segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A PRIMEIRA REPÚBLICA E O INÍCIO DA ERA VARGAS - TEXTO PARA ALUNOS DO 3 ANO DA EEGSP

Esse é o segundo texto que escrevo neste espaço tendo como público-alvo alunos da Escola Estadual Gabriel Sales Pimenta, onde exerço a minha docência. Como já afirmei antes, a relação dialógica-digital é uma necessidade que se faz urgente. A Escola Estadual Gabriel Sales Pimenta fica num bairro afastado de Marabá, o povo aqui nem se considera marabaense, tal é a distância e o esquecimento em que vivemos. Aqui não tem internet banda larga, o sinal das operadoras de celular é instável e se pode dizer, de um modo geral, que a tecnologia, de modo especial a digital, aqui é quase que completamente inexistente. Nesse contexto, desenvolver atividades tendo como ferramenta a internet é uma forma, ainda que precária, de enfrentar o desafio da inclusão no mundo digital e de re-educação de jovens e adultos que precisam entender que a intenet é bem mais que o orkut, facebock, vídeos musicais, pornôs e piadas. Feito esse comentário, vamos ao tema, a Era Vargas.

O nosso primeiro tema, no início do ano letivo, foi sobre a Primeira República. Estudamos, por exemplo, sobre os grupos (as elites) que tramaram e fizeram a proclamação da república e como, nesse processo, o povo esteve "bestalizado". O povo "assistiu", e como o verbo assistir indica uma ação passiva, o povo permaneceu relegado a segundo plano dentro das práticas políticas da República. O que importava eram os interesses da elite. A República era a República das elites. E essas elites eram as elites agrárias brasileiras, principalmente os cafeicultores de São Paulo e os criadores de gado de Minas Gerais.


O que sustentou a República tal qual foi montada foi o arranjo conhecido como política do café-com-leite que tinha, na base, o poder dos coronéis e a submissão dos eleitores (muitos agregados desse coronéis) para garantir a manutenção do quebra-cabeça que se iniciava com o Governo Federal, revezamento no poder entre Minas e São Paulo, passava pelos estados e chegava ao município. O resultado dessa montagem era a marginalização do povo que, como forma de reação, organizaram-se tanto em torno de santos, como foi o caso de Canudos; quanto em torno de sujeitos não tão santos, como os cangaceiros e tentavam vias alternativas para a minorar a sua miséria.

Canudos: Antônio Conselheiro e seus seguidores.
Estudamos também sobre a crise econômica mundial de 1929 e como essa crise atingiu a produção de café no Brasil. Por outro lado, o mundo se tornava mais moderno e o Brasil carecia cada vez mais abrir-se à industrialização, o que não podia acontecer enquanto o governo estivesse governando apenas para fazendeiros. Apesar de todos esses fatos pesando contra a elite agrária paulista, nas eleições de 1930 Washington Luís, que já era indicação paulista, desrespeitando o acordo do café-com-leite, indicou outro paulista para a sucessão presidencial, Júlio Prestes. Isso fez com que Minas se aproximasse de outros grupos políticos, rompendo com São Paulo. O apoio de Minas foi para a candidatura de Getúlio Vargas, do Rio Grande do Sul, que junto com João Pessoa formava a Aliança Liberal. Além do apoio de Minas, a Aliança Liberal contou com o apoio de outros grupos políticos do Nordeste.


Embora a vitória fosse dada como certa, sobretudo em função do programa de governo da Aliança Liberal, que prometia abertura política e auxílio a outras atividades econômicas, Vargas foi derrotado. Indignados, porque sabiam que a derrota havia ocorrido em função das fraudes no processo eleitoral, e ainda mais motivados depois do assassinato de João Pessoa, o grupo de Vargas organizou um golpe (que alguns historiadores insistem em chamarem de revolução) e tomou o poder. Era o início da Era Vargas.


O primeiro período do governo de Vargas ficou conhecido como Governo Provisório. Na teoria, ele deveria governar por alguns meses, até a convocação de novas eleições. Mas Vargas foi ficando, ficando, ficando... E ficou de 1930 até 1934. Uma das medidas mais importantes durante esse período foi uma tomada logo de início, a nomação de interventores para governar os Estados. Essa nomeação de pessoas para governar os Estados, sem a existência, nesses Estados, de eleição foi uma forma de intervenção nos Estados. Os interventores, alguns nem eram dos Estados para onde foram nomeados, deveriam nomear os prefeitos dos municípios e os ocupantes do primeiro escalão do governo estadual. Com isso Vargas deu um duro golpe nas oligarquias estaduais. Grupos que por décadas viveram sugando o Estado, viram-se órfãs com Vargas no poder. Isso, principalmente em São Paulo, criou uma reação contra o seu governo.


Mediante a decisiva importância que os militares tiveram na consolidação da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo. Em sua grande parte, os principais representantes das alas militares que apoiaram Vargas obtiveram as chamadas interventorias estaduais. Pela imposição do presidente, vários militares passaram a controlar os governos estaduais. Tal medida tinha como propósito anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional. Dessa maneira, consolidou-se um clima de tensão entre as velhas oligarquias e os tenentes interventores. Tal conflito teve maior força em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas. A partir dessa mobilização, originou-se a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo derrotando as forças oposicionistas, os setores varguistas passaram por uma reformulação.

Cartazes de propaganda dos revoltosos de São Paulo.
A maior reação foi a revolta que ficou conhecida como constitucionalista (e que alguns historiadores, que vêm revolução em tudo chamam de Revolução Constitucionalista). Haviam uma mistura de tendências políticas nessa revolta, o mais importante, no entanto, é que foi tramada a partir de um ressentimento das velhas elites cafeeiras que Vargas havia retirado do poder. Essa elite passou a adotar algumas das reivindicações da Aliança Liberal, a mesma que havia levado Vargas ao poder. Dentre as muitas reivindicações, os revoltosos clamavam por eleições e por uma constituição.


Com a ocorrência desse conflito, Vargas se viu forçado a convocar eleições para a formação de uma Assembléia Nacional Constituinte. No processo eleitoral, as principais figuras militares do governo perderam espaço político em razão do desgaste gerado pelos conflitos paulistas. Passada a formação da Assembléia, uma nova constituição fora promulgada, em 1934. Com inspiração nas constituições alemã e mexicana, a Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases de uma legislação trabalhista. Além disso, a nova constituição previa que a primeira eleição presidencial aconteceria pelo voto da Assembléia. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um novo mandato. Assim, podemos concluir que, os revoltosos foram derrotas, mas Vargas cedeu ao convocar a Assembléia. Convocada as eleições, Vargas conseguiu compor uma Assembléia Nacional Constituinte que, além de elaborar uma nova Constituição para o país ainda o escolheu como presidente. A partir desse momento, 1934, Vargas tornou-se presidente legalmente constituído, deixando o seu governo de ser apenas provisório.

77 comentários:

  1. Esse acontecimento foi muito importante, pois nos mostrou o quanto o sentimento nacionalista se mostrou vivo nesse periodo da historia. Esse periodo deve ser observado com muita cautela, ja que Getúlio sabia manipular os meios de comunicação da época (cinema, rádio) e consequentemente a população, fato esse, que se repete muitas vezes em nossos dias.
    (Marlos Santos Silva 1º ano "O" turno: Noite)

    ResponderExcluir
  2. O fim da Republica Velha foi motivado pelo rompimento do acordo entre paulista e meninos, a onde o presidente Whashigton Luis lançou outro paulista a candidato a presidencia, sendo que no acordo deveria indicar um menino.
    Antonio Carlos presidente do Estado de minas buscou apoio ao Rio Grande do Sul e Paraiba e formaram a aliança liberal lançando Gertulio Vargas a candidato a presidente da Republica.
    Com a crise da bolsa de Nova York em 1929 e com a morte de um menbro da aliança liberal o vice de Vargas e com Revolução de 30 Gertulio assumiu a presidençia dando o fim a Republica Velha.
    Celço de Andrade Turma 3(c) Tarde

    ResponderExcluir
  3. Aluna: JALINE J. DA ROCHA
    SERIE: 3° ”C’’ TARDE

    O FIM DA REPUBLICA VELHA E O INICIO DA ERA VARGAS

    DESDE DO INICIO DO ANO LETIVO, ESTAVAMOS EM ESTUDO DA REPUBLICA VELHA QUE ERA SUB-DIVIDA ENTRE OS CAFEICUTORES DE SAO PAULO EOS CRIADORES DE GADO DE MINAS GERAIS, ELES ERAM CHAMEDOS DE ELITES. NOS NOSSOS ESTUDOS VIMOS QUE ERA OS CORONEIS QUE GOVERNAVA TODOS E QUE ELES OBRIGAVAM ELEITORES A VOTAR NAS PESSOAS QUE DA QUAL ELES QUERIAM, ESSE TIOPO DE AÇÃO FICOU CONHECIDA COMO REPUBLICA CAFE-COM-LEITE.

    COM A CRISE ECONOMICA MUNDIAL DE 1929 HOUVE AUMENTO DE PRODUÇÃO DE CAFÉ NO BRASIL. MAS COM ISSO O MUNDO NÃO ESTAVA EVOLUINDO E O BRASIL PRECISAVA SE ABRIR MAIS PARAPRODUÇÃO DIRETA E A INDUSTRIALIZAÇÃO, O QUE NA QUAL NÃO ACONTECEU ENQUANTO O GOVERNO GOVERNAVA APENAS PARA OS FAZENDEIROS. EM 1930 EM WASHINGTON LUIZ JA HAVIA SIDO MIDICAÇÃO PAULISTA, DESREPEITOU A POLITICA CAFE-COM-LEITE E INDICOU JULIO PRESTES A SUA SUSSEÇÃO PRESEDENCIAL. A ALIANÇA LIBERAL COM O APOIO DE MINAS GERAIS FOI PARA A CANDIDATURA DE GERTULIO VARGAS, TYAMBEM TINHA COMO APOIO ALGUNS GRUPOS POLITICOS DO NORDESTE. MAS VARGAS FOI DERROTADO ATRAVEZ DE FRAUDES NO PROCESSO ELEITORAL, ENTÃO O GRUPO DE VARGAS COMEÇOU UMA REVOLUÇAO PARA TOMAR O PODER. O GOVERNO DE VARGAS FICOU DIVIDO EM TRES FASES

    ResponderExcluir
  4. O fim da Republica foi 1930 por motivo de um ronpimento no acordo que era feito entre os paulistas e mineiros.
    O atual presidençia Washgton Luis paulista indicou outro paulista para o cargo de presidente no qual teria que ser um mineiro, os governantes mineiros indignados se sentindo traido, juntaram forças com Rio Grande do sul e Paraiba formaram uma uma aliança liberal e lançaram Gertulio Vargas a predidencia com promessas de um governo voltado não só pro café-com leite.
    Vargas foi derrotado na votação; mas como ouve roubo nas urnas; com a morte do seu vice ouve a a revolução do e getulio Vargas junto com os militares etc. Assumiu a presidência provisoriamente.
    Getlulio Vargas se tornou presidente em 3 de novembro de 1930 mesmo tendo perdido a eleição pois disputava contra Julio preste paulista e forte candidato pois era apoiado por Washington Luis que representava São Paulo.
    Sentindo-se excluidos por Washington os mineiros e gauchos formaram uma oposição chamada aliança liberal que lançou a candidatura de Getulio que denfedia a produção agricola e não só o café.
    Apos Getulio ter perdido aleiçao seu vice foi motivo por um adersario local, Getulio aproveitou esse fato e organizou uma ação armada e tornou a presidencia de Washington em 3 do 11 de 1930.
    "Luiz Henrique Silva Souza" 3 "c" tarde

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que nesse processo o povo esteve ‘’BESTALIZADO’’ os povos assistiram e como o verbo assistir indicação passiva dos povos permaneceram religados ao segundo plano de pratica politica da republica, mas o que importava era a republica dos reeleitos tinha o poder muito grande. Em são Paulo os criadores de gado de Minas Gerais tinham que sustentar a republica tal qual montada foi a arranjo conhecido como politica do café-com-leite eles tinham muitos agregados desses coronéis para garantir manutenção do quebra-cabeça eles não tinham muitas marginalização dos povos.
    Com a crise econômica de 1929 o Brasil aumentou sua produção de café, mas isso não foi o bastante para que o mundo se evoluísse. O Brasil precisava abrir-se mais para o meio de produção e industrialização. Em 1930 houve as eleições em que Vargas não conseguiu ser eleito, e seus grupos montaram uma revolução pra tomar o poder. A era Vargas se dividiu em três fases.

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que nesse processo o povo esteve ‘’BESTALIZADO’’ os povos assistiram e como o verbo assistir indicação passiva dos povos permaneceram religados ao segundo plano de pratica politica da republica, mas o que importava era a republica dos reeleitos tinha o poder muito grande. Em são Paulo os criadores de gado de Minas Gerais tinham que sustentar a republica tal qual montada foi a arranjo conhecido como politica do café-com-leite eles tinham muitos agregados desses coronéis para garantir manutenção do quebra-cabeça eles não tinham muitas marginalização dos povos.
    Com a crise econômica de 1929 o Brasil aumentou sua produção de café, mas isso não foi o bastante para que o mundo se evoluísse. O Brasil precisava abrir-se mais para o meio de produção e industrialização. Em 1930 houve as eleições em que Vargas não conseguiu ser eleito, e seus grupos montaram uma revolução pra tomar o poder. A era Vargas se dividiu em três fases.

    aluna: mayara silva do nascimento
    3°c

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente com o professor.Marabá não tem a menor estrutura para o povo marabaense,as pessoas não tem nem um direito de consultar a internet para um trabalho pois a internet para nossa sociedade é precaria.
    Agora voltando ao verdadeiro assunto;O inicio da república e o fim da era de Vargas.Na primeira república o povo não tinha direito de escolher seus candidatos pois os fazendeiros é que tinha poder,pois tinham seus trabalhadores que não tinha direito de escolher seus proprios candiatos.Também naquela época os coroneis tinha o maior poder sobre marginalização do povo que quando seus filhos nascia era dado para os grandes coronéis batizarem para dar mas condições para os pais.
    O governo da aliança liberau ficou indignados porque outros politicos tinham ganhado, porque tinha ocorrido muitas fraldes no processo eleitoral, no processo eleitoral passada a formação da assenbleia com a inspiração constituições Alemã e mexicana, com tudo isso Vargas garantiu mas um novo mandato.
    Aluna: Tatiane Santos Silva 3° Ano C°

    ResponderExcluir
  8. Continuação:
    A era de Vargas
    Uma ação polemica e de muitas mundancas, pois mesmo sem ter sido eleito pelo povo, Vargas osou a morte de seu vice para precionar Washington e assumiu a presidencia em (03/11/1930)seu governo era formado por oligarquias estaduais,interventores de origem militares.
    Em 9 de Julho 1932ouve uma revolta dos paulista que tinham emteresse no poder federal essa revolta teve o nome de revolução constituicionalista de 1932 ouve uma eleiçao contituicional em 1933 em 1934 foi aprovado com o direito de voto, secreto, mulheres com direito de volta, legislação trabalhista organização sindical educação: Getulio ussou um plano para se mante no poder e formar o Estado Novo de acordo com a constituição de 1934 teria eleição em 1938 e Vargas apoiva.Só que por trás com a ajuda dos militares ussou o plano cohem um plano comunista e falso.Vargas renuciou em 1945.
    "Celço de Andrade" 3(c) Tarde

    ResponderExcluir
  9. A primeira republica foi marcada pelo domínio político das elites agrárias, composta por principalmente cafeicultores de São Paulo e criadores de gado de Minas Gerais, política conhecida como café-com-leite, somente as elites se beneficiaram com a proclamação da republica, o povo nem mesmo sabia o que estava acontecendo, “o povo assistiu bestalizado”. Os coronéis durante esse período tinha grande influencia sobre a região. Durante a primeira republica o governo brasileiro era somente governado por candidatos de São Paulo e Minas Gerais. Washington Luís paulista indicou para a eleição de 1930 Júlio Prestes também paulista ocasionado atrito entre os dois estados o que fez com que Minas Gerais rompessem com São Paulo e apoiasse Getulio Vargas como um novo candidato , era o fim da primeira republica.
    O primeiro mandato de Getúlio Vargas ficou conhecido como governo provisório de 1930 a 1934, marcado principalmente por um período de grandes acontecimentos como a nomeação de pessoas para governas os estados, grande presença militar no governo, reformulação da constituição devida principalmente à pressão que sofria da oposição resultado da revolução de 1932, entre outros. As grandes reivindicações clamavam por novas eleições e por uma nova constituição o que obrigou Vargas à forma uma nova assembléia nacional constituinte dando mais poder ao poder executivo, ações democráticas e a criação da base da legislação trabalhista. Vargas conseguiu ser eleito como presidente do Brasil.

    Andressa Nunes de Oliveira, "3 ano C".

    ResponderExcluir
  10. O fim da republica velha ou tradicionalmente conhecido como periodo do café com leite foi marcado pela oscilação do presidente de são paulo chamado washington luiz que indicara nas eleições de 1930 outro paulista chamado Julho Preste para ser seu sucessor na presidencia o que gerava o rompimento do acordo café-com-leite isso fez com que Minas Gerais se unisse com outros partidos politicos e ronpendo a aliança com são paulo. O candidato a presidencia apoiado por Minas gerais era Gentulio Vargas,do Rio Grande do Sul,e tinha como aliado João Pessoa e juntos formavam a aliança liberal.a vitoria de Gentulio vargas a presidencia era garantida,porem foi derrotado pela oposição. logo depois o grupo de Gentulio Vargas descubriu que havia perdido por motivos de fraudes eleitorais,e se naõ bastasse apenas esse motivo, a morte de João pessoa foi tambem um dos grandes motivos para que o grupo de Vargas organizase um golpe e tomasse o poder e realmente consiguiram. vargas assumil a presidencia no ano 1930, seu primeiro governo ficou conhecido como provisorio pois nao havia sido eleito por votos mas o que era apenas provisorio foi ficando ate completar os quatro anos. Em 1934 vargas criou uma nova contituição e novamente foi eleito até o ano de 1945 quando foi obrigado a renunçiar o cargo devido o fascismo e o nasismo se enfraqueserem

    ALUNO:RICARDO ALVES DA COSTA
    SERIE:3ANO "C"
    TURNO: TARDE

    ResponderExcluir
  11. QUANDO FALAMOS EM REPUBLICA PENSAMOS LOGO EM "DENOMINAÇÂO".NO PERIODO DE 1894 E 1930 CORRESPONDE A FASE EM QUE O PAÌS FOI GOVERNADO PELO CÍVIS LIGADOS; EM GRANDE PARTE.SOBRE TUDO SÂO PAULO E MINAS GERAIS.ESSA FACE FOI MARCADA PELA INFLUENCIA DOS NGRANDES FAZENDEIROS PRINCIPALMENTE OS CAFEICULTORES. COM TUDO ISSO AMPLIOU SE O NUMERO DE OPERARIO, QUE ORGANIZARAM OS PRIMEIROS MOVIMENTOS PARA LUTAR PELOS DIREITOS TRABALHISTAS. A ERA VAGAS OU SEJA SEUS ANTECEDENTES CHEGARAM A UMA CRISE ECONOMICA. DE ISSO DEIXOU UM CAMPO IDEAL PARA REIVIDICAÇOES, A POPULAÇAO TEVE UM NOVA CLASSE OPERÁRIA E A ECONOMIA MUNDIAL IRIA SOFRE UM GRANDE ABALO. PARA DISPUTAR A PRESIDENCIA FORÇAS SE UNIRAM E FORMARAM A ALIANÇA LIBERAL. DERROTANDO POR MEU DE VOTOS E EM URNAS RESULTADOS DUVIDOSOS.EMPREENDEU UMA REVOLUÇÂO LIBERADA PELO CANDIDATO GETÙLIO VARGAS, COM A DERRUBADA DO GOVERNO DE WASHIGTON LUÌS, ASSUME O PODER GETÙLIO VARGAS.
    ALUNA:ANGELA FIGUEREDO DE SOUSA
    SERIE:"3 ANO C"

    ResponderExcluir
  12. O fim da república velha iniciou-se com o rompimento do acordo entre mineiro criadores de gado e paulistas cafeicultores.esse rompimento foi quando washingtom luís,atual governante paulista não seguiu as regras do café-com-leite e indicou outro paulista, isso fez com que minas rompesse o acordo com são paulo aliando-se com outos grupos políticos como Rio Grande do sul e Paraiba.Assim organizaram uma aliança liberal. Gertulio Vargas foi indicado a presidencia. vargas foi eleito, e assim começou seu governo provisório.

    ResponderExcluir
  13. O fim da república velha iniciou-se com o rompimento do acordo entre mineiro criadores de gado e paulistas cafeicultores.esse rompimento foi quando washingtom luís,atual governante paulista não seguiu as regras do café-com-leite e indicou outro paulista, isso fez com que minas rompesse o acordo com são paulo aliando-se com outos grupos políticos como Rio Grande do sul e Paraiba.Assim organizaram uma aliança liberal. Gertulio Vargas foi indicado a presidencia. vargas foi eleito, e assim começou seu governo provisório. Franciane Pinto 3º "c"

    ResponderExcluir
  14. neste texto obtive mais conhecimento sobre a era vargas que podemos afirma que foi marcada por muitos grupos como as elites agrarias brasileiras que nos mostra muitos acontecimentos passados com os atuais que enfrentamos como a crise muitas pessoas permanecem em trabalhos escravos ainda hoje a pessoas passando fome permanecem na pobreza em pleno seculo 21 ainda ah fraudes na politica compra de votos abuso de poder e vario conflitos
    aluna; Antônia Maranhâo
    serie: "3 ano c"

    ResponderExcluir
  15. A velha Républica

    A experssão républica velha naõ foi totalmente neutra, ela reflete a posicão política daqueles que ajudaram aderrubar o sistema político republicano que vigorou de 1889 a 1930. tratavam-se então, de um termo usado no debate político entre os personagens de um momento histórico especifico.
    Muitos dos siestemas da república velha deu acesso restrito sempre ás mesmas famílias ou grupos oligárquicos acabou por gerar muita insatisfação.
    O período da república velha no Brasil passou por mudanças socio e econômicas cuja os efeitos, apesar de immportantes, só se fariam sentir ao longo prazo. È`o caso, por exemplo, da expanção demogáfica bastante acelereda em todo o país e intensificada no período graçasá imigração europeia.
    Devido á entrada da imigração europeia e suas concentração no sul e sudeste do Brasil. Então assim essas regiões tiveram um crescimento populacional mais acelerado que ás demais.
    Gétulio Vargas foi uma das figuras mais polêmicas, ele foi fundamental prara entender-mos o século xx no Brasil, não só apenas a suas realizações políticas, maias principalmente ao processo de construção pública de sua pessoa como líder paternalista, pacificador das relações sociais, "Pai dos pobres" e defensor intransigente dos interesses nacionais. Vargas não resistiu muito tempo a repressão e entregou seu cargo Washington Luís.

    Bianca Pereira Marques... 3°ano "C"

    ResponderExcluir
  16. Concordo com a opinião do professor no que diz respeito a carência “digital” para a população de baixa renda. Mas tenho uma outra visão no que tange a reeducação digital da população. Pois entendo que para reeducar alguém é necessário que esse alguém já tenha sido educado antes,e não é isso que vemos em uma comunidade carente, que muitas vezes não tem dinheiro nem para o pão, que dirá para ter um computador ou freqüentar uma lan-house, até porque muitos não sabem nem mesmo ler.
    Agora voltando ao verdadeiro assunto desse texto “O fim da republica Velha e o início da era Vargas” com um olhar critico, poderíamos ate mesmo mudar o titulo desse texto para:
    “O plágio e seus seguidores abutres”.
    O Brasil sempre teve um sistema político centralizado e extremamente egocêntrico onde sempre os que ganhavam eram aqueles que já tinham, enquanto a classe escrava que já não tinha quase nada, tinha o pouco que lhes sobrava roubados pelos abutres políticos da época, não que eles estejam extintos hoje.
    Pois bem, através de um golpe militar gerado por uma farça eleitoral, como ultima tentativa de manter-se no topo o governo provisório chega ao poder. Porem o que antes era provisório tornou-se absoluto e poderoso. Depois de todas as medidas tomadas, eram como se Vargas transformasse o Brasil em uma multinacional e nomeasse gerentes de sua confiança para administrarem suas filiares.
    Durante algum tempo ate que deu certo, mais os seus diretores regionais aliaram se com a concorrência para obterem vantagens políticas o que gerou uma serie de acontecimentos que em meu ponto de vista foram ate benefícios a minoria, embora tenha nascido do plagio governamental: como a pseuda Revolução, constituição, benefícios trabalhistas é o inicio do fim do coronelismo.

    ALUNA: Renata Silva de Brito
    “3 ano C”.

    ResponderExcluir
  17. Cara essa politica nacional é cheia de conflitos deprimentes e irrisorios,si analisar-mos desde o coronelismo até os dias atuais chegaremos a conclusão que a politica nacional semore foi e sempre sera voltada para a "classe dominante" ou elite como queiram,um grande exemplo é o que o governo fez na crise de 1929,quando o governo comprava a materia prima dos latifundiarios da epoca"CAFÉ" e insinerava "queimava"ao envez de distribuir para a população do interior do pais.
    Na era vargas pode si perceber a friesa e a sensates que ele teve ao aplicar o golpe de estado e tomar o cargo de presidente da republica, não devemos deixar de ressaltar o poder de persuasão que o mesmo teve ao convencer outros militares a entrar na "barca furada"e que era o governo na na época.
    Outro ponto forte do vargas foi ter acabado com o "apadrinhamento"que existia nos govenos anteriores,uma das primeiras açoes do seu governo foi sebstituir as lideranças paulistas por militares do seu escalão e isso originou uma das maiores manifestações governamentais da historia do pais,a mesma aconteceu por conta da revolta das lideranças paulistas por que foram banidas dos seus devidos cargos e essas mesmas lideranças usaram o povo como "marionetes" para reivindicar seus desejos,por fim vargas recuou e concordou em elaborar uma nova legislação democratisou um pouco mais esse pais chamado BRASIL.
    GUSTAVO 3 B.

    ResponderExcluir
  18. A primeira republica era dominada pelas elites agrárias ou seja criadores de gado(MG) e cafeicultores(S.p),naturalmente conhecida como politica do café com leite. Período onde o povo assistia bestalizados.No período da primeira república o governo era comandado apenas por candidatos de S.P e Minas Gerais, tendo rompimento por que Washigton Luis (paulista)indicou Julio Prestes tambem paulista como canditado, o que levou Minas Gerais a apoiar Getúlio Vargas como canditado levando o fim da primeira repiblica.
    O primeiro mandato de Getulio Vargas ficou conhecido como governo provisório, durante 1930 a 1934,durante esse periodo houve grandes presenças militares no governo.Durante o seu governo houve a revolução constituçionalistas.
    Houve grandes reivindicões clamando por novas eleições, e por uma nova contituição, o que obrigou Vargas a formar uma nova asembleia nacional constituinte dando mais poder ao poder execultivo com isso Vargas ainda conseguiu ser o presidente legalmente conhecido a partir dee 1934.
    Valeria Stefany da Costa Moreira
    3 ano B

    ResponderExcluir
  19. O FIM DA REPÚBLICA VELHA E INICIO DA ERA VARGAS.

    Sabemos que o que sustentou a república ficou conhecido como café-com-leite o poder dos coronéis e a submissão dos eleitores, que não tinha escolha de votos, o povo permaneceu em segundo plano dentro das práticas politicas da república. pois a importãncia das pessoas eram permanecer com os interesses da elite.
    Sabemos também que essas elites eram elites BRASILEIRAS, ou seja cafeicultores de SÃO PAULO E MINAS GERAIS. Com esse revezamento São paulo e Minas não podiamos esperar outra coisa que não fosse a MARGINALIZAÇÃO do povo. Em 1929 a crise mundial econômica atingiu o BRASIL, enquanto o mundo se mordenizava , o brasil precisava abrir-se para a Industrialização!


    aluna:jéssica oliveira martins 3:"B"

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o professor em algumas partes,principalmente sobre a crise econômica mundial de 1993,o fim da républica foi devido a inconcordância dos paulistas com os mineiros.o que sustentou a républica foi o arranjo conhecido como política do café-com-leite,os coroneis e a submissão dos eleitores permaneceram na base para garantir sustento sobre a crise que se iniciava com o governo federal para revizar-se no poder entre minas e são paulo.
    A crise mundial de 1929 atingiu a produção de café no Brasil,porem o mundo foi se modernizando e o Brasil carecia cada vez mais dá lugar à industrialização o que não podia acontecer enquanto o governo estivesse no poder.
    o apoio de minas foi para a candidatura de Getúlio vargas que com João Pessoa formava a aliança liberal.Alèm disso com o apoio de outros grupos políticos do nordeste.
    Aluna:KARINA RIBEIRO DOS SANTOS
    Turma:3 ano'B'

    ResponderExcluir
  21. O FIM DA REPUPLICA VELHA E O INICIO DA ERA VARGAS
    eu concordo com o professor ,aqui na "eegsp" nos precisamos de enternet.
    Bom mudando de assunto vamos falar da "era vargas".o periodo de vargas tinha que se alguns meses mas esses meses se tornaram alguns anos.a era vargas foi marcada por fortes presença de "tenentes"por esse motivo os prinçipais cargos eram de mitares,com isso varios militares a controlar os governos estaduais,eles querian com isso acabar com a influência dos antigos coroneis.Isso gerol um clima de tensão em velhas oligarquias e os tenentes interventores.Aparti dai começou uma mobilizaçâo para lutar contra o governo de getulho vargas,onde foi chamada de revoluçâo constitucionalista de 1932.
    Com isso vargas convoca uma assembleia, e em 1934 ele se torna presidente legal deixando seu governo provisorio
    LUCAS FERREIRA 3 "B"

    ResponderExcluir
  22. A historia da era vargas nos retrata muitas historias que acontecem ate hoje em nosso dia a dia. na repulblica velha gertulho vargas e suas elites sempre se beneficiavan pelas suas fraudes ,como ate hoje ainda vivemos essas situaçoes ,ricos fazendeiros ainda tratam seus fucionarios como ,se fossem escravos , pois todos esses acontecimentos,nos mostram o quanto o semtimento nacionalista se tornou mais forte diante desses fatos da historia do fim da republica,quanto a era vargas o que sustentou a republica tal qual foi o arranjo e o motivo que ficou conhecida como cafe com leite. outro ponto forte de vargas foi ter acabado com o apadrinhamento que existia nos governos anteriores ,uma das suas primeiras açoes do seu governo foi substituir as lideranças paulistas pelas as militares do seu escalao e isso originou uma dasmaiores manifestaçoes governamentais da historia do pais .Aluna: pamela alencar silva serie:3 ano 'c'

    ResponderExcluir
  23. A opiao que faco que essa crise abateu muito brasil na sua producao de cafe, enquanto isso o mundo esta ficando cada ves mais moderno e
    o brasis estava precisando muito abrir suas industrias mas com o governo se tornando apenas para um lado e nao para o outro isso fes com que minas se tornasse mas perto outros grupos politicos
    RAIMUNDO DOS SANTOS COSTA 3"B"

    ResponderExcluir
  24. no meu ponto de vista o que ocorreu foi um dezacordo entre as duas elites a republica das elites e as elites agrarias brasileiras, pois suas preocupaçoes eram diferentes. o que importava era os interesses das elites e uma delas tinha que sustentar a republica, foi ai que montou o arranjo conhecido como politica do cafe-com-leite. com isso os eleitores era submissos ao poder do corronelismo, assim sustentando a republica das elites.
    ALUNA: Lucilene mota do nascimento 3 B

    ResponderExcluir
  25. O texto conta a luta de Getúlio Vargas para subir no poder. Começou em 1889 a 1930 quando o destino da naçao brasileira ficou conscentrado nas mãos dos cafeicultores de São Paulo e dos criadores de gados de Minas Gerais, que eram as elites daquela época. A crise em 1929 atingiu a produção de café no Brasil, quando Washington Luís elegeu outro paulista, Júlio Prestes nas eleições de 1930, fez com que a política do café-com leite se rompesse, e Minas Gerais se aproximasse de outros grupos políticos formando a Aliaça Liberal.Aí entra Getúlio Vargas do Rio Grande do Sul(da Aliança Liberal)se candidatou mais perdeu, a derrota foi atribuida a corrução do governo que teria fraldado a votção.Depois da morte de João Pessoa o grupo Vargas iniciou um golpe e tomou o poder. Iniciandi a Era Vargas, que ficou conhecido como o governo Provisório que durou quatro anos, de 1930 a 1934. O povo paulistano lutou contra a Era Vargas que originou a Revolução Constitucionalista, onde Vargas se viu forçdo a convocar eleições para a formação de uma Assembléia Nacional Constituinte. Com o apoio da maioria do congresso, Vargas garantiu mais um mandato. Convocada as eleições, Vargas conseguiu compor uma Assembléia Nacional Constituinte que além de elaborar uma nova constituição para o país o escolheu como presidente legalmente constituído deixando de ser provisório, pondo um fim na República Velha e dando iniciu a Era Vargas.
    Ivanária ad Silva Lopes 3°B

    ResponderExcluir
  26. O fim da república velha ou mais conhecido como período do café-co-leite que foi motivado pelo rompimento do acordo entre cafeeicultores de são paulo e ciadores de gados minas gerais, que tinha,na base o poder dos coronéis e a submissão dos eleitores.
    "O povo assistiu bestalizado".Os coronéis durante esse período tinha grande influência sobre a região.Durante a república o governo por candidatos de são paulo e minas gerais.Washigton Luís paulista indicou para a eleição de 1930 Júlio prestes também paulista ocasiado confrito entre os estados o que fez com minas gerais rompessem com são paulo e apoiasse Getúlio vargas como um novo candidato.
    Houve gandes reivindicações por novas eleições e por uma nova constituição o que obrigou Vargas a formar uma assémbleia nacional constituinte dando mais poder ao poder executivo,ações democraticas e a criação da base da legislação trabalhista.Vargas conseguiu ser eleito como presidente do brasil.

    ALUNA:keity ionaria souza da conceição
    3 ano "B"....

    ResponderExcluir
  27. NO FIM DA REPUBLICA VELHA
    No perido 1889 ate 1930 chamado como a Republica velha e mas conhecida como o periodo café-com-leite e ficou marcado pelo dominio politicos das elites, que foi composta por cafeicultores de São Paulo e com os criadores de Minas Gerais.
    Em 1930 teve um ropimento no acordo que era feito por paulista e mineiros na qual isso ocorreu por WASHINGTON lUIS por ele não seguiu as regras do café.Em 1928 foi a crise do café a aonde atingiu todo o café do Brasil.Em que logo depois da crise veio o Governo Provisorio aonde Vargas ficou conhecido.Nesse periodo foi um periodo de grandes descontentamentos para todo o pais.
    aluna: ALAÍS SOARES DE OLIVEIRA 3°ANO "B"

    ResponderExcluir
  28. Com base no contexto,podemos afirmar que antigamente na primeira República o Brasil era governado por grandes criadores de gado de Minas Gerais e cafeicultores de São Paulo,que por se dominavam a sociedade, e todos assistiam
    "bestalizadamente" a criação dessa República que ficou conhecida como politica do café-com-leite.Washington Luís, que já era indicação paulista, desrespeitando o acordo do café-com-leite, indicou outro paulista para a sucessão presidencial, Júlio Prestes, que fez com que Minas se aproximasse de outros grupos políticos, rompendo com São Paulo e dando apoio à candidatura de Getúlio Vargas que foi derrotado por fraudes eleitorais. Mas Vargas iniciou um revolução, dai deu inicio à Era de Vargas. Vargas teve um governo provisorio 1930-1934. Dentre essa época houveram muitos conflitos, mas Vargas conseguiu derrotar os revoltosos e criar uma nova assembléia constitucional, e assim deixou de ser um governante provisorio e passou a ser um presidente legalmente.
    Aluno: Magno Gomes Rocha
    Serie: 3º ano D Turno: noite

    ResponderExcluir
  29. o nosso ano letivo foi cheio de assunto como por os grupos ou seja as elites que foi os que trama Ron e fizeram a proclamação da república. as elite eram agrárias principalmente cunicultores do são Paulo e os que criaram gado em minas gerais.
    um assunto muito importante foi a crise econômica mundial em 1929 essa crise atingiu a produção do café no brasil.
    nesse período minas gerais apoiava Getulio Vargas em sua candidatura que junto a João formara a aliança.esse primeiro periodo do governo Vargas foi conhecido como governo provisorio. de 1930 a 1934 no irtervalo desses anos acorreu a chamada revolução cortitucionalista em 1932.
    aluno: baltazar 3 ano d turno noite

    ResponderExcluir
  30. na minha opinião sobre o fim da republica velia e o inicia da era vagas.
    foi marcada pela disputa de presidantes, varios grupo politicos, militares, goupes e gueras entre eles.
    mas cada um deles tinha um só proposito que não era o desenvolvimento do pais, e nem os direitos do povo brasileiro, mais sim pela ganansia e pelos beneficios que tiam, sem falar na poder de mandar e desmanda no pais.
    aluno(a)glaucineia s.furtado
    3 ano:D
    turno:Noite

    ResponderExcluir
  31. A tomada do poder por parte dos civis via eleição que empossou Prudete de Moraes em 1894,abriu as portas do periodo politica nacional cuja nomeação é a mais variada.Após a implatação da Republica os interesses dos grupos envovidos em sua articulação entraram em choque.Em um primeiro momento o governo militar foi alvo de criticas.O que estava em questão era a centralização versus federalismo.Embora não tenha obtido êxito o tenentismo abriu as portas para os eventos que resultaram na quebra do pacto entre São Paulo e Minas Gerais e na Revolução de 1930.Durante o governo constitucional Getúlio Vargas joga com as forças politicas existentes no cenário nacional.Neste periodo ganham força e projeção duas correntes politicas: a aliança nacional libertadora,cuja linha de frente foi composta pelo ideário comunista,e a ação integralista brasileira,defensora de um governo forte e centralizado e contraria a luta de classes.ALUNA:VALÉRIA CRISTINA 3º ANO B

    ResponderExcluir
  32. PARA COMPRENDER MELHOR O FUNCIONAMENTO DA POLITICA É IMPORTANTE QUE ENTENDA DUAS QUESTÃO.EM PRIMEIRO LUGAR AO CONTRARIO DO QUE SE PODERIA SUPOR A AUTONOMIA DOS ESTADOS GARANTIDA PELA FEDERALIZAÇÃO NÃO SIGNIFICOU O TOTAL DESPRENDIMENTO EM RELAÇÃO AO GOVERNO CENTRAL.CRISES ECONOMICAS GESTADAS DESDE A SEGUNDA METADE DO SECULO XIX ENFRAQUECERAM MUITOS ESTADOS,PRINCIPALMENTE OS DO NORDESTE.ESSA SITUAÇÃO IMPLICAVA A NECESSIDADE E ESTABELECIMENTO DE LAÇOS MAIS FORTES COM O GOVERNO CENTRAL.ESSES LAÇOS,POR SUA VEZ, ERAM CONSTITUIDOS VIA ULTILIZAÇÃO DE UM ELEMENTO CHAVE NAS ENGRENAGEM DO PODER.O LIDER LOCAL,OU CORONEL.DO PONTO DE VISTA POLITICO ELEITORAL,NO INICIO DA DECADA DE 20 A COMUNHÃO DE INTERESSES DE DESCONTENTATEMENTO EM RELAÇÃO AOS RUMOS DA REPUBLICA VELHA OCASIONOU UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A OLIGARQUIAS REGIONAIS DOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL,BAHIA,RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO.O OBJETIVO EM PAUTA ERA DAR SUSTENTAÇÃO A UM CANDIDATO OU PACTO MINAS/SÃO PAULO.EM MEIO A TENTATIVAS FRUSTRADAS DE DEPOSIÇÃO DO GOVERNO,VARGAS PROMOVE UMA APROXIMAÇÃO EM RELAÇÃO AO EXERCITO.AÇÕES COMO AQUELAS ORQUESTRADAS PELA ANL E A AIB CRIARAM AS CONDIÇÕES PARA A IMPLATAÇÃO DO ESTADO NOVO.THYARA OLIVEIRA 3º ANO B

    ResponderExcluir
  33. República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
    Política do Café-com-Leite: políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário político da república. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola. Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocam a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da Era Vargas,

    aluno: Igor souza da silva
    serie: 3º"D"

    ResponderExcluir
  34. A História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites. Após a implatação da Republica os interesses dos grupos envovidos em sua articulação entraram em choque.Em um primeiro momento o governo militar foi alvo de criticas.O que estava em questão era a centralização versus federalismo.Embora não tenha obtido êxito o tenentismo abriu as portas para os eventos que resultaram na quebra do pacto entre São Paulo e Minas Gerais e na Revolução de 1930.Durante o governo constitucional Getúlio Vargas joga com as forças politicas existentes no cenário nacional.

    Aluno(a): Ciliane Jorge da Rocha
    turma: 3º"C"

    ResponderExcluir
  35. Bom,o texto mostra a importancia que a iniciativa de Vargas teve para o Brasil. Pois fazer com que a democracia acontecesse em um país onde só os poderosos tinha a autoridade onde faziam so que bem entedessem,e fica obvio que so fariam para beneficios proprios, sem pensar na população.Nos tras um entendimento de como era injusto o dominio de nosso territorio. A historia da politica brasileira precisou dar um grande passo e com muita pressão para desenvolver. E Vargas fez tudo com o proposito de quebrar o dominio da elite formada pelos coroneis do cafe. O bom foi que apos revolução ganhamos o direito de escolher nosso proprio presidente da repúlblca,ainda que tenha demorado cair nas mãos do povo o poder de votar democratimente,esse marco foi o maior impulso para consegui-lo. Tai a importancia da Era vargas...

    Aluna: Vanderleia Oliveira Neves
    3° E

    ResponderExcluir
  36. MARIA PAULA DE SOUSA ALMEIDA TERCEIRO B
    A história É FEITA DE PROCESSOS QUE CARACTERIZAM SUAS EPOCAS E COM O BRASIL NÃO FOI DIFERENTE. TEVE SEUS PROBLEMAS COM PORTUGAL E AINDA SIM VENCEU COM O "GRITO DE INDEPENDENCIA" (VENCEU GRAÇAS AS SUAS RIQUEZAS NATURAIS QUE ATÉ HOJE ELEVAM O NOME DO BRASIL. APESAR DO GRITO TER SIDO DE ENTERESSE DA BURSEGUIA A POPULAÇÃO MISTA CULTURAL DO PAÍS GANHOU UM POUCO MAIS DE ALTONOMIA.) O PROGRESSO NO PAÍS É LENTO MAS EXISTE DE UMA FORMA INFANTIL O BRASIL ESTA CRESCENDO... CULPA DOS POLITICOS QUE NÃO SABEM ADMINISTRA TODA ESSA RIQUEZA, DEVERIAM APRENDER COM O GETULIO VARGAS QUE CONSEGUIU EQUILIBRA A NECESSIDADE DOS POBRES COM O INTERESSE DOS EMPRESARIOS.. É INEGAVEL QUE O BRASIL CRESCEU NO PERIODO VARGAS PORÉM SER UM DITADOR POPULISTA É UMA ARTE PARA POUCOS.
    ENFIM A HISTORIA DO BRASIL É LONGA E AINDA NÃO ACABOU. ATT: MARIA PAULA

    ResponderExcluir
  37. no meu ponto de vista e que a republica ficou conhecida como cafe-com-leite e ficou marcardo pelo dominio politicos das cafeicultores de sao paulo e com os criadores de minas gerais.enquanto vargas assumiu a presidencia mesmo sendo derrotado na votaçâo,e no seu primeiro mandato ficou conhecio como gorverno provisorio,e dentro da seu mandato ocorreu a revoluçao constitucionalistas.
    Aluno:wanderson sousa castro
    sèrie:3 'B'
    05/12/2011

    ResponderExcluir
  38. A PRIMEIRA REPUBLICA FOI GRUPOS DE ELITES QUE TRAMARAM E PROCLAMAÇAO DA REPUBLICA QUE FIZERAM O POVO ACREDITA NO INTERESSES DELES.ESSAS ELITES IMPORTAVA ERAM OS INTERESSES DA ELITE E OS CRIADOS DE CAFE, E CRIADORES DE GADO DE MINAS GERAIS. A REPUBLICA SUSTENTOU NA QUAL FOI MONTADA QUE COCHECEU A POLITICA BUSCAR,O PODER DOS CORONEIS E DOS ELEITOS.ESSES FATOS PESANDO CONTRA A ELITE AGRARIA,NAS ELEIÇOES DE 1930 COM TUDO ISSO FOI INDICADOR PAULISTA,DESREPEITANDO O ACORDO DO CAFE-COM-LEITE,INDICOU OUTRO PAULISTA PARA A SUCESSAO PRESIDENCIAL.JULIO PRESTES. ERA VARGAS FOI MARCADA PELA FORTE PRESENÇA DOS 'TENENTES'NOS PRINCIPAIS CARGOS POLITICOS DO NOVO GOVERNO.POR ISSO GRANDE PARTE, OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DAS ALAS MILITARS QUE APOIO VARGAS AS CHAMADAS INTERSENTORIAS ESTADUAIS PRA ERA VARGAS.... ALUNA:ERICA ALMEIDA NASCIMENTO SERIE:3 B 05/12/2011.

    ResponderExcluir
  39. Diego De Assis Oliveira6 de dezembro de 2011 às 22:43

    Beleza.
    Como dado este tema passivo e este texto contendo informação adequada para nos, nos aprofudarmos na disciplina “historia” pelo lecionamento do professor moises. A primeira republica foi o tema do nosso primeiro ano letivo onde aprendemos sobre os grupos das elites e os processos baseadas neles tais como eu fiquei bem chocado foi com a republica das elites e sendo elas as elites agrarias e em são paulo era o pauco das atenções onde tinha os cafeicultores e outro era os criadores de gados de minas gerais.
    Minas e são paulo foi os dois estados que teve o revezamento que garantia a manuteção do quebra cabeça que iniciou com o governo federal o café-com-leite foi um nome dado para poder nesta época, ex: os coronéis que tinha uma grande submição dos eleitores que justamente pra eles trabalhava.
    Em 1929 foi o ano em que bateu a crise mundial e atingiu pricipalmente as produções de café aqui no brasil onde não podia acontecer pois enquanto o governo estivesse governando somente para os fazendeiros...
    Fim...
    Aluno:
    Diego de Assis Olveira
    Serie:3 ano “d”

    ResponderExcluir
  40. A primeira republica foi o tema do nosso primeiro ano letivo onde aprendemos sobre os grupos das elites e os processos baseadas neles tais como eu fiquei bem chocado foi com a republica das elites e sendo elas as elites agrarias e em são paulo era o pauco das atenções onde tinha os cafeicultores e outro era os criadores de gados de minas gerais.
    Minas e são paulo foi os dois estados que teve o revezamento que garantia a manuteção do quebra cabeça que iniciou com o governo federal o café-com-leite foi um nome dado para poder nesta época,
    Em 1929 foi o ano em que bateu a crise mundial e atingiu pricipalmente as produções de café aqui no brasil onde não podia acontecer pois enquanto o governo estivesse governando somente para os fazendeiros...
    Aluno: Gefesson Dos Santos Linhares
    serie:3 ano “d”

    ResponderExcluir
  41. Naisa Leticia Martins Mendes6 de dezembro de 2011 às 22:58

    A elite que era os cafeicutores fazendeioros donos de terra vamos se dizer os manhorais,se reuniram na calada da noite e procamaram a republica esse ocorrido foi uma sacanagem com o povo a elite so se importavam com seus interesse, e os interesse do povo ficava em segundo plano.
    o governo de Getulho Vagas, diferente do governo da elite ele se preocupava com o povo a pesar com derrota da eleição ele não se deixou abater se juntou com os outros grupos politicos para dar um golpe que deixaria ele no poder por alguns meses ate que ficou definitivo,ele foi muito esperto fazendo isto, dando este golpe mas apezar de tudo ele criou muitos beneficios para a população, como o SALARIO MINIMO, IBGE, PETOBRAS e LEIS TRABALISTA E ETEC... tudo isto para o bem social do povo e se mostrou preucupado com a população.


    nome:Naisa Leticia Martins Mendes
    serie:3 ano "d"

    ResponderExcluir
  42. O que mais importava para a republica era as elites.A republica era a repiblica das elites essa elites era as agrárias a brasileiras como os cafecultores de São Paulo e criadores de gado de Minas Gerais os coroneis eram submisso dos eleitores.A crice econômica mundial de 1929 ela atingiu a produção de cafe no brasil por outro lado o mundo se tornava mais moderno e o Brasil abrir-se a industria .Coisa que nao podia acontecer.O primeiro periodo do governo de vargas ficou conhecido como governo provisorio pois ele só poderia covenar alguns meses até as votções de outras enleições.JOZINETE MORAIS DO 3° "D"

    ResponderExcluir
  43. A República era a República das elites (na época a elite agrária brasileira, principalmente os cafeicultores de São Paulo e os produtores de leite de minas Gerais). Importando apenas os seus interesses relegando o povo a marginalização. Tendo suas necessidades básicas ignoradas.
    A chamada política do café-com-leite revezava o poder entre Minas e São Paulo, os estados mais poderosos economicamente e os maiores pólos eleitorais do país na época. O controle político dos Estados pela aristocracia contava com a participação importante dos "coronéis". Tais pactos entre governos estaduais e coronéis anulavam, na prática, a liberdade de voto, e as eleições eram manipuladas pela aristocracia, que através do coronelismo impunham sua vontade à população pobre e analfabeta. O eleitor, principalmente da área rural, ao votar, cumpria apenas uma formalidade, ou seja, votar nos candidatos indicados. Na realidade, não eram eleições, mas, praticamente, nomeações, com resultados certos e fatais, pré-estabelecidos. Essa política foi quebrada quando o partido paulista apoiou a candidatura do Júlio Prestes, o que desagradou à elite mineira, que se aliou à elite do Rio Grande do Sul, sendo um dos principais motivos para que Getúlio Vargas viesse a assumir a presidência. Embora assumisse o governo provisoriamente até que fossem convocadas novas eleições, ao assumir o poder fechou o congresso nacional e concentrou o poder totalmente em suas mãos, substituindo os governadores estaduais por pessoas de sua confiança. Getúlio foi obrigado a elaborar uma nova constituição: a constituição de 1934. em 1937, iniciaram-se novas campanhas p/ as eleições presidenciais e Getúlio arquitetou uma farsa para continuar no poder.
    Fabiana Fonseca Furtado 3ºD

    ResponderExcluir
  44. Com o ropimento da plitica do café-com-leite por parte do estado de São Paulo, minas Gerais passa apoia o novo cadidato Vargas do Rio Grande do Sul. Porem Vargas foi derrotado na eleição. Mais tarde Vargas toma o poder e se inicia o governo provisorio, que deveria dura até a chegada da nova eleição. Mas Varga não cumpre com o acordo. Quando chegou o tempo da eleição ele deu um na oligarquia e se inicia uma fase do seu governo conhecida como Estado Novo, porem agora seu governo com carater ditadorial e que enfretaria grandes repreeções sociais, Vargas se manteve no poder por longos anos, mais apesar de seu carater polemico, ele criou alguma das leis e direitos trabalhista que existem hoje.

    Mayra Sá Moreno Sousa
    3° Ano "c"

    ResponderExcluir
  45. A era Vargas, tem duas fases importante que são: o Governo Provisorio e o rstado novo.
    No Governo provisorio iniciou quando Vargas incoformado com a perda na eleição, toma o poder de Whoston Luis, esse periodo ficou conhecido como governo provisorio, porque Vargas deveria ficar no poder só até a proxima eleição, mais isso não aconteceu, pois por meio de um golpe vargas continuou no poder, iniciando um periodo do seu governo que ficou conhecido como Estado Novo e nesse periodo seu modo de conduzir o pais foi com a ditadura. Porem apesar de vargas agir dessa forma ele não esqueceu das classe trabalhadora, pois elaboruou uma constituição que tinha leis trabalhista que são validas até hoje.

    Antonio marcos 3º ano "E"

    ResponderExcluir
  46. Aluna:Jessica borges da silva 3ano "D"

    Com base o texto Mas Vargas iniciou um revolução,dai deu inicio á era de Vargas.
    Washigton Luis paulista indicou para a eleção de juis também paulista acasiata ocasiado conflitos entre os astados que fez com minas Gerais.Pois bem, atraves de um golpe militar Geraudo poruma força eleitoral, como utima temtativa de manter-se no topo o governo provisório chega ao poder.

    ResponderExcluir
  47. ESSE É O PRIMIIRO TEXTO QUE IREI FALAR EU IUSERLENI VOU COMENTAR SOBRE NOSSA CIDADE MARABÁ
    ESCREVO NESSAS PEQUENAS LINHAS. MARABÁ ESTÁ CADA DIA QUE PASSA CRESCE CADA VEZ MAIS E AUMENTANDO AS VIOLÊNCIA E MUITOS BANDIDOS ASALTANDO OS BANCOS E ESTAMOS SEM SEGURANÇAS E TEMOS MEDO ATE DE ANDAR EM NOSSA PRÓPRIA RUAS DE MARABÁ COM MEDO DE SER ASALTADA.ONDE SERAR QUE VAI CHEGAR ESSE NOSSO PREFEITO E GOVERNADORES SEM COMPERTECIA DE GOVERNAR A EDUCAÇAÕ PRECÁRIA QUE EXISTE MA NOSSA CIDADE E MUITO GRANDE. MAIS TENHO GUE UM DIA POSSAR MELHORA. ALUNA:IUSERLENI DE JESUS SANTOS

    ResponderExcluir
  48. A era Vargas coopreende a 3 momento do governo de Vargas que são: Governo Provisorio, Governo constitucional, e Estado Novo.
    O governo provisorio se inicia apartir do momento em que has uma ruptura da politica do café-com-leite e Vargas indignado toma o poder de Whoston Luis. E Mantendo-se no poder com as falsa ideia de que iria se manter no poder so ate a proxima eleição.
    No periodo da constituição, foi um momento em que a oligarquia cafeeira retoma o poder politico e se lança no moviento contra Gentulio Vargas E depois de longos protestos accelerou a realização da elaboração da constituição .
    Essa cotituição trouxe grandes Beneficio para os trabalhadores e para os cidadões, pois criou eis trabalhista que durão ate hoje.
    Ja Estado Novo Foi uma Estrategia de Vargas De se manter no poder, pois ao chegar a nova eleição ele invetou uma falsa acusação de que existia um plano comunista o plano Cohene sspedeu a eleição, pura estrategia politica logodepois anuciou Estado Novo e agora o seu governo era de carater Ditadorial.

    ResponderExcluir
  49. A era Vargas coopreende a 3 momento do governo de Vargas que são: Governo Provisorio, Governo constitucional, e Estado Novo.
    O governo provisorio se inicia apartir do momento em que has uma ruptura da politica do café-com-leite e Vargas indignado toma o poder de Whoston Luis. E Mantendo-se no poder com as falsa ideia de que iria se manter no poder so ate a proxima eleição.
    No periodo da constituição, foi um momento em que a oligarquia cafeeira retoma o poder politico e se lança no moviento contra Gentulio Vargas E depois de longos protestos accelerou a realização da elaboração da constituição .
    Essa cotituição trouxe grandes Beneficio para os trabalhadores e para os cidadões, pois criou eis trabalhista que durão ate hoje.
    Ja Estado Novo Foi uma Estrategia de Vargas De se manter no poder, pois ao chegar a nova eleição ele invetou uma falsa acusação de que existia um plano comunista o plano Cohene sspedeu a eleição, pura estrategia politica logodepois anuciou Estado Novo e agora o seu governo era de carater Ditadorial.

    Samuel s. Lima 3° ano F

    ResponderExcluir
  50. A era Varga teve inicio com revolução de 1930, expusou a oligarqui cafeeira do poder. E nesse momento inicia o governo provisorio que ficou conhecido porque Vargas deveria fica no governo so ate a nova eleiçãoe entre os acotecimento que ocorre nesse periodo destaca revolução constitucional onde precionava o governo a elabora uma nova constituição. Ja o Estado novo foi uma estrategia para se manter no´poder e com isso da inicioa fase do governo de Varga Porem agora com ideologia ditadorial

    ResponderExcluir
  51. A era varga teve inicio com a revolução de 1930 que expusou do poder a oligarquia cafeeira. Nesse momento inicia o Governo provisorio, so até a nova eleição e entre os acotecimento que ocorreu merece destaque a revolução contitucional onde precionava o governo a elabora uma nova constituição. Ja o estado novo foi uma forma que Vargas criou para não entrega o pode e com isso se iniciou a fase do seu governo ditadorial.

    Valquirene 3° ano F

    ResponderExcluir
  52. Vargas assumiu o poder primeiramente de forma rovisoria depois da morte do Vice presidente, com o apoio dos militares ee criou o Plano cohen, quando ocoreu a nova eleição, ele usou sua influencia militar para anular eleição para ele continuar no poder criando assim o estado novo.
    Porem essa nova fase do seu governo era a base de politica ditadorial.

    Jaiara Rodrigues 3° F

    ResponderExcluir
  53. Em 1930 Vagas assumiu provisoriamente a presidência da republica conquistou seu lugar como presidente aproveitou da oportunidade, continuou com a política do governo anterior valorizando o café. Ouve varias crise e revoluções provocados pelas grandes elite que era os senhores do café. Sua política foi baseada na alemã, ele era um ditador seu governo tinha intervenções militares que o apoiava.
    Vagas conseguir ser presidente legal em 1934 assumindo de vez o poder onde fez grandes investimentos em obras de infra-estrutura e desenvolvendo parques industriais que elava a economia dos pais ate os dias de hoje ex: Petrobras. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.
    aluno:Luvanor barbosa dos santos
    serie:3 "D"

    ResponderExcluir
  54. A ERA VARGAS
    BEM DE ACORDO COM O TEXTO A ERA VARGAS FOI MARCADA POR GRANDES CONFLITOS ENTRE OS CRIADORES DE GADOS(MINEIROS)E OS CAFEICULTORES(PAULISTAS)TUDO ISSO COMEÇOU COM O ROMPIMENTO DO ACORDO Q ELES TINHAM QUE ERA O CAFÉ-COM-LEITE,NESSA ÉPOCA CONSOLIDOU-SE UM CLIMA DE TENSÃO ENTRE AS VELHAS OLIGARQUIAS E OS TENENTES.POIS OS MESMOS OCUPAVAM OS CARGOS POLITICOS MAIS IMPORTANTES[...]
    ESSE CONFLITO TEVE A MAIOR FORÇA EM SÃO PAULO,POIS FOI ONDE AS OLIGARQUIAS LOCAIS FIZERAM APELO A AUTONOMIA POLITICA.
    ASSIM EM 1934 VARGAS SE TORNOU PRESIDNTE LOCAL ,DEIXANDO DE SER APENAS PROVISORIO.

    ALUNA:ADREIA DA CRUZ CARVALHO
    TURMA:3 ANO F
    TURNO:NOITE

    ResponderExcluir
  55. A era vargas teve como marco a presença de tenentes ocupando cargos importantes na politica e com isso provocando as oligarquias e com isso causando um grande conflito entre os mesmo e os tenetes e assim podendo ter a força de são paulo para pedir apelo a autonomia local.
    HANNAWANA BRITO DE JESUS
    3 ANO F NOITE

    ResponderExcluir
  56. PODE-SE COMPARAR A ERA VARGAS HA ESCRAVIDAM POIS COMPARO DESSA FORMA PORQUE ESSE TEMPO AS PESSOAS RICASA SO QUERIAM PRA ELES E SE ALGUEM TENTASSE OU PELO MENOS PENSSASE EM TER MAS QUE ALGUM DELES FAZIAM REVOLTA E FOI ASSIM QUEACONTECEU QUANDO O ACORDO CAFÉ-COM-LEITE FOI QUEBRADO POIS FOI POR QUERER MAS QUE OS OUTROS QUE O CONFLITO ACONTECEU.
    MAS COM A PRESIDENCIA DADA A VARGAS NO ANO DE 1934 TUDO ISSO ACABOU POIS ASSIM VARGAS DEIXOU DE SER APENAS UM GOVERNO PROVISORIO E FOI SER LEGALMENTE RECONHECIDO.
    ALUNA:MARISA ALVES FREITAS
    3 ANO D NOITE

    ResponderExcluir
  57. Na minha opinião, sobre o fim da república velha e o inicio da Era Vargas, Foram marcados por muitas coisas Ruins como a miseria que as eliter impunha - vam ao povo Brasileiro.
    A crise econômica no país, eram disputada de presidentes e nada se importavam com a crise do pais.
    Isso sem falar no poder que tinham de mandar e desmandar no pais. Elizangela Umbelino da Silva 3º ano Turma "D" Noite

    ResponderExcluir
  58. Welder Viana dos Santos aluno 3° ano c tarde
    Logo no começo do ano letivo vimos à primeira republica onde falamos de pessoas que tinham poder, como cafeicultores e criadores de gado, ou seja, a elite, eles que governavam eles que criavam a republica, e o povo assistia o Brasil sendo governado por eles. Este esquema de governo, ficou conhecido como café com leite, por ser comandados principalmente por coronéis que sustentou tal republica que obrigavam seus trabalhadores a votar em quem eles quisessem por serem pobres e precisavam de empregos para sobreviver isso ficou conhecido como curral eleitoral. Esses coronéis revezavam o poder assim nem uma saia perdendo. Esse esquema era utilizado principalmente em São Paulo e Minas gerais.
    Falamos também, sobre a crise que afetou em cheio o Brasil, por nossa republica ser governada por fazendeiros, que eram os fornecedores de café no Brasil não abrindo espaço para outras industrializações, estando o café em crise, outros países iam ficando mais modernos e o Brasil cada vez mais pobre.
    Em 1930 Washington Luís que desrespeitou o acordo do café com leite indicou para as eleições Júlio Prestes para o governo de São Paulo e Minas indicou Getúlio Vargas e junto com João Pessoa formava a Aliança Liberal. Todos tinham plena certeza que Vargas ia ganhar as eleições, mais isso não aconteceu, João pessoa derrotou Vargas. Mas logo depois João pessoa foi assassinado, e Vargas assumiu o poder período que ficou conhecido como a era Vargas. No começo Vargas assumiu o poder temporariamente mais ele exerceu por quatro anos.
    Os rivais de Vargas queriam a todo custo tirar ele do poder, Vargas criou uma constituição tendo como base alemã e mexicana e essa constituição falava que ia ser um voto em assembleia. Vargas venceu as eleições e assim se tornou presidente e legalmente e não mais temporariamente.

    ResponderExcluir
  59. a opinião que faço e que foi um verdadeiro massacre de poder onde os ricos eram os governantes e os pobres os os submissos. OS poderosos,como coroneis ,fazendeiros etc... SE aliavam uns aos outros para se manterem mais fortes na briga pelo poder , organizaram golpes e fraudes no processo eleitoral ,foi marcante pois a saida de uma revolução para a chegada de outra ,mais foi o tempo marcado pelos ricos apoiados e os pobres oprimidos e desvalorizados
    pelos seus ideais esqucidos.

    Carliane rodrigues 3B.

    ResponderExcluir
  60. Na minha opinião essa foi uma época de verdadeiros massacres onde os coronéis e fazendeiros mantinham poderes sobre os pobres, que por sua vez não tinham escolhas a não ser obedecer. Uma época em que os governantes só governava para os fazendeiros, que eram aliados para ter mais poder. Na época das eleições muitos golpes e fraudes eleitorais eram feitos pois os coronéis levavam seus agregados para eleger seus candidatos. Até que essa revolução teve fim para uma nova que foi o governo de Vargas.
    aluna Fabiane dos Santos de Abreu 3º ano B

    ResponderExcluir
  61. a minha opinião que dentro da republica esiste uma pratica politica o que mais emporta e os entereses das elites que era as elites agrarias ou seja os cafecultores e os criadores de gado teve tanben a crise economica que atingiu as producão de café pensando ben o mundo eta va mais moderno nas eleicão getulio vargas auxiliou a economia ogrupo de vargas organizou um golpe historiadores chamaram de revolucão Amarildo Silva Ramalho 3:"b" xd

    ResponderExcluir
  62. A Republica era a Republica das elites, e essas Elites era as Elites Agrarias Brasileiras principalmentes os cafèicultores de SP, e os criadores de gado de Minas.O apoio de Minas foi para a candidatura de Getulio Vargas do Rio Grande do Sul que junto com João Pessoa formavam a Aliança Liberal.
    Alem do apoio de Minas, contou com apoio de outros grupos politicos no Nordeste.
    Apesar de todos esses fatos pensando contra a Elite agraria Paulista nas eleições de 1930 Washington luis que ja era indicação Paulista desrespeitando o acordo do Café com Leite, indicou outro Paulista para sucessão pridencial, Julio Preste!

    Alunas:Elizangela Dias, Ana Carla Cruz, Adriana Vieira. 3° "E"

    ResponderExcluir
  63. as elites foi uma organização que manteve um grande acordo entre SP é MG, mais com passar dos tempos houve uma queda economica que atingiu as produçoes de café.O mundo estava ficando mais morderno e nas eleiçoes Getulio Vargas apossouçe das economias e organizou um grupo que deu origem de um grande golpe que ficou conhecido como uma Revoluçao e com esse golpe Getulio Vargas se manteve tomando conta do poder por alguns anos.
    Elisvaldo Alcantara e Edson dos Santos 3°E, NOITE.

    ResponderExcluir
  64. A PRIMEIRA REPÚBLICA FOI MARCADA PELO DOMINÍO DAS ELITES AGRÁRIAS,SENDO ELAS COMPOSTAS PRINCIPALMENTE POR CAFEICULTORES DA SÃO PAULO E CRIADORES DE GADO DE MINAS GERAIS,A POLITICA CONHECIDA COMO CAFÉ COM LEITE,SOMENTE AS ELITES SE BENEFICIARAM COM A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, O POVA NEM MESMO SABIA O QUE ESTAVA ACONTECENDO,"O POVA ASSISTIU BESTALIZADO".
    ENTÃO CRIARAM A ALIANÇA LIBERALSENDO O CANDIDATO APOIADO POR ELES FOI GETÚLIO VARGAS.
    O PRIMEIRO MANDATO DE GETÚLIO VARGAS FICOU CONHECIDO COMO GOVERNO PROVISÓRIO,DURANTE 1931 A 1934,DURANTE ESSE PERÍODO HOUVE GRANDES PRESENÇAS MILITARES NO GOVERNO.APÓS ESSES ANOS DE GOVERNO CORRUPTO COMEÇOU UMA MOBILIZAÇÃO PARA LUTAR CONTRA O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS,QUE FOI CHAMADA DE REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.
    ENTAÃO VARGAS CONVOCA UMA ASSEMBLÉIA, E EM 1934 SE TORNA PRESIDENTE LEGAL DEIXANDO SEU GOVERNO PROVISORIO.VARGAS CONSEGUIU SER ELEITO PRESIDENTE DO BRASIL.
    ALUNA:DALVÂNIA NUNES DA SILVA 3 "E"

    ResponderExcluir
  65. Concordo com a opinião do professor.
    No que diz respeito a carência "Digital" Para a população de baixa renda.Mas, tenho uma outra visão no que tange a re- educação digital da população.Pois entendo que para re- educar alguem é necessário que esse alguem já tenha sido educado antes, e não é isso que vemos em uma comunidade carente, que muitas vezes não tem dinheiro nem para o pão,que dirá para ter um computador ou freguentar uma lanhouse, até porque muitos não sabem nem mesmo ler.
    Agora voltando ao verdadeiro assunto desse texto, "O Fim Da República Velha E o Inicio da Era de Vargas", com olhar critico, poderiamos até mesmo mudar o titulo desse texto para
    O Plágio e seus seguidores abutres".
    O Brasil sempre teve um sistena politico centralizado e extremamente egocêntrico, onde sempre os que ganhavam eram aqueles que já tinham, enguanto a classe(Porque Não)escrava que já não tinham guase nada, tinha o pouco que lhes sobrava roubados pelos abutres politicos da época, não que eles estejam extintos hoje.
    Pois bem através de um golpe militar gerado por uma farça eleitoral, como última tentativa de manter-se no topo, um governo provisório chega ao poder. Porem, oque antes era provisório tornou-se absoluto.E poderoso depois de todas as medidas tomadas, era como se Vargas transforma-se o Brasil em uma multinacional e nomeasse gerentes de sua confiança para admistrarem suas filiáis
    Durante algum tempo,até que deu serto, mas o seus Diretores Regonais aliaram-se Com a concorrência para obterem vantagens politicas, oque gerou um série de acontecimentos, que em meu ponto de vista foram até benéficios a minoria, tenham nascido do plágio governamental;como a Pseuda Revolução, contitução, beneficios trabalhistas e o inicio do fim do Coronelismo.




    Aluna: Renata silva de brito 3°ano "C"

    ResponderExcluir
  66. Olhando o cenário consolidado na Rupública velha, algumas reflexões surgem:
    Qão distante está o modelo político atual daquele vivenciado nos tempos de "glória do café"? Deixamos meno de ser um governo elitísta? Qual o papel das grandes empresas e corporações industriais? Nossos votos estão realmente livres de manipulação?
    Carleane Fonseca Furtado 3º F

    ResponderExcluir
  67. vargas foi um cara muito esperto por que apenas alguns meses que era pra ele passar na presidencia ele passou 4 anos no governo provisorio e ainda pos outros militares tenetentes em cargos de confiança, tipo governador de estado, tendo uma revolta em são paulo que lhe apertou e levou a fazer as eleições onde ainda assim acabou sendo eleito presidente de verdade e não provisorio.

    silmara cruz dorta 3º "F" noite

    ResponderExcluir
  68. bem de acordo com o texto pude observar que a historia do brasil ja tem problemas a muito tempo,pois na era vargas houve nuito sofrimento.
    se não fosse o gorverno de vargas,não haveria o brasil de hoje,pois,foi com o governo vargas foi que acabou a chamada "panelinha" que naquela época,existia bastante[...]
    mas foi no ano de 1934 em que isso deixou de existir pois foi esse o ano em que o "vargas"deixou de ser apenas lenda para virar realidade.
    aluna:izailde conceição da silva.
    3 ano d.noite

    ResponderExcluir
  69. o perido da era vargas foi comlhecido como governo provisorio onde vargasiria governr por algus meses e depois iria deixar o poder mas ele foi ficando ficando e ficou de 1930 ate 1934 mas com a morte de joao pessoa vargas que era seu vice se tornou governo provisorio mas com a crise do cafe com leite elis romperan o combinado politico entre sao paulo e minas gerais obrigando a vargas tomar novas decisoes politicas. fimmmmm aluno; jose welidon vieira souza 3f

    ResponderExcluir
  70. ja estudados sobre a primeira republica os grupos das elites ele fizeram a procramaçao da republica e os elites eles era agraria porque ele s era pricipalmente os cafecutores a em SAO PAULO E OS CRIADORES DE GADO EM MINAS GERAIS.OS CAFE COM LEITE ELES ESTAVA NA BASE DO PODER DOS CORONES.JA O CAFE ELE TINHA UMA DIFIOCUDADE NA PRODUÇAO DE CAFE,O CAFE ERA DE sao paulo e o leite era de minas gerais,eles se ajuntaro o cafe com leite.e foro produzim para trasponta para os estados.poder entende do eras vargas tinha muitos conflitos.e os militares eles apoiava vargas a controlasr o governo estaduais.etc...

    ResponderExcluir
  71. eras vargas foi conhecida como o governo provisorio mas as crises do cafe com leite elis ropero o conbinando polico entre sao paulo.vargas tinha muitos conflitos.e os militares eles apoiava vargas controlar o governo estaduais.se nao fosse o governo de varga hoje n tinha o brasil hoje.vargas ele tinha todo o poder.ele que tomava as decisoes no politica.ALUNO.DAYARA 3f

    ResponderExcluir
  72. e importante lembrar que na republica velha o que mais marcou o periodo cafe com leite as elites mais se destacaram ,e essas elites tinha total poder das elites agrarias de sao paulo o cafe e minas o leite conhecida como cafe com leite ,mas com crise de 29 atingiu a produçao do cafe no brasil .Apesar de varios fatos contra a elite agraria , em 1930 whashinton luis desrrespeito o acordo do cafe com leite ,isso fez com minas indicasse um governo provisorio getulio vargas Rosana 3F

    ResponderExcluir
  73. tudo fala da era vrgas , porem teve tambem o inicio da era cafe com leite , vargas ficou quatrio anos da republica.. e depois teve a queda da tal panelinha, foi com vargas que aabou mais coisa.. Aluno Janderson da Silva 3° E

    ResponderExcluir
  74. A republica , o que importava era os interessrs da elite , o que sustentou essa republica foi o aranjo conh ecido como café co leite que tin ha o poder dos coronéis e teve uma grande crise economica em 1929, que teve uma grande corencia , que mecheu com muitos políticos , que teve como condutores getulio vargas que teve grandes apoios políticos vargas , depois de uma grande tempora tambem foi derrotado .. mais depois teve sua grande carreira ele ficou 4 anos no governo, e com esse 4 anos conseguiub elima a panelinha.. a era vargas ficou basntante conhecida pelos seus conteudos e etc.. Gislane Dias 3° E

    ResponderExcluir
  75. E minha opinião.a republica velha foi um período de grande exploração humana.onde as pessoas eram sujeitas ao trabalho escravo,e somente eram reconhecidas pelo seu titulo de nobreza ou por posses.
    Os direitos da população foram sendo conquistados aos poucos através de varias manifestações populares.e muitas pessoas morreram para garantir os direitos que eu tenho hoje e a era Vargas foi um período de grandes conquistas .
    - A era Vargas começa em 1930 e só tem fim em 1945 por isso eu posso afirma que Getúlio Vargas foi: O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE EM TODA A HISTÓRIA.

    E.E.E.M.Drº Gabriel Sales pimenta
    Nome=Joseane gomes de souza
    serie:3º (D) noite

    ResponderExcluir
  76. eu acredito que a republica velha foi um período de revolta, onde as pessoas não tinham direitos trabalhistas, as classes eram muito divididas,entre nobre e pobre,e os pobres eram submissos a influencia dos poderosos como o voto de cabresto, por exemplo. e a era vargas criou a CLT .Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
    E.E.E.M. Drº Gabiel Sales Pimenta
    Nome : Marcilene nascimento prestes
    Serie: 3º (D) noite.

    ResponderExcluir
  77. compreendi que a antiga republica tinha leis muito liberais politicamente.e a população lutava pelo seus direitos.cansados com as oligarquias politicas,com o voto de cabresto,e outras fraudes.
    - então veio a era vargas, que tirou o direito democrático das pessoas. e tinha estratégias para se manter no poder "o cala a boca" a ditadura militar.mais também nos trouxe vantagens como :
    - Criou a Justiça do Trabalho em 1939;
    - Criou e implantou vários direitos trabalhistas,- Em 1938,
    - criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
    - Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.
    - o ministério da fazenda.e outros.

    E.E.E .Drº Gabriel Sales pimenta
    Nome: Elizangela Umbelino
    Serie: 3º (D) noite.

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.