza por não ter político que queira investir pra que possa melhorar.JOSCILEIA M.MAIA: 2ANO I

    ResponderExcluir
  19. Bem,com base nos fatos ocorridos nos ultimos anos, realmente a cidade de Marabá está ficando mais "perigosa", no entanto, eu não acho que ela seja a cidade mais perigosa do Brasil, o que acontece é que, algumas cidades vizinhas não possuem IML, daí quando alguém morre pra esses lugares, eles mandam pra Marabá, que é o local mais proximo onde possui IML, daí fica registrado como se o ocorrido tivesse sido em Marabá.
    Na minha pinião o que a cidade de Marabá está precisando mesmo, é investir mais na saúde públia, e na educação, que aí sim pode ser considerado uma das piores no Brasil. As carteiras da escola onde estou estudando, parecem ter sido feitas com sobras de madeiras, da pra acreditar?
    "As salas de aula mais parecem celas de presidios" totalmente fechadas e ainda com grades em cima, é muita falta de consideração com os alunos, como vamos aprender alguma coisa sem ao menos ter um pouco de conforto?
    Isso sem falar no ensino de péssima qualidade, alguns professores entram na sala e começam a falar de mulheres, ha! ta de brincadeira com a gente! Deve ser por isso que até hoje existem alunos que estam cursando o 2º grau e não sabem de porra nebhuma,
    desculpem pela linguagem que eu utilizei mas essa foi a forma menos ofensiva que eu pude usar.
    valew galera, e até a proxima...

    um abraço!!



    (By: Rafael M. da Silva 2º ano "J")

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu texto professor,pois são poucas pessoas que têm a coragem de falar a verdade! A violência em Marabá,é assustadora ! hoje mesmo assassinaram um jovem na minha rua!
    Precisamos de políticas públicas urgentes, que trabalhem para o bem estar do povo,diminuindo a pobreza, os índices de violência e o tráfico de drogas nesta cidade. O poder executivo e o poder legislativo, devem olhar para os menos favorecidos, que passam meses indo para os hospitais públicos para tentar fazer um exame e sem falar na falta de vaga nas escolas municipais . Ainda não entendi como o prefeito desta cidade ganhou aquele prêmio de reconhecimento de um dos melhores prefeitos! É uma verdadeira piada! Chega de robalheira ! chega de impunidade ! FERNANDA NAIARA DOS SANTOS COSTA (2J }

    ResponderExcluir
  21. A cidade de Marabá está ficando complicada para se viver tranquilamente, devido ao grande aumento da população, a cidade cresce também em grande escala a violência, as pessoas passam a viver sob constante "medo".
    Porém Marabá não está sofrendo só com a consequencia da violência não, também o estado da saúde pública está péssima na nossa região. A educação também está uma verdadeira vergonha, está na hora dessas "autoridades" tomarem alguma providência ou então a cidade vai ficar cada dia pior.
    By Maria Antonia Nascimento De Morais Neres 2° ano "J".

    ResponderExcluir
  22. Segundo uma pesquisa que eu ouvi pelo radio, Marabá não está sendo a cidade mais perigosa do Brasil, mas está em segundo lugar em questão de violência, em questão das drogas que estão ficando cada dia mais facíl de conseguir, acho que devido a falta de emprego, as pessoas estão passando para o lado do crime, e é por isso que Marabá está na situação que se encontra hoje.
    E Porque não está sendo bem administrada pelo "ótimo prefeito que tem"
    Ass: Vaneide Pereira Pinto 2° ano J.

    ResponderExcluir
  23. Bom com base no texto,relata-se que nosso município é muito rico, mais as pessoas que nele vivem , não sabe lhe dar com essas riquezas,e benefisicios que nosso muicipio oferese.
    Nós sabemos que marabá é uma das cidades mais violênta do nosso Brasil. Tem muitas mortes,drogas,assaltos,violências sexoal não só com as mulheres,mais sim, com toda á população.
    No texoto relata que o prefeito de marabá,foi classificado como uns dos 200 melhores prefeito de marabá. Então eu lhe fasso uma pergunta:O quê o prefeito de marabá está fazendo para melhorar nosso município? Porque em muitos lugares em maraba, parece que nunca foi construida uma obra boa e organizada.E cada vez mais e mais, vai almentando os problemas como por Ex: Os lixos jogados nas ruas, valas abertas, esgostos abertos e muitos outros ex:. Então isso é uma falta de emtereces do prefeito, e dos governantes de marabaense.

    Ediélica Nascimento dos Santos

    ResponderExcluir
  24. Maraba não é um mundo de oportunidades, mas tem suas vantagens. Para as oportunidades precisa-se de formação, que poucos tem. Sobre a violência, no país inteiro existe violência, porque existe drogas por toda parte. Tem preconceito, falta de respeito e etc, então tudo isso c ontribui para a violência.
    Quanto ao prefeito o que eu tenho a dizer, é que ele não é um bom administrador ele deveria ter ganhado o prêmio de maior caloteiro de Marabà. Para comprovar basta ver como vai a saúde e a educação do nosso município.

    ResponderExcluir
  25. SÓ quem vive em MARABÁ para saber das dificuldades que a cidade enfrenta começanda pelas ruas que quando chove alarga tudo e assim obrigando as famílias abandonerem seus lares e procurarem abrigo em outros lugares.Apesar da cidade ser muito rica,mas seus habitantes são pobres muitos deles trabalham em um emprego explorador,ganham pouco e ainda são humilhados. É essa é realidade,não só de Marabá mais também do Estado todo. JOSIANE RODRIGUUES 2ANO"I"

    ResponderExcluir
  26. Este comentário anterior pertence à Telma Gomes Terrão do 2J.

    ResponderExcluir
  27. Maraba não é um mundo de oportunidades, mas tem suas vantagens. Para as oportunidades precisa-se de formação, que poucos tem. Sobre a violência, no país inteiro existe violência, porque existe drogas por toda parte. Tem preconceito, falta de respeito e etc, então tudo isso c ontribui para a violência.
    Quanto ao prefeito o que eu tenho a dizer, é que ele não é um bom administrador ele deveria ter ganhado o prêmio de maior caloteiro de Marabà. Para comprovar basta ver como vai a saúde e a educação do nosso município.

    Telma Gomes terrão

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que, a violência está em todo lugar onde a lei não prevalece, e infelizmente Marabá está sendo um desses lugares onde a lei "não vale nada" em alguns bairros de Marabá é comum a gente ver pessoas usando drogas e se prostituindo sem se preocupar com a sociedade e geral, Os proprios políciais são os primeiros a infringir a lei, recebendo propina, e praticando a pedófelia.
    Mas a maioria dos omicídios que acontecem aqui em Marabá, é por acerto de contas entre os traficantes, o governo se esqueceu completamente do Pará. A educação de Marabá está precária, a escola G.S.P. está caindo aos pedaços e as pessoas que dizem ser autoridades não fazem nada.
    Ass: Drieli Horlando Silva 2° ano "J"

    ResponderExcluir
  29. MARABÁ

    A cidade de marabá está uma verdadeira zona do crime. A criminalidade está muito grande, nos sabemos que o mundo inteiro esta muito violento, e exemplo disto é a cidade de marabá que eu vivo aqui perto e sei o ocorre dentro dela. E não só a criminalidade que está nos afetando, mas também a falta de higiene nas ruas e em varios lugares, e também a infraestrutura da cidade que está um verdadeiro caos, nós que somos cidadõe, estamos passando por muitos problemas, pois, o prefeito trabalha, mas não o suficiente para organiza a cidade. e também a educação está muito précaria, temos que da um basta nisso.

    ResponderExcluir
  30. As altas taxas de homicídios tornam a violência algo aterrorizante cada vez mais há cada dia que passa. A cidade que por ventura venha ser marabá a segunda colocada no rancking como uma das mais violentas do Brasil tende a piorar cada vez mais, isso porque as altoridades de uma forma geral não tomam as providencias adequadas. Marabá vive em péssimas condições quando se trata de: saneamento basico,segurança pública e etc.

    Marabá nescessita de mudanças!!!

    LUCAS BRAGA DE CARVALHO 2ºANOI

    ResponderExcluir
  31. AS vezes penso um lugar se torna violento onde há muita riqueza, então por isso Marabá se tornou violento.MUITAS gente coloca culpa no perfeito,mas devemos pensar outro de jeito.De quem é a culpa?Quem colocou esse prefeito lá?Então culpa não é só dele é de nos também é por isso que devemos escolher bem antes votar para não cometer o mesmo erro.OS políticos não pensam nas outras pessoas só o que eles querem tirar as riquezas daqui e exportar pra outros países e o resto que se dane.É difícil a realidade de hoje em dia, mas como tudo na vida é cheio de obstáculos e sempre superamos porque não podemos mais esse.De alguma forma isso tudo vai se resolver e teremos uma cidade que todo mundo sonha. MARIA DA GLÓRIA COELHO VIANA 2ANO"I"

    ResponderExcluir
  32. AS vezes penso um lugar se torna violento onde há muita riqueza, então por isso Marabá se tornou violento.MUITAS gente coloca culpa no perfeito,mas devemos pensar outro de jeito.De quem é a culpa?Quem colocou esse prefeito lá?Então culpa não é só dele é de nos também é por isso que devemos escolher bem antes votar para não cometer o mesmo erro.OS políticos não pensam nas outras pessoas só o que eles querem tirar as riquezas daqui e exportar pra outros países e o resto que se dane.É difícil a realidade de hoje em dia, mas como tudo na vida é cheio de obstáculos e sempre superamos porque não podemos mais esse.De alguma forma isso tudo vai se resolver e teremos uma cidade que todo mundo sonha. MARIA DA GLÓRIA COELHO VIANA 2ANO"I"

    ResponderExcluir
  33. marabá cidade ou presidio? lugar onde deveria existir o minimo pocivel de violencia e anaufabetismo com a renda que lhe e proporcionada anualmente. mas com a fauta de adimistracão correta estamos neste estado de calamidade, e o nosso prefeito ainda esta colocado emtre os melhores, oque ele tem que faser para ficar entre os piores?
    que pais e este que vivemos.

    WYDGLÃ PEREIRA DOS SANTOS 2°I

    ResponderExcluir
  34. o texto fala das vantagens e as desvantagens de Marabá. Marabá é uma região com muitas oportunidades, mas o povo estár de braços cruzados, não fazem nada para se beneficiar das riquezas que a cidade oferece.
    Marabá e regiaão não tem mão de obra qualificada para o serviço, e por esse motivo que existe emigrantes pessoas aqui na região, os próprios donos dando d mão beijada suas oportunidades para estranhos.
    Vantagens que Marabá é rica em verbas recebidas do governo, para a saúde, educação, mas para onde vai essas arrecardações? porque pessoas morrem por falta de atendimento no hospital, as vezes falta medicamentos, falta de leito, entre outros. Pessoas desabrigadas por falta de moradia, sem contar com ruas cheias de lixo, bueiros sem boas estruturas.Uma pergunta, por que o prefeito de Marabá está entre os 200 melhores do Brasil?
    O povo marabaense tem que abrir os olhos, descruzar os braços e partir para a luta.
    Cleane da Silva Rodrigues
    2ºL Turno: Noite

    ResponderExcluir
  35. E.E.E.M Dr.Gabriel Sales Pimenta estudante do 2° ano "C" T, Dielle Costa Veloso
    o tema foi bem colocado e muito descutido,o que o proF Moisés relatou em seu texto é a pobreza que vive Marabá uma cidade tão grande bonita e rica para viver em certas condições que vive a população marabaense,a pobreza de muita gente em certos bairros e humilhante.Porém é dificil sabermos que termos verba só não temos quem adiministra bem, e aí? é fácil subir em um palanque e prometer, mais nossos votos não são atoa por que samos cidadães e precisamos de melhora...
    Sem contar com a violência que é sufocante,desesperador.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. eu acho que marabá não é tudo que falam ,aos poucos esta se desenvolvendo em marabá existe não só a violência fisica , existe também os indices de saneamento basico,e os indices de mortalidade infantil.em marabá em alguns bairros as pessoas vivem com o esgoto a céu aberto ,existe outros municipios ricos,sem leva em conta o uso de drogas naquela orla muitas vezes não chega a ser um lugar pra gente se diverte existe muito trafico de drogas eu mesmo não ando naquela orla por causa dos assaltos que acontece frequentemente,em fim marabá não é tudo isso que falam.ELAINE MOURA DA SILVA 2 ANO C

    ResponderExcluir
  37. certamente maraba é uma cidade muito rica, mas é pobre em cultura, pois todos os nossos beneficios são extraido na , região mas não temos recurso algum. se os politicos não fossem tão corruptos, certamente teriamos uma cidade melhor para nossa população.a violencia é bem constante a todos os dias, muitas mortesvem acontecendo, por divisão de terras,é por isso que se continuar assim concerteza ser pobre e ricos... então vamos votar com conciencia , e pensar no futuro melhor para todos nos marabaenses...... GLEICIANE SOUZA PEDROZA 2ANO Cº

    ResponderExcluir
  38. isso e uma realidade nao podemos evitar,mais na proxima eleicao podemos. Mais muitas pessoas ainda acreditam nos prefeitos que so vao nas casas das pessoas no dia da eleicao,maraba e uma cidade rica em minerios mais as pessoas sao muito pobres nao sei como o prefeito ganhou esse premio deve ser porque eles olham apenas para as riquesas e nao para as pessoas que moram aqui a nossa e uma vergonha para o brasil. andriquele de souza perira. 2ano "C"

    ResponderExcluir
  39. Umas das principais questões discutidas ao falar de uma cidade é a situação da política,cultura e economia.Na cidade de Marabá estão mostrando na pesquisa os pontos negativos e positivos da cidade,os pontos positivos um deles o estado por ser muito rico e a oportunidade de trabalho que oferece asocieaade,e o uns dos pontos negativos é a falta de qualidade de vida , a pobreza e violência em larga escala e gera uma discussão do porquer de tanta pobreza e violência numa cidade tão rica e cheia de oportunidade e que acaba sendo mal vista?talvez haja uma resposta para esses problemas mas,não sei responde-los.
    Georgia Rafaela Pereira da Silva 2°ano c

    ResponderExcluir
  40. Diz o texto que o prefeito foi um dos melhores prefeitos mais se ele foi um dos melhores cade a cidade e a cidade mais viôlenta, se o prefeito fosse bom como diz a cidade nâo era a sim,se o perefeito fosse bom assim a cidade era limpa,bonita os esgotos era tampados.
    A cidade quando chove alaga tudo se o prefeito fosse bom nada disso acontecia.
    a cidade de marabá e rica so nâo o povo que nâo e rico,se tivesse uma populaçâo que pega no pè e um prefeito que quer trabalhar marabá nâo e o que,ai sim vira uma cidade.

    ResponderExcluir
  41. esse comentario de cima e meu.Nome:Gilvam dos Santos Silva Serie:2ºC

    ResponderExcluir
  42. a cidade de maraba e rica em minerios tem varios lugares bonitos,porem e muito violenta tem muitos assaltos e muita mortes assim como a revista publicou. o prefeito e uma vergonha para a cidade de maraba deveria usa o dineiro em mais educacao e saneamento basico e na saude publica pois e uma droga. regiane de sousa moraes 2ano "C".

    ResponderExcluir
  43. em marabá esta avendo um problema muito grande que é o problema da saude das pessoas que vivem em bairros pobres, porque em bairros pobres esiste bueiros e esgotos isso prejudica as pessoas causa doenças e mau chero á comunidade do bairro.
    isso naõ é nada no primeiro pragrafo coisa feia mesmo é os homicidios que esta acontecendo em nossa cidade isto é um calciu em nossa cidade vamos tenta melhora isso almeta o nivio de policiamentoem marabá.

    nome.allan braga da silva 2 ano c.

    ResponderExcluir
  44. Maraba é uma cidade muito violenta,onde moradores não tem sucego,nem dentro de suas proprias residencias o povo tem fica sucegado com bandidos fasendo inoscente refem.Ate o lugar que o povo vão para si divertir que é apraia é perigoso,com briga,afogamento e acaba em morte.muitas pessoas não tem onde mora e se ariscam morando em lugar que causa alagamento,o lixo que é jogado nas ruas que a prefeitura não pega a enchurada leva para dentro de suas casas causando doensas graves.nos postos de saude o atendimento é uma porcaria.Enquanto o prefeito sai nas rus atra de voto,o povo pede seguransa.quando nos precisamos da ajuda do prefeito ele vira as costas para nos,mas quando eles presisão de nos sai nas ruas pedindo voto.em marabá ha muita ocrrencia com roubo trafico de drogas,assacinato e outras ocorrencias.em marabá há muitos moradores de rua,que eles conhecem como mendingo ou uma pessoa perigosa.marabá é uma cidade muito rica mas cheia de pobresa.

    Aluna=Elissandra Alcantara Barros 2c

    ResponderExcluir
  45. O prefeito de maraba maurino magalhaes e uma vergonha para a cidade de maraba nao faz nada pela populacao e a coisa que ele faz fica na televisao mostrando parece uma coisa magnifica mais nao presta como por exemplo as escolas que ele mandou fazer estao quase todas com as estruturas estao caindo aos pedacos. ele ja foi ate cacado pela justica e ainda ganha um premio de um dos melhores prefeitos do brasil sera que existe cidade pior que a nossa? e o pior que existe. Tamires rates ribeiro. 2ano "C"...!

    ResponderExcluir
  46. MARABA E UMA CIDADE DAS MAS RICAS MAS SO QUER SEUS GOVERNANTES SO QUER SABER DO LUCRO.MARABA ESTAS ENTRE AS PIORES CIDADES PORQUER TODOS OS POLITICIS ESTAO PREPARANDO MARABA PARA AS GRANDES EMPRESAS E O POVO SO PEDER COM ISSO.HOJE MARABA ESTA QUERENO MUDA AGORA O POVO NAÔ SABER SER E PRA MELHOR OU PRA PIOR.EU TENHO UMA OPINIOA SOBRE MARABA QUE E SER NAO MUNDA LOGO MARABA VAI FICA DESABITADA SO VAI TER EMPRESAS E SEUS TRABALHADORES;VOÇE PODER PERGUNTAR SER NO MEIOR DA QUELES TRABALHADORES DOS MAIRES CARGOS SER TEM ALQUN PARAENSE TODOS VAM DIZER QUER NAO. WALLAS LIMA DA CRUZ 2 ANO D.

    ResponderExcluir
  47. E.E.E.M.DR.GABRIEL SALES PIMENTA ALUNO:HILDGLAN MATHEUS DE JESUS LIMA SÉRIE:2º ANO "C" COMENTÁRIO "Portanto marabá e uma cidade muito boa porque tem varios pontos turisticos que acontece eventos de confratenização que um dos principais é a orla de marabá emfim,alguns turistas que vem conhecer a nossa cidade se apaixona com com a sua beleza natural.Mais com o prof moises comentou em seu texto a infra-estrutura de marabá esta muito pessima,a educação não esta das melhores já a violência não e muito grande pois tem cidades com a violência maior,fora esses problemas marabá e uma cidade muito otima".por isso todos pela melhoria de marabá.obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  48. maraba e uma cidade muito bonita mas e muito violenta e tem varios bairros pobres como por exemplo morada nova as pontes e as ruas estam todas emburacadas e quando chove as ruas ficam quase todas alagadas por falta de limpesa dos bueiros e o posto de saude precisa de uma boa reforma e precisamos de uns bons medicos.se liga prefeito maurino magalhas...thais rates ribeiro 2 ano "C"

    ResponderExcluir
  49. ISSO QUE EU IREI FALAR NÃO É MENTIRA É A VERDADEIRA REALIDADE. A CIDADE DE MARABÁ TEM CERCA DE 100 MIL HABITANTES CONTADOS PELO IBGE FORA AS PESSOAS QUE MORRE SENDO ASALTADA ROUBADAS E ETC.. NA REAL NÃO É SO ISSO QUE ACONTECE EM MARABÁ MUITAS COISAS AINDA ESTÃO POR ACONTECER.SENDO QUE A POPULAÇÃO SÃO AS VERDADEIRA PESSOAS MAIS PREJUDICADA SOFRENDO COM A URBANIZASÃO E QUE NAO ESTÃO SENDO FEITAS EM NOSSA CIDADE. MUITOS LUGARES QUE SÃO CHAMADOS DE BAIRRO DE MARABÁ QUE É A VERDADEIRO DEPOSITO DE LIXÃO.ISSO O PREFEITO DE MARABÁ NÃO PARA PRA PENSAR ELE SO SE PREOCUPA EM FAZER A DUPLICAÇÃO DO TRECHO URBANO DA TRANSAMAZÔNICA.SERA QUE ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE A POPULAÇÃO? OU SERA QUE ELE NÃO OLHA AO SEU REDOR E VER QUE TAMBÉM EXISTE OS MORADORES QUE PRECISA DA ATENÇÃO E DO QUE NÃO É EXATAMENTE SO DE ESTRADA QUE NÓS PRECIZAMOS .TEMOS QUE PARAR PRA PENSAR É TENTAR RESOLVER ESSA SITUAÇÃO.MARABÁ PRECISA DE LIMPAZAS NAS RUAS DIÁRIAMENTE,E DE MÉDICOS.NÃO ESTÁGIARIO EM HOSPITAIS PÚBLICO,PORQUE SE FOR DIMINUIR OS CUIDADOS COM OS PACIENTES E EVITAR A QUANTIDADE DE MORTOS É MELHOR DEIXAR ENTÃO COMO ESTAR.NÓS NÃO MERECEMOS ISSO PRECISAMOS DE ALGUÉM MAIS COMPETENTE..NÃO SOU TRANSPARENTE SO ESTOU SENDO UM POUCO MAIS CLARA.É MUITO FÁCIL QUER SABER MAIS DO DETALHES É SÓ DAR UMA FISCALISADA. ALUNA: EDUARDA CINTIA DE SOUZA 2ANO I TURNO:NOITE

    ResponderExcluir
  50. Marabá é uma cidade que muita rica mais o povo marabaence nao é benefeciado por essa riquesa,prova disso é a qualidade de vida começando pelo indece alarmante de pessoas abaixo da linha da pobresa. A saude em maraba e considerada umas das piores do estado do pará.maraba é uma das cidades mais vista e comentada detro do para mais o problema e que apenas os grandes empresarios sao beneficiados com essa imagem, que e gerada pela grande exportação.
    ALUNO:CRISLENE ALVES DA COSTA
    TURNO:TARDE
    TURMA:2º E

    ResponderExcluir
  51. e muito serto o quer foi ditor nesse texto maraba e um lugar de muitas riquezas e belezas.o povo de maraba sao pessoas de sorte em algus ponto por terem varios ponto de turismo para frequenta.em questao de oportunidades de empregos quer muitos paraenses ficam para traz como diz no texto maraba e muito rica mas o povo nao. washington caitano pereira do 2 ano d.

    ResponderExcluir
  52. Na minha opinião, marabá tem mais coisas más do que coisas boas...
    Em questão da violência, em todos os lugares do mundo têm violência à única diferença e que em alguns lugares tem um nível de violência baixo e já em outros é muito elevado (na minha opinião o caso de marabá já está chegando ao nível elevado).
    Já na questão da educação realmente é muito precária, pois quase não tem cursos preparatórios o ensino e mal e as escolas principalmente.
    O transporte e horrível quase não passa ônibus e quando passa ainda é lotado muitas vezes não tendo nem vaga para os outros entrarem, sem falar nos assaltos que já são típicos dentro dos ônibus.
    A população de marabá e muito pobre, pois falta trabalho, faltam estudos, e ainda mais no caso da enchente que deixa milhares de pessoas desabrigadas...
    A saúde e uma m#@$%¨&... As pessoas tem que ir de madrugada para a fila fazer exames, pegar remédios, dentistas etc...
    E em relação ao prefeito: o povo precisa pensar mais e escolher melhor quem irá administrar sua cidade.
    KAROLINE LIMA EUFRAUZINO 2º ANO “E”

    ResponderExcluir
  53. Maraba segundo uma pesquisa e acidade de grande desenvolvimento e de oportunidade de fachada cuja face oculta .Maraba a cada dia cresce mais e com ela a violencia a corrupiçao e a falta do poder executivo que deveria olhar para os menos favorecidos que passaam dias atraz de atendimeto e quando concegue e de pessima gualidade e nunca encotra remedios nos postos de saude .a pesar de dizer que o prefeito e um excelente diministrdor seus focionarios passam de meses sem receber seu salario apesar de tudo isso maraba e uma cidade muinto bonita e poderia ser melhor aproveitada.

    Roslene A pereira.

    ResponderExcluir
  54. Marabá e uma cidade muito violenta,mas porém e muito rica, so que nós vivemos na miseria, mas tudo isso por que nós não temos um bom governo limpo.A gora estão querendo dividir o Pará, para ficar melhor para adriministar,mas o governo corrupto não quer, por que com isso eles não vão roubar, assim como eles estão nós roubano, so assim nós vamos sair da miseria, vamos ter uma educação mais avançada, porque nós estamos muito atrazados.Quremos uma educação digna que mercemos esse eo nosso direito. Raiane de Oliveira Andrade 2ano;j

    ResponderExcluir
  55. A cidade de marabá esta cada vez mais violenta, cada ano que se passa essa sintuação almenta mais, poder ver as ruas de marabá estão todas alagadas cheio de mato, cheio de lixo, como o prefeito poder chama isso de rua uma vergonha dessa, cader as promessa que ele viviam dizendo que ia fazer por exemplo na saúde nos hospitais que ia ter mais atedimentos mais vagas, porque eu mesmo não estou verdo nada disso que ele prometeu fazer.Nosso município e muito rico mais a gente não ver essa riqueza.
    ALUNA= ADRIELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA
    SERIE= 2 ANO 'J' NOITE

    ResponderExcluir
  56. MARABÁ

    A cidade de Marabá está uma verdadeira zona do crime. A criminalidade esta muito grande, nos sabemos que o mundo inteiro está muito violento, e exemplo disso é a cidade de Marabá que eu vivo aqui perto, e sei o que ocorre dentro dessa cidade. E não só a criminalidade está nos afetando, mas também a falta de higiene nas ruas e em varios lugares, e também a infraestrutura da cidade que está um verdadeiro caos, nós que somos cidadões, estamos passando por muitos problema, pois prefeito trabalha, mas não o suficiente para organizar a cidade. E também a educação está muito précaria, temos que dá um basta nisto. pois nós merecemos coisas melhores.

    ANDERSON PEREIRA SILVA 2ano I

    ResponderExcluir
  57. marabà e uma dais cidade mais violento o numero de morte vei se aumentando cada veis mais.Nao so de violenÇa mais sim a salde, a salde pra nois e uma misera, nuis ois hospital a falta de atendememto muistas vezis cuando a conteci um asidente ais ambulencia nao vei logo e cuando vei a pessoa ja morreu muitos dizem qui o nosso maraba e uma dais cidade mais rica, rica so sifor de miseria. Tem muisto bairro q estao se alagando de mais cade o prefeito nessa hora ois povos reclamam mais os prefeito nei si liga mais cuando chega o tempo da eleiçao eles vei bater na nossa porta pedindo voto fais mil juramento para ganha um voto mais na hora de atender o nosso pedido vira ais coista pra nois. Mais faser oque.Mas o problema não é apenas entender o paradoxo da realidade e do que se diz sobre ela. ass! thais cantuaria costa 2,j

    ResponderExcluir
  58. marabá e uma cidade muito violenta os jovens
    estão no mundo crime esta batendo recorde nao existe politis, problicas voutada para o lado dos jovens por isso que elis estão no mundo do crime se estiver uma politica a favou dos jovens
    marabá não seria a cidade, mais violenta do brasil os governates usa os branços e não faz nada a favou da juventode´, seu polu por isso a tantos jovens crimenosos.
    A saúde esta uma verdadeira calamidade problica nos posto, de saúde a filas enormes de paciente esperando ser atendido, e no final a "secretaria fala que não tem ficha para pacientes hoje vota amanha o paciente vouta mais não e atentido vc acha isso corrento por a vida das pessoas em risco ... ROBSON PEDROSA TIMOTEO..2°J NOITE...

    ResponderExcluir
  59. Olha professor, eu Também sou professor, só que eu dou aula de língua portuguêsa, eu morava ai na cidade de Marabá, estou morando em São Paulo a três anos, e eu pude notar, com base nesses comentários postados por seus alunos que o que Marabá realmente está precisando é de uma educação melhor, eu pude ler todos os comentários e encontrei erros ai que nem meus alunos que fazem a 4º serie cometem...
    Na minha opinião só teve três alunos ai que realmente merecem está fazendo o Ens. médio,
    Um deles é um tal de Rafael M. da Silva, que se eu não me engano está no 2º ano J, esse rapaz foi o unico que quase não cometeu erros, o único erro dele foi no final do texto, quando foi se expressar usando uma palavra de baixo calão, e que ao invés de escrever nenhuma, acabou escrevendo NEBHUMA.
    UM ABRAÇO PROFESSOR, Ass: prof. Joabe Dias.
    (prof-joabe@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha vc nao tem o direito de falar isso. somos seres humanos e erramos,agora vc vir e compararmos com alunos de quarta serie aí já é preconceito.
      Estudo na escola pequeno principe e sou uma das melhores alunas na sua matéria,mas o q faz nós nao nos enteresarmos pela materia é o proprio professor. Voc tem q nos conhecer melhor antes de falar...
      seu idiota!!!

      Excluir
  60. Gente vamos acordar pra vida!
    A cada ano que passa, Marabá está ficando pior,
    será que essas autoridades não estão vendo isso?
    Até quando nós vamos ter que viver com medo? As pessoas não tem segurança nem dentro de suas residências, a impunidade no Brasil é muito grande, Marabá é uma cidade rica, não era pra tar na situação que está hoje.
    O prefeito precisa investir mais na segurança, se ficar esperando só pelo governo, Marabá nunca irá mudar, pois o governo se esqueceu completamente de Marabá, se hoje estamos na nessa situação, a culpa é toda nossa, porque fomos nós que votamos, e agora não adianta mais chorar pelo leite derramado...
    O problema é que sempre quem sai perdendo é a gente!
    " Arí de Almeida Silva 2º ano J "

    ResponderExcluir
  61. Maraba cresce,junto com esse crescimento vem uma bagagem de problemas.a saude que nao e muito boa,os esgotos muitos estao espotos,criancas usando drogas nas ruas e pracas ou si prostituindo,mas pra tudo nesse mundo tem um jeito eu acredito que maraba possa sim mudar,e uma questao de esforco e educasao,crianca tem que cresce na escola e ser bem educada pra que ela possa cresce e se torna um bom cidadao do bem,maraba precisa comessa do zero,e tentar amenizar um pouco desses problemas...DEYSE DIAS,2 ANO 'I'

    ResponderExcluir
  62. Bom a cidade de Marabá cada dia que passa realmente fica mais perigosa, mais apesar de tudo,é uma cidade muito rica e boa de se viviver. só prescisamos de um governo melhor para que possa melhorar a questaão do tarnsporte, da saúde, educação e tambem do saneamento basico , por que é uma falta de vergonha nós vivermos numa pobreza dessa sendo que Marabá e uma cidade taõ rica e bonita, precisamos de um prefeito melhor´para a nossa cidade para que ela cresça e diminua o numero de violência. tenho orgulho da cidade onde eu moro mais a cituação ta ficando muito ruim, pecisamos da ajuda de cada um de vcs moradores para que nos possamos ajuadar a cidade de marabá a melhorarr cada dia mais e mais....

    ALUNA:Marcela Hanelly Silva de Souza
    TURMA:2 ano "D"
    TURNO:tarde

    ResponderExcluir
  63. Marabá é uma cidade muito rica mais a população carente ainda passa por varias dificuldades em relação principalmente à qualidade de vida, que trás consigo consequencias desagradaveis pois esse crescimento vem acrescido de violencia e criminalidades que ja nao sao mais novidades para a população desta cidade. Camila S Ribeiro. 2º Ano "C"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que faz da população de marabá carente é o governo que não se importa com o nosso estados e outros..

      Excluir
  64. Realmente Marabá é uma cidade muito violenta,tem pouca infra estrutura. A educação principalmente,é o que mais precisa ser melhorado,a educação e a saúde.
    Mas nem todas as partes da cidade são cheias de lixo,como diz no texto. Muitas ruas vivem limpas,mas são muito poucas,uma grande maioria ser bastante poluida. Mas na minha opinião,esse texto está um pouco exagerado,pois,apesar de ser violenta e poluida,tem suas qualidades.
    E Marabá é sim um bom lugar para se viver,é uma cidade bonita...
    Marabá tem sim,muitas dificuldades como a maioria das cidades,e não é por isso que passa ser um lugar ruim.
    Vânia Santos Costa 2°Ano "E".

    ResponderExcluir
  65. Na minha opinião Marabá não e uma cidade Violenta como todos acham .
    Marabá apenas prescisa mais de Atenção mais de Cuidado .a situação da Saúde e ORRIVEL pras pessoas si consultar tem que ir para o posto de Saude na Madrugada pra pegar fichas isso e um absudo a Educação e Precária . aqui não tem Cursos qualificados esse sim eo maior problema de Marabá a Violência e em todo lugar não e só aqui .

    Luanna R. dA Silva 2ano E.

    ResponderExcluir
  66. para mim marabá e uma cidade muito violenta mas nem por isso deixa de ser uma cidade boa. para mim o que falta a marabá e uma politica administrativa melhor. para que possa destina melhor o dinheiro público. na saúde,educação,infra-estrutura. para que possa melhorar a qualidade de vida em marabá. JONILSON XAVIER SOUZA 2ANO E.

    ResponderExcluir
  67. Marabá é uma cidade um pouco violenta assim como varias outras que existe no Brasil.
    Em questão da saúde, é uma verdadeira miséria, nos hospitais faltam médicos, o pouco que ainda existe está se demitindo por falta de pagamento. E uma cidade até bonita mais ainda falta muito para se tornar completa, Precisamos eleger candidatos que estejam à altura da cidade, a questão da educação também ainda é muito precária precisa melhorar bastante para que possamos ter uma educação melhor. Marabá tem como crescer mais não só no tamanho mais também em termos de limpeza e ter mais estrutura.
    Leuda Cristina Souza Costa 2º ano "E"

    ResponderExcluir
  68. Pra mim Marabá por uma parte e bom de se viver mais por outra esta se tornando um pessimo lugar´a onde a violencia se avança cada dia mais sem falar da saúde a onde pessoas e presciso chegar muito cedo pra poder ser atendida e as vezes saem e nao resolve nada isso tudo e um abisurdo para o pova marabaense Denilza dias dos Santos 2° ano ´E´

    ResponderExcluir
  69. na minha opinial aqui em maraba e uma cidade nuita rica mas a populacao ja se acustumaram a passa com as disficudade que nei importa mas pricipalmente com qulidade de vida por ex.cada dia tem mas violecia talveis se tivesem um bom prefeito ta veis nao esistiria essa coisa esperom que as coisa menhore para povo de maraba nasiozena correia gomes 2 ano E.

    ResponderExcluir
  70. Realmente marabá esta entre uma das cidades mais violentas, mais eu acho que tudo isso poderia mudar se aumentasse o policiamento nas ruas da cidade e isso poderia diminuir bastante á violência e para isso acontecer precisaria de mais verbas não só para o policiamento mais também para a saúde, o transporte e para a educação.
    Jefferson Neves Da Silva 2º ano “E”

    ResponderExcluir
  71. Marabá é mesmo uma cidade muito violenta e que precisa de varios recursos como foi falado no texto , uma cidade que nessecita de hospitais , escolas , e etc ..
    Marabá ultimamente tem sido uma cidade mais violenta do estado do Pará por falta de policiamento nas ruas e por falta de respeito dos demenores que por muitas vezes ficam na rua ate tarde muitos se drogando e bebendo bebidas alcolicas . esse é meu comentario !
    ALUNA ; ROSLAYNNE PATRICIO FLORIANO 2 " D "

    ResponderExcluir
  72. Na minha opinião marabá é uma cidade que dá mais oportunidades para as pessoas de nível superior, por isso que nós vemos muitas pessoas abandonadas nas ruas como mendigos por falta de oportunidades que muitas vezes não tem e uma educação de qualidade.
    Maria do Socorro dos Santos 2º ano “E”

    ResponderExcluir
  73. Lucas pereira da silva13 de dezembro de 2011 às 17:48

    marabá e uma cidade muito violenta os jovens
    estão no mundo crime esta batendo recorde nao existe politis, problicas voutada para o lado dos jovens por isso que elis estão no mundo do crime se estiver uma politica a favou dos jovens
    marabá não seria a cidade, mais violenta do brasil os governates usa os branços e não faz nada a favou da juventode´, seu polu por isso a tantos jovens crimenosos.Bom a cidade de Marabá cada dia que passa realmente fica mais perigosa, mais apesar de tudo,é uma cidade muito rica e boa de se viviver

    ResponderExcluir
  74. Marabá realmente e uma das cidades mais violentas do Brasil, mais como tudo nessa vida tem solução isso é uma coisa que tem como se resolver.
    1-Trazendo mais verbas para a cidade mais o nosso prefeito tem que saber administrar por que se não, não vai valer de nada.
    Jessica Neves da Silva 2º ano “D”

    ResponderExcluir
  75. Realmente Marabá é uma cidade muito violenta e tem poucas oportunidades para os jovens que por muitas vesez en vez de esta em casa estão nas ruas bebendo , se drogando e ate mesmo se prostituindo . Muitas vesez morren crianças , idosos e ate mesmo gestantes por falta de atendimento que é pesimo ..
    esse é meu comentario !
    ALUNA ; GEICIELE ALVES DA SILVA 2 ' D '

    ResponderExcluir
  76. bom, na minha opinião, marabá não é uma cidae muito violenta. pelo contrario, mudou bastante no seu índice de violência de uns anos pra cá. muitas pesoas julgam marabá como a pior cidade do mundo, se e assim, porque eles vieram morar aqui, se bem que, quando as pessoas estão passando por necessidade correm pra um lugar que nem os mesmos procuram saber como e que está a sua situação. o fato é que, se a cidade é violenta ou não, o problema esta nos governantes que roubam mais do que trabalham, eles que devem ser punidos. não é culpa dos moradores se a cidade é violenta, pois cada um cuida da sua própria vida. MARABÁ se tornou uma das cidades que mais se desenvolveu nesses últimos tempos, cresceu bastante, além da violência ter crescido um pouco junto com ela, mas, nada que interfira no seu pontencial.
    ASS: Jaqueline Soares Silva.. TURMA: 2° ANO "E".

    ResponderExcluir
  77. Marabá e muito rico mas tem que ter pessoas adequadas para administra essa cidade sabendo administra nós podemos acabar com essa violência que tem matando pessoas e acabando com familias mas eu não acho que e tão violenta como o senhor postor em seu blog o senhor tem razão em falar do lixo os caminhões que pegar o lixo e deficil passar nas ruas e com isso a chuva quando vem levar do lixo para as ruas .

    Beverlly Kelsonn Silva Moraes

    ResponderExcluir
  78. Lucas pereira da silva 2° ano "E"13 de dezembro de 2011 às 17:55

    marabá e uma cidade muito violenta os jovens
    estão no mundo crime esta batendo recorde nao existe politis, problicas voutada para o lado dos jovens por isso que elis estão no mundo do crime se estiver uma politica a favou dos jovens
    marabá não seria a cidade, mais violenta do brasil os governates usa os branços e não faz nada a favou da juventode´, seu polu por isso a tantos jovens crimenosos.Bom a cidade de Marabá cada dia que passa realmente fica mais perigosa, mais apesar de tudo,é uma cidade muito rica e boa de se viviver

    ResponderExcluir
  79. Na minha opinião,Marabá e uma cidade violenta,que tem um indice de mortalidades grandes,a coleta de lixo e um fracasso ,a cada ano marabá vive em baixo d'agua,por causa de lixos não coletados , que entope bueros, esgosto,e com isso, faz com que marabá vire um mar de águas.E com isso faz com as pessoas vivam em cintuação precaria, nos hospitais e uma falta de vergonha, tem que ta esperando vaga pra que possa se consuntar.precisa melhorar bastante para ter saude e educação de qualidade. RAIANE OLIVEIRA DA SILVA 2º ANO "E"

    ResponderExcluir
  80. Marabá e sim uma cidade violênta mais não tão violênta igual a muitos pessoas falan.Marabá acontessi muita violência, muitos assaltos assacino, mais a maioria das pessoas que são assacinado ven de outras cidade para marabá fazer necropicias, porisso si torna uma cidade muita violênta, mais marabá também tei outras qualidade como praias e outras qualidade.Mais tei uma cituação muita precaria que e a cituaçaõ dos esgosto que e muito precarea que vive de céu aberto nas ruas, tei também a situação dos ônibus urbano que muita precaria e a situação da saude no hospital municipal que nâo capacidade para o tanto de pessoas que vau procura atendimento medico, precisa melhora marabá.
    LEOVEGILDO SANTOS SOUSZA 2° ANO E

    ResponderExcluir
  81. maraba sim talves seja uma das cidade mas violeta, mas o que falta mesmo evertimento para os jovem na educação no poficionalismo, seria a melhor forma de combater a violecia e ter um povo educado para isso só depepedemos de nos cobra politicamente, afinal marabá e uma das cidade mas ricas
    EDILSON DE SOUSA MACHADO 2ª H

    ResponderExcluir
  82. O texto ta falando da miseria dos cidadões de marabá,isso tudo que esta escrito no texto e verdade as ruas de marabá fedenden só esgoto e niguen faz nada para melhorar,o prefeito que tinha que cuidar dos cidadões só fica quada vez mais rico e marabá quada vez mais pobre por que so pode que ele desvia por que as verbas para marabá somen ele fala que ta construindo mas e só conversa que ele faz uma obra e todos pensa que marabá ta se voluindo mas e só fachada para desviar dinheiro do povo.
    O texto do professor moises é muito bacana e alem disso ele ta abrindo os olhos dos cidadões de marabá.
    Lucas carvalho Lisboa 2"E".

    ResponderExcluir
  83. marabá e sim uma cidade muinto violenta tem muintos omisitios muintas pessoas pobre que nao tem nem o que come para melhora isso tinha de melhora muinto tinha de te mais infra estrutura.
    ERIVELTO SANTOS DE OLIVEIRA 2° E

    ResponderExcluir
  84. Na cidade de Marabá a violencia acontece frequentemente , Marabá é uma cidades muito grande mais quase sem recursos , ou seja , falta de hospitais , escolas , saneamento basico e etc .
    ALUNA ; ROMARIA PEREIRA COSTA 2 ANO ' D '

    ResponderExcluir
  85. Na cidade Marabaense tem muita violencia , morre gente todo dia ,toda hora e a violencia não para . Em Marabá tem hospitais , escolas mais nos hospitais faltam medico, nas escolas professores . Marabá é uma cidade precaria .
    ALUNA ; EVERLANE MARTINS DA SILVA 2 ANO ' D '

    ResponderExcluir
  86. Marabá é uma cidade que precisa de varias modificações porque é violenta e que precisa de recursos como escola com qualificação e hospitais com atendimento melhor porque aqui em marabá o atendimento é pesimo .
    ALUNA ; ELAINE LIMA CHAVES 2 ANO ' C '

    ResponderExcluir
  87. Marabá na verdade tem que melhoramuito porque não pode continuar sendo a cidade mas violentas do Brasi, na verdade o povo marabaense sofre muito pois ha muita miseria e poucos recursos para tanta população então isso traz muitos poblemas para população ate mesmo a violencia, pois falta trabalho, então nos se revoltamos com tudo isso que estamos passando.Mas tem soluçoes,por exenplo sé o estado olhasse mais para marabá,sé emvestice mas nas riquezas marabá conserteza melhorava muito mas.Mas temos que falar das riquezas,como praias,orla e prassas. Lucas pereira da silva

    ResponderExcluir
  88. Realmente concordo que Marabá é tudo isso que foi relatado,mais o que penso disso é que nos como como cidadão brasileiro e pagadores de imposto temos que ter direitos de vida melhor e dignidade de sermos respeitados conforme nosso direito.Também acho que deveria melhorar essas situações que foram relatadas e outras mais que existem nessa cidade.Que riqueza é essa?ALUNA;EDIELE LIMA DA SILVA."2ANO L"

    ResponderExcluir
  89. As altas taxas de homicídios em Marabá tornaram a violência algo banal na cidade. As pessoas falam de assassinatos brutais como se fossem fatos do cotidiano. “Aqui, muito se resolve na bala ou na faca mesmo. Mas a cidade é tranqüila. As pessoas não podem é falar mal de madeireiro ou apontar o dedo para as outras pessoas. Thiago Azevedo Oliveira 2 ano "L".

    ResponderExcluir
  90. Anônimo disse...

    As altas taxas de homicídios em MARABÁ tornaram a violência algo banal na cidade. As pessoas falam de assassinatos brutais e muito psicopatas, já por mais que tudo isso esteja rolando por aqui ainda sim MARABÁ é mesmo uma cidade legal . “Aqui, muito se resolve na bala ou na faca mesmo. Mas...... a cidade é tranqüila.
    PENSEM BEM ANTES DE FAZEREM QUALQUER TIPO DE COMETARIO. RAYSSE DA SILVA RAMOS 2 ANO "L"

    ResponderExcluir
  91. Marabá não tem muitas oportunidades de emprego.E Também quase não tem a coleta do lixo e o povo vive entre as enxurradas por toda a cidade.
    Não concordo que Marabá é uma das cidades mais violenta.Mais concordo que realmente existe os dados relatados no texto.
    A saúde recebe recurso.É pra onde vai esses recursos?podemos entender que o prefeito de foi classificado um dos melhores prefeitos do Brasil,sendo que a gente não ver essa realidade de fato.essa é a realidade.ALUNA ADRIANA SILVA SANTOS 2 ANO L.

    ResponderExcluir
  92. ESSE É O PRIMIIRO TEXTO QUE IREI FALAR EU IUSERLENI VOU COMENTAR SOBRE NOSSA CIDADE MARABÁ
    ESCREVO NESSAS PEQUENAS LINHAS. MARABÁ ESTÁ CADA DIA QUE PASSA CRESCE CADA VEZ MAIS E AUMENTANDO AS VIOLÊNCIA E MUITOS BANDIDOS ASALTANDO OS BANCOS E ESTAMOS SEM SEGURANÇAS E TEMOS MEDO ATE DE ANDAR EM NOSSA PRÓPRIA RUAS DE MARABÁ COM MEDO DE SER ASALTADA.ONDE SERAR QUE VAI CHEGAR ESSE NOSSO PREFEITO E GOVERNADORES SEM COMPERTECIA DE GOVERNAR A EDUCAÇAÕ PRECÁRIA QUE EXISTE MA NOSSA CIDADE E MUITO GRANDE. MAIS TENHO GUE UM DIA POSSAR MELHORA. ALUNA:IUSERLENI DE JESUS SANTOS

    ResponderExcluir
  93. Nossa e eu estava pensando em mudar para Marabá!

    ResponderExcluir
  94. Olá,

    Sou um jovem jornalista de São Paulo e há alguns meses me chamou a atenção a situação de extrema pobreza em que vive o município de Marabá. O motivo de meu espanto é que não se trata de uma região pobre, pelo contrário, é um pólo regional de desenvolvimento econômico. No entanto a desigualdade social, precariedade nos serviços públicos e falta de infra-estrutura básica vem fazendo os moradores desta cidade padecerem nas mãos de políticos sem escrúpulos e que governam para si e seus "capangas".

    Gostaria de criar um blog dedicado a questionar e criticar essa situação, onde pelo menos uma vez por mês eu pudesse escrever um texto específicamente sobre Marabá, mas preciso da ajuda de pessoas com bom senso crítico e que vivam na cidade, assim como você.

    Caso esteja interessado em contribuir com meu projeto, entre em contato comigo no email: fwilhelmnietzche@gmail.com e deixe informações, sugestões ou qualquer tipo de material que você ache importante ser publicado.

    OBS: Uso esse perfil com nome fictício apenas para preservar minha identidade e assim poder trabalhar com mais tranquilidade, pois você já deve saber que não é fácil mexer com as pessoas que estão no poder, principalmente com corruptos...

    Aguardo contato, obrigado.

    ResponderExcluir
  95. FAÇO REFERENCIA AO TEXTO LIDO ABAIXO POR UM MORADOR DE MARABÁ - PA:
    As altas taxas de homicídios em Marabá tornaram a violência algo banal na cidade. As pessoas falam de assassinatos brutais como se fossem fatos do cotidiano. “Aqui, muito se resolve na bala ou na faca mesmo. Mas a cidade é tranqüila. As pessoas não podem é falar mal de madeireiro ou apontar o dedo para as outras pessoas. Thiago Azevedo Oliveira 2 ano "L".
    PERGUNTA-SE:
    - SERÁ QUE OS ORGANISMOS DE SEGURANÇA E INFORMAÇÃO DE BRASILIA ESTÃO MONITORANDO ESSA SITUAÇÃO VIVIDA PELA POPULAÇÃO DE MARABÁ PA????
    - QUAIS OS PROGRAMAS DE GOVERNO ESTÃO SENDO LEVADOS A EFEITO NA ÁREA DA SEGURANÇA EM MARABA- PA NESSE MOMENTO??
    - OS ORGÃOS GOVERNAMENTAIS LOCAIS ESTÃO RESPONDENDO SATISFATORIAMENTE A ESSA ONDA DE VIOLENCIA???
    - A UM MONITORAMENTO INTERNACIONAL E MANDAMENTO NESSE MOMENTO?

    ResponderExcluir
  96. Olha, respondendo ao comentário imediatamente anterior. Você questiona, basicamente o papel do Estado. Pois bem, aqui o Estado funciona à reboque de alguma reportagem (como diria o Ricardo Teixeira, se for da Globo), os órgãos de segurança, via de regra, não são confiáveis e, por tudo isso, fica esse "cada um por si". E quando o Estado não impõe a Lei, prevalece a força de quem tem mais poder. No Pará, principalmente no Sudeste, o que se teme não é o Estado, mas a polícia, porque é corrupta, o madeireiro, porque é violento e a ignorância do povo, que é submisso e fatalista.

    ResponderExcluir
  97. 3. Marabá (PA): 120,5, VEJA SÓ QUEM ESTÁ NO RANKING DAS 10 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO BRASIL, MARABÁ AMARGA 3 LUGAR, ISSO PQ OS TÃO CHAMADOS RICOS MORAM NUMA POBREZA SÓ. SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, RUAS ESBURACADAS Q PARECEM MAIS VALAS, ESTÃO ESGOTO A CÉU ABERTO É ISSO TUDO É CULPA DOS GOVERNANTES, QUE VERGONHA DE SABER Q MARABÁ É CONHECIDA COMO MARABALA...

    ResponderExcluir
  98. Na minha opinião Marabá é uma cidade rica o governo repassa muito dinheiro pra la , Mas não parece a cidade é um caos falta saneamento publico, coleta de lixo ,tem alta taxa de mortalidade infantil, além de ser muito violenta morre muitas pessoas por dia em marabá por assalto e drogas.E é uma vergonha Porque o prefeito ainda e considerado um dos 200 melhores do brasil. Rogério Pereira dos Santos.

    ResponderExcluir
  99. maraba e uma cidade muita rica mais e muito grande

    ResponderExcluir
  100. Na minha opinião Marabá é uma cidade rica, o município arrecada milhões por mês, a cidade cresce e se desenvolve mas é só fachada porque a pobreza é muito grande falta saneamento básico,coleta de lixo,tem alta taxa de mortalidade infantil,além da violência ser muito grande também morre muitas pessoas assaltos e drogas.E mesmo assim o prefeito está entre um dos 200 melhores do brasil, ou seja isso e uma vergonha um desrespeito com nós cidadões. Rogério 2.P.

    ResponderExcluir
  101. Na minha opinião é isso mesmo que acontece! Os políticos usam o povo como mecanismo deles se enriquecerem cada vez mais e o povo se deixa a levar não exigindo mudanças com propostas. Esse é um fato que consequentemente gera violência mesmo, e infelizmente não é só em Marabá é no Brasil inteiro! O descaso para com as medidas básicas a população é ignorada pela maioria dos político por eles querem enriquecer seu bolso. Do estado de onde eu vim (MA) acontece isso muito!

    ResponderExcluir
  102. Boa noite! Bom, saúde e educação é o que precisamos para viver melhor. Quanto a forma de escrever de algumas pessoas,isso não é culpa da educação e sim da própria pessoa que não faz uma leitura, para melhorar a forma de falar e de escrever. Em relação a cidade Marabá eu diria que tudo que tem de errado e feio na cidade, é culpa da própria população mesmo, já é cultural e que não vai mudar, devido a origem de cada um. Eu morei vinte nove anos no Pará, tentei morar no sul, devido ter educação e saúde de qualidade e por ser um lugar mais limpo e com pouca violência.Mais em dois anos que estou aqui tenho tido muitas saudades de Marabá, por ter um povo acolhedor e alegre! Gosto da comida por ter um tempero diferenciado que, em nenhum lugar do Brasil se encontra. Cidade boa para trabalhar, e para quem gosta do calorzinho é ótima! Estou voltando para minha terra querida, mesmo com todos os defeitos que tem, não adianta ai é meu lugar!!!! Maria Luziene

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.