domingo, 11 de maio de 2014

PIRAQUÊ-TO, A PREFEITURA COMO NEGÓCIO DE FAMÍLIA



Prefeitura de Piraquê, um negócio da família Nepomuceno.

A palavra nepotismo, como a maioria das palavras de nossa língua, é de origem latina. A palavra vem do latim NEPOS, que significa neto ou descendente. Nepotismo, portanto, é um termo utilizado para designar o favorecimento, no serviço público, de parentes em prejuízo do interesse da coletividade, a quem deveria servir o detentor de um cargo de gestão.

NEPO é também o radical do nome da família Nepomuceno (NEPO+MUCENO). Talvez isso explique porque a administração do prefeito João Batista Nepomuceno Sobrinho, o João Goiano, no pequeno município de Piraquê-TO, seja um dos maiores exemplos de nepotismo no Brasil atualmente.

Lá no Piraquê, os menos de 3 mil habitantes precisam se esforçar para sustentar os vários parentes do prefeito que ocupam secretárias e outros cargos do primeiro escalão da prefeitura. Corre de boa-em-boca em Piraquê que, atualmente, o maior negócio é ser da família do prefeito e a maior competência é ter Nepomuceno no nome.

Com 2.709 habitantes, segundo o TER-TO, o município de Piraquê tem 10 secretarias, 5 subsecretarias, 1 pregoeiro e, pasmem, 1 cargo de gestor público municipal, a maioria dos cargos ocupados por parentes diretos do prefeito. O prefeito emprega, no primeiro escalão da prefeitura, o filho e a nora, o irmão e a cunhada, dois sobrinhos e outros parentes que ocupam cargo de segundo escalão.

João Goiano, a prefeitura como patrimônio da sua família.
Parece piada, mas chegou-se ao absurdo de o prefeito de Piraquê fazer aprovar na câmara, que aliás lhe é subserviente, uma lei para que a municipalidade pague o salário da sua empregada doméstica. Isso significa que o povo de Piraquê paga, só do primeiro escalão, o salário do prefeito, do seu filho, da sua nora, do seu irmão, da sua sobrinha, da sua cunhada e de mais um sobrinho e, como se não bastasse, ainda tem que pagar o salário da sua empregada. Só não é piada uma coisa dessa, porque é em Piraquê.

O único posto de combustível da cidade, depois que João Goiano chegou ao poder, foi adquirido por seu filho através de laranja, passando o mesmo a ter como principal cliente a prefeitura municipal de Piraquê e vendendo combustível a preço exorbitante.

Suspeita-se, aliás, que o filho do prefeito, secretário de finanças, faça atrasar o pagamento dos funcionários para que, transferido o dinheiro para uma conta poupança, possa apossar-se dos rendimentos até a data do pagamento dos salários, atrasados.  

Bizarra é a frota de carro branco em Piraquê. Pertencem à família do prefeito. Na última vez em que lá estive, enquanto assistia a uma partida de futebol, praticamente a única opção de lazer na cidade, um munícipe, quando passava algum veículo, ia me dizendo de quem se tratava. Logo eu percebi esse detalhe estranho. Todos os carros novos eram de familiares do prefeito com cargos de chefia na prefeitura e, exceto uma camionete prata, todos os carros eram brancos. Suspeita-se que alguns carros chegaram à cidade depois da venda de uma grande fazenda, que rendeu em impostos mais de 2 milhões ao município.  

Enquanto isso, o prefeito fez o que nenhum outro prefeito do Brasil conseguiria, reduziu o salário dos professores quase pela metade. Deve ser de revirar o estômago, ter o seu salário cortado pela metade enquanto a familharada do prefeito dá de braçada nos recursos do tesouro municipal.

Diz-se que a arrecadação do município é baixa. Mas se dá para ilustrar os nepomucenos, devia dar para respeitar a dignidade daqueles cujo salário o governo federal paga em mais de 60%, os professores.

E assim como os demais pequenos municípios do Tocantins, que nasceram só para terem prefeitos, Piraquê sobrevive de repasses federais, principalmente saúde e educação que, suspeita-se, são desviados para outros fins.

Como se vê, o nepotismo, na prática, é o que fazem aqueles que, por falta de caráter, utilizam o cargo que têm para beneficiar os seus parentes tornando o serviço público cabide de emprego, o que prova a incompetência da sua parentela já que se pressupõe que, de outra maneira, estariam desempregados ou subempregados.

8 comentários:

  1. Infelizmente este gestor é tido por alguns, inclusive vereadores, como o homem que veio para salvar Piraquê, esquecendo-se que o mesmo foi Prefeito deste município na gestão de 2001/2004 e que nos deixou quase em estado de calamidade pública, o que não vai ser diferente ao findar a atual gestão, pois todo tanto de dinheiro para ele é pouco, pois a família é grande.

    ResponderExcluir
  2. Onde está o Poder Legislativo? ou será que Piraquê é diferente dos outros municípios do Brasil e não possui este poder?

    ResponderExcluir
  3. Pobre Piraquê, Piraquê pobre, dos mananciais esvaídos, dos sonhos esquecidos, dos homens destruídos............ Sim dos homens destruídos........... Esse prefeito é muito bom, afinal foi o pai dele, legitimo dono de Piraquê que tornou esse troço um município brasileiro, não para melhorar as péssimas condições de vida dos moradores do então distrito ligado a Xambioá, mas talvez para amenizar os custos de vida da família NEPO muceno conforme o senhor aborda ou para atenuar as atrocidades praticadas no passado contra os homens destruídos, homens dos quais esta geração atual talvez nem queira ouvir mas dos cemitérios clandestinos e túmulos na sede do municipio eles gritam desesperados, mas isso é outra questão, o importante aqui é que vocês filhos de Piraquê se vão para longe e ficam atazanando as moscas (NEPOMUCENOS) que comem este corpo em decomposição que é a sociedade Piraqueense. Faça me favor deixai as moscas comerem em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muittos vam embora por que os jestores que entram em vez de entrar na prefeitura e dar enpregos para os filhos de piraque traz pessoa q so conhesse o piraque so por nome pessoa q so quer ajudar robar o nosso municipiol e aqui em piraquer tem uns baba ovo fica falando o o prefeito joao goiano estar trabalhando estar por q robar ja virou uma profiçao e nao são so as moscas os urubuis q nem vcs tambem faz isso.

      Excluir
  4. Ô caminho é documentar através de filmagens , papéis etc... e encaminhar ao Ministério Público !!!!
    O Ministério Público é talvez a única instituição capaz de fazer uma " limpa ' por ai..... mas fundamental é a participação da população levando ao conhecimento do MP os fatos e possíveis provas!!!!
    Vamos ensinar este caminho a população Piraqueênse!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Moisés,
    Boa Tarde
    Pelo que percebo o tal prefeito é mais poderoso do que se possa imaginar, basta averiguar que todos os comentários postados até aqui estão anônimos, isso deixa claro o pavor que a população tem de criticar tal figura........... por isso destaco aqui aquele trecho da canção que diz............. BRASIL (PIRAQUÊ) MOSTRA TUA CARA. Enquanto ficar tão evidente o medo que uma população tem em relação ao seu governante, tenham certeza que ele se sentirá de fato O PODEROSO CHEFÃO, se é que os senhores assistiram aquela obra prima do cinema.
    Um bom caminho para saber quanto arrecada e como tem sido feito os investimentos pelo poder público em Piraquê é utilizar-se da Lei de acesso a informação, no site da Secretaria do Tesouro Nacional constam repasses do Governo Federal de janeiro a abril deste ano, apenas nestes 4 meses foram repassados para a prefeitura de piraquê R$ 2.261.446,68 (Dois milhões duzentos e sessenta e um mil quatrocentos e quarenta e seis reais e sessenta e oito centavos).
    cientifique-se no entanto que em uma cidade tão pequena e onde segundo dados do IBGE de 2010, vivem 2.920 habitantes, dos quais 1.122 moram na sede do município e 1.798 na zona rural (assentamentos), não há outra forma de corruptos manterem o poder a não ser através da subserviência de um bando de apaniguados, não por acaso a prefeitura de Piraquê tem 295 funcionários ou seja pouco mais de 10% da população é funcionário da prefeitura.
    Dito tudo isso vou a Piraquê pelos amigos, pelos parentes, pela infância que lá tive, contemplo a natureza e esqueço o resto pois como disse um dos anônimos pra nós que estamos distantes tá muito fácil atazanar.

    Elizeu Pereira da Silva

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.