terça-feira, 31 de julho de 2012

O MENSALÃO: UM MAL NECESSÁRIO?

Como são escolhidos os secretários? Como se vence uma licitação?
Quem já leu Maquiavel sabe que existem males necessários. O mensalão existiu, quem não sabe disso é porque não cresceu mentalmente. A falsa moral concorre para uma condenação do PT e do próprio Lula; mas, de modo geral persiste, na sociedade, uma conformação que na prática implica numa aceitação do “crime”. A estes conformados me junto, não porque concordo com a normatização do crime, mas porque penso que a culpa não foi do PT ou do Lula, mas de um Congresso Nacional viciado que só aprova ou desaprova de acordo com interesses que lhe são próprios, ou dos seus apaniguados.

Haveria, sem uma mesada em troca de aprovação aos projetos encaminhados ao Congresso Nacional, algum programa social símbolo da redução da desigualdade social iniciada no governo do Lula? Não tenho dúvidas que sem essa compra do Congresso o Brasil ainda seria aquele país do PSDB em que ao pobre cabia a miséria estamentária. Na verdade tínhamos estamentos, os pobres ficavam mais pobres e os ricos mais ricos. Havia pouca esperança porque nem mesmo ter uma profissão, como professor por exemplo, significava alguma coisa; o professor Fernando Henrique Cardoso nos ensinou isso.

Nesse início de agosto, às vésperas do período eleitoral, iniciam o julgamento do mensalão. Existe uma discussão política em torno do julgamento. Pouco importa o crime. A sociedade não dá a mínima porque já consagrou a normalidade do crime de colarinho branco e as autoridades porque nunca se preocuparam com a promoção da justiça, exceto quando é para derrubar algum adversário político. A discussão política também é pobre porque a essa altura os da direita já descobriram que não existe esquerda e que o povo brasileiro é amoral, exceto quando é para esculachar a filha ou o filho da vizinha.

Com créditos da professora Flávia, uma mulher que prefere saber.
De resto, sei que o texto que escrevi sobre o filme pornô da Xuxa vai continuar na lista dos mais lidos porque esse povo brasileiro de “Avenida Brasil” e de um fantástico que só exibe ninharias prefere mesmo saber sobre o par de crepúsculo a encarar a dura realidade de universidades caindo aos pedaços, hospitais sem leito e sem médicos, policiais executando pretos pobres e outras mazelas várias.

Existe uma conformidade que só a ignorância pode permitir. Mas a ignorância, para o grosso da população, não decorre do não poder saber, mas do desejo de não saber. Não saber é cômodo. Não saber é fundamental.  

Como são escolhidos os secretários de uma prefeitura? O que significa a fatia de cargos entre os partidos para formar uma base governinsta num Estado ou numa prefeiturazinha do interior do Brasil? O que é isso? Não seria isso também um mensalão, uma venda de um cargo público?

O que me deixa chateado é que, às vezes, me põem entre esse povo-massa que não sabe, e quando sabe ignora.  

26 comentários:

  1. Gostei muito e considero importante sua opinião, todavia achho que no fundo você tentou justificar um erro. Sou daqueles que não acredito no Mensalão nos moldes que a mídia coloca, nem acredito na compra de deputados para obter aprovações de projetos etc. Houve desvio de verbas com outros objetivo tais como caixa 2, por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, esse erro não precisa de justificativa. Embora injustificável do ponto de vista moral, ele é normatizado pela sociedade que o aceita. Condenável é a sociedade que aceita todo tipo de crime político. Ceramente também houve outros usos no tal dinheiro, inclusive caixa 2. Mas, outro dia ouvi de um político que um senador não se elegia, em Goiás, sem investir menos de 2 milhões de reais. De onde poderia vir esse dinheiro? Quem se elege no Brasil sem caixa 2? Talvez os vereadores das cidades do interior. Então o crime existe e a sociedade aceita, o que não retira a natureza do crime. Agora, no caso do Lula o mensalão, no seu plano geral, consistia na compra de apoio político. A governabilidade do governo Lula não ocorreu em função dos votos que obteve nas urnas, mas através do apoio que comprou através do mensalão.

      Excluir
  2. Moisés... concordo contigo... Exageradamente e rasgando a interpretação moral, o mensalão constituiu em benefício para população. Mas o povo brasileiro, aquele que mais beneficiou do governo Lula, não sabe disso. Compra de apoio político, não há nenhuma novidade nisso. A questão ficou para os Ministros do STF julgarem um erro "necessário", e aí vão julgar. Fomos nos discursos da direita, fomos condenando a situação... Biblicamente falando,colocaram o mensalão como o maior demônio que já apareceu, o PSDB possa-se de santo, mas atirem a primeira pedra se em qual governo não aconteceu isso...

    ResponderExcluir
  3. O Brasil é aquele país onde as pessoas criticam o mensalão sem entender sua natureza. Também lerão este texto, de um sujeito muito esclarecido, como racionalização do crime. O mesmo sujeito que fura fila ou recusa emprego para receber o seguro. No país da hipocrisia, acreditem, haverá quem critique o mensalão e recebe o Bolsa-Família (que pelo que se sabe, pode ser filho do dele).

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando diz que a culpa não foi toda do Lula ou do PT, mas sim de todo o Congresso Nacional que só olha o próprio nariz. O mensalão não foi algo correto, mas de certa forma, necessário. Sem a compra dos votos para a aprovação de projetos de Lula, o Brasil seria ainda mais desigual. Mas nada que justifique desviar verba pública para comprar essas pessoas.

    Sinthya Moreira

    ResponderExcluir
  5. Bom, a compra de votos dos parlamentares como ''todos'' sabem sempre existiu, o problema é que, a grande massa não se preocupa em saber o que realmente acontece, aconteceu e sempre vai acontecer nesse país, onde a educação so é feita pra o futebol e para as ficções da rede globo.
    Como foi dito em um comentario anterior, o que mais têm são pessoas que criticam o mensalão e recebem o bolsa familia e olham para o governo Lula e pensa q foi o unico governo que teve compra de apoio parlamentar, enquanto os tucanos se fazem de justiceiros junto ao nosso ''heroi'' de capa preta.

    Thiago Braz da Silva; 3º ano, Tecnico Integrado em Quimica.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o texto lido, pois muitos dizem que o mensalão foi um ato democrático, onde corruptos e ladrões estão respondendo por seus crimes, mas a maioria da população nem sabe do que esses políticos estão sendo acusados, ou quando sabe apenas ignora por sempre acreditar que o Brasil nunca ira aprofundar a investigação e deixando passar em branco quando a poera abaixar. São essas atitudes que faz o Brasil não ir para frente, pois temos que ir a luta para não deixarmos esses políticos decidirem projetos que apenas os ricos serão beneficiado e os pobres cada vez mais ser aprofundar na miséria.

    Karla Nara da Costa Abrantes. 3° ano de Química.

    ResponderExcluir
  7. Realmente se não houvesse a compra de votos os projetos proposto pelo Lula não seriam aceitos, embora isso não sirva como justificativa foi necessário. Gostei muito e concordo com a sua opinião de que o povo ta conformado com os problemas políticos e que não pretendem tomar nenhuma atitude.

    Danubia

    ResponderExcluir
  8. Bem, mediante a compra de votos de parlamentares e corrupção política, tendo como protagonistas alguns integrantes do governo Lula e membros do PT, vejo que o peso e a culpa não só cabe a eles, mas concordo contigo quando diz que a verdadeira culpa é do Congresso Nacional onde apenas buscam visar seus próprios interesses.
    Pode ser sim que o Brasil não seria o que é hoje se não fosse o governo Lula e seus "feitos", mas não justifica ter que comprar o Congresso Nacional, e envolver toda essa corrupção politica para tal atitude. O que acontece é que o povo fecha os olhos para o futuro do Brasil e de "seus filhos", e tenta discutir apenas o que ocorre na mídia e em outras coisas insignificantes, no qual, não tem a menor importância em suas vidas. Na realidade se o povo deixasse de se alienar e começasse a dar importância ao que verdadeiramente importa, ai sim veria que o poder não esta na mão da politica, mas sim na mão de quem o faz. O errado não são os políticos mas sim de "vocês", que não buscam se informar sobre as pessoas em quem elegem.
    Lucas Almeida Galvão; Química 3º ano

    ResponderExcluir
  9. Professor Moisés, pessoalmente acho, que o mensalão constitui com benefício para população, pois serviu para nos mostrar quem são os verdadeiros governantes de nosso país, quem são esses que se dizem nossos representantes. A política de nosso país é pura decepção, um escândalo atrás do outro e ninguém vai preso. As pessoas trabalham e todo o dinheiro vai para as mãos desses corruptos que ao envés de utilizar a verba em prol de melhorias para população, utilizam para interesse próprio. A mídia foi meio que uma janela para nos mostrar os políticos que nos governa. Entretanto, algumas pessoas não estão dando a mínima para isso, vivem em uma conformidade do crime como citada em seu blog então, o mensalão nos auxiliaram para que na próxima eleição, possamos eleger corretamente os líderes que vão nos representar, e assim, não cometemos os mesmos erros.

    Pâmela Rityelle Moreira Soares; 3º ano integrado em Química

    ResponderExcluir
  10. Entendo sim que o mensalão é um mal necessário, se levarmos em consideração que o mesmo serviu para mostrar a população, que é na maioria das vezes alienada e que só reclama dos problemas depois que eles viram "modinha" nos jornais sensacionalistas o que anda acontecendo realmente com os nossos tributos.Casos como estes vem para mostrar que enquanto a sociedade se preocupa com o final da novela, tem muita gente por ai preocupada com o mesmo final da novela, mas sentado em uma grande poltrona comprada com o nosso dinheiro.Desta forma, é notável ver quão grande é a necessidade de usarmos uma fato como esse, que de nada é isolado, para que de alguma forma isso pare de acontecer.A pergunta que fica é, "Até quando o desnecessário é importante aos olhos?!?".
    _Beatriz Pidde'

    ResponderExcluir
  11. É professor, infelizmente enquanto a galerinha do “colarinho branco” rouba milhões dos nossos bolsos, a massa que deveria estar questionando está sentada em frente a uma “caixa mágica”, uma janela utópica que nos apresenta um mundo perfeito onde os de “colarinho brancos são os heróis e os "ladrões de galinha” os vilões.
    Costumo dizer que o povo brasileiro é um povo “estuprado” pela política; tão estuprado que hoje é uma “puta conformada”.
    A corrupção no Brasil se consolidou como um “ato normal”. Enquanto as rodas de fofoca e os debates de futebol forem mais importantes que as questões políticas, essa “normalidade “ se manterá. O pobre cada vez mais pobre feliz vendo seu futebol e corruptos cada vez mais ricos, de “licença médica” nas ilhas cayman.

    Shannon D. (3º Química)

    ResponderExcluir
  12. Corrupção no Brasil por parte de políticos sempre existiu, não entendo por que o povo brasileiro ainda fica assustados com essa realidade no país onde primeiro vem o futebol para depois a saúde da população. Concordo que o grande culpa foi do Congresso Nacional, pois os mesmo só utiliza o dinheiro para interesses próprios, mesmo achando que o mensalão trouxe beneficio para a população onde fez o Brasil ''acordar'' e ver os verdadeiros representantes que colocamos no nosso país.A mídia só serve para retorcer a realidade dos fatos e mostrar só aquilo que convêm a eles e esquecem da população que necessita da realidade dos fatos.
    Amanda Cristina Amorim; Química 3º ano

    ResponderExcluir
  13. O Brasil, infelizmente, é um dos que lideram os índices de mais altos de corrupção do mundo. Seria a culpa do PT, ou mesmo do Lula? Certamente não. A população brasileira usa o voto - que deveria ser um ato de cidadania, da mesma forma, por exemplo, que uma criança utiliza uma arma de fogo engatilhada. E o resultado é igualmente catastrófico: administradores que não têm preparação suficiente para reger os interesses da sociedade, assumem cargos e a única coisa da qual são capazes, ou mesmo querem, é roubar. E a população? Permanece enganada e alienada por uma mídia manipuladora e falsa, que encobre a podridão de quem lhe convém e dá entretenimento à massa. E enquanto o país está de pernas pro ar (como nas últimas manifestações) a mídia faz de um tudo para mudar o foco das coisas. E em grande parte das vezes, consegue. Mariana Fagundes. 3º ano. Química.

    ResponderExcluir
  14. Achei bastante interessante as tirinhas, principalmente a primeira que nos mostra um diálogo entre dois personagens sobre o mensalão , e o texto nos deixa bem claro do que se trata, mostrando que a maioria das pessoas ficam de olhos fechados diante dos corruptos, e o mensalão é uma forma de apresentar e prevenir a população daqueles governantes corruptos e mostrar quem realmente se importa com o nosso Brasil.
    Jeniffe Veloso Rodriguês - 3° Ano em Química

    ResponderExcluir
  15. Professor Moises concordo com o seu posicionamento argumentativo em relação a compra de votos de parlamentares e corrupção política. E conforme o senhor abordou também, atualmente o mundo gira muito em torno da mídia, aonde na qual os problemas ocorridos na política são dados como pouco importantes e ficam na maioria ocultos , devido a população brasileira der pouca importância, enquanto assuntos sem necessidades são colocados no topo , como por exemplo a vinda do cantor JUSTIN BIEBER ,que causou e teve grande audiência perante os meios de comunicação brasileiros , isso na minha visão e lastimável.
    Izabela Rodrigues – 3° de química

    ResponderExcluir
  16. Professor Moises, concordo que o mensalão é um mal necessário, pois agora a pupolução percebe quem realmente são os corruptos. Em questão da compra de votos sempre teve e sermpra terá e o povo brasileiro como sempre procuram não entender isso. Quando a mídia expõe os curruptos a população assusta, pois como disse anterior, eles procuram não ver. Achei legal as tirinhas colocadas, a última faz um qusetionamento interssante, o que importa é a briga do casal de crepúsculo e não as greves?, Ou seja, o que é importante não é notícia e pode ser deixado de lado.
    Ysadora Batista Pires - 3° de química

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente o mensalão é um mal necessário para que população tome ciência do que se passa por debaixo dos panos, o pior é que a compra de votos faz parte da cultura da maioria dos brasileiros que não se importam de continuar na condição de analfabeto politico, que pensa que ser cidadão é só apertar a tecla verde de urna, sem se importar com a consequência de tal ato, e ainda se acham ofendidos quando são taxados de alienados pela mídia.

    Alessandra Rodrigues Barbosa 3° ano de química

    ResponderExcluir
  18. Concordo que o mensalão é um mal necessário. As pessoas sabem que a compra de voto é ilegal, mesmo assim elas aceitam dinheiro em troca mesmo assim. Isso acaba dando de certa forma ,direito para os politicos roubarem, pois as pessoas sabem e não importam. Achei super interessante astirinhas colocadas, pois mostra o que as pessoas estão realmente interessadas em saber. Nielly

    ResponderExcluir
  19. Creio que para o Brasil melhorar a população tem que abrir os olhos para a realidade e ver qual a verdade. A população apenas vê o superficial é só dar uma festa algo do tipo que o povo esquece o verdadeiro problema. Focam apenas no que não e necessário no que não vai dar futuro. Quando a população brasileira realmente abrir o olho e perceber todos os problemas e parar de achar que é algo comum.
    Narabela Lorrane 1° ano de informatica

    ResponderExcluir
  20. Moisés eu como aluno tenho que ter uma opinião própria,por isso não acho o mensalão um mal necessário,por que se todos tivessem a atitude de não vender votos,de não concordar com esse sistema,e denunciar os políticos que estão fazendo essa pratica,tenho certeza que o cenário politico seria diferente.Mais uma coisa eu concordo que hoje em dia quase ninguém se importa com os assuntos relacionados com a politica,começando de mim mesmo,Não procuro me informar sobre esse assunto,isso é errado,mais agente vai se conformando com a situação é acaba não vendo,ou talvez vendo mais não dando a minima.

    ResponderExcluir
  21. Amanda Evelly -1° Informática23 de abril de 2014 às 21:10

    Existem várias formas de encarar os problemas de uma sociedade podendo eles ser de ordem política, social ou econômica. Mas a forma aqui não importa, o que se pode verificar é que problemas existem para que uma sociedade possa se desenvolver.
    E na maioria delas a falta de conhecimento ou o desinteresse propriamente dito, torna viável. Pois viver numa sociedade desorganizada onde a injustiça reina entre os detentores do poder é melhor permanecer inerte. Mas a quem devemos recorrer? Que tipo de autoridade existe ao nosso favor?
    Entretanto uma sociedade só permanece acomodada quando se permite ser manipulada.
    Porque no nosso país os fatos e as corrupções são esquecidos de forma tão rápida que um grande erro pode ser encoberto até por uma cesta básica.
    Mas de quem será a culpa, de quem governa ou de quem elege seus representantes?
    O mal só se torna necessário pela ausência da justiça ou do conhecimento.

    ResponderExcluir
  22. Concordo de certa forma, pois querendo ou não com a aprovação de alguns projetos sociais acabou que beneficiou a população, mas por questão das dúvidas o mensalão foi um ato criminoso, pois aconteceu o desvio de dinheiro, ou seja, "roubaram" o país e houve grandes subornos a grandes empresas e políticos para que eles votassem nos projetos seguindo as orientações do governo, sendo que esses votos os deputados, governadores deveriam votar em favor da população, pois eles estão lá para representar e fazer o melhor, mas como e o tal crime do "colarinho branco" acabam por ficando impune das leis e respondem sempre em liberdade. Mensalão ato de muita corrupção e desvio de dinheiro!

    Raul Vilas Bôas de Sousa.
    1° Ano de Informática.

    ResponderExcluir
  23. Paulo Vitor B. Silva23 de abril de 2014 às 21:43

    Bom, o mensalão (apesar de ser um crime...) trouxe sim um certo beneficio para o nosso país, porém, muita verba foi desviada para que esses programas sociais fossem aprovados por um pessoal que deveria saber o que é melhor para o povo, aprovar, e se preciso reprovar sem cobrar nada a mais. O povo ignora esses problemas por ignorancia, acha que nao tem nada haver com isso, mas se esquece que quem suou para ganhar o dinheiro foi ele. A imprensa deveria tomar a frente e pelo menos comunicar ao povo brasileiro que vem sendo apunhalado pelas costas por um governo corrupto, mas totalmente contrariando a minha ideia da mais importancia e destaque a "picuinhas" e fofocas das vidas dos famosos. Muito bom texto e concordo sim que o mensalão foi um mal necessario. Paulo Vitor B. Silva 1º Ano De Informatica.

    ResponderExcluir
  24. O mensalão existiu e a culpa maior foi dos integrantes do PT, pois na época, eles estavam no poder. A maior parte da população brasileira não aceita essa prática, mas apenas dão o seu voto acreditando nas promessas dos políticos; que quando estão no poder começam à cobrar dinheiro para aprovar projetos que vão nos beneficiar, beneficiar os eleitores. O mensalão causou um atraso muito grande para o nosso país, pois dinheiro que poderia ser investido em saúde, educação, etc. foi parar no bolso de corruptos. É um absurdo que num país com tanta riqueza como o nosso, existem pessoas inescrupulosas que exigem "mesada" para aprovar projetos que beneficiam a população. E enquanto isso a população vive cada vez mais na miséria. Não acho que este seja um erro justificável, exigir um pagamento extra para exercer seu cargo é a prova do real desprezo pela população brasileira.

    Danilo Chagas
    1° ano de informática

    ResponderExcluir
  25. João Henrique 1º Informática IFG23 de abril de 2014 às 23:42

    Com certeza o mensalão não foi somente parte culpa do PT e do Lula , mas parte também de todos no Congresso que olham somente para coisas que é de seu interesse, vendendo e comprando votos.
    Agora em 2014 com a condenação dos participantes do mensalão, muitas pessoas mal sabiam, quem, e por que estavam sendo condenados, já que foi há tanto tempo atrás ,que elas nem se interessam mais , ninguém quer saber de nada . Creio que agora em 2014 uma das coisas mais impressionantes em relação ao mensalão , foi o condenamento do José Genoino , que foi condenado a pagar uma multa de R$468 mil , e que , seus amigos que criaram um site de doações para "ajudar" Genoino arrecadaram mais de R$700 mil de doações de pessoas que o apoia. O Lula para não ser "escandalizado" na mídia(sobre o mensalão e outras mais) , sempre "soltou" aquela velha desculpa "não sei, não vi , não vou me comprometer".
    Acho que nem tudo que a mídia coloca por ai pode ser considerada verdade, pois muitas vezes as noticias "passadas" na Rede Globo são antes "confiscadas" pelos partidos aliados com a própria emissora. Pode ser que ocorra do Fantástico, fazer uma matéria interessante sobre coisas que precisamos saber , mas como hoje existe uma "falsa ditadura" ,nem tudo pode ser mostrado ao público , sendo assim temos que nos conformar com matérias de Crepúsculo entre outros.
    Creio que não podemos realmente acreditar em tudo que a Globo fala ,pois não podemos esquecer que em tempos atrás , a emissora apoiou o Collor e "derrubou" o Lula nas eleições de 1989, sendo assim , Collor foi eleito e teve o "comando" do Brasil 'somente' por 2 anos após sofrer o Impeachment em 1992 pelo fato de ter sido UM DOS comandos mais decadentes que o Brasil já teve em épocas modernas.
    Sendo assim defendo , que as pessoas não podem criticar ou acreditar em algo só por que ela viu na TV, pois nem tudo que está nela é verdade.
    .

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.