terça-feira, 13 de abril de 2021

A COVID-19 E A ÉTICA CRISTÃ

Os brasileiros têm acompanhado, sobretudo a partir do julgamento no Superior Tribunal de Justiça, STF, a discussão vinculada nos meios de comunicação sobre a questão do fechamento das igrejas, medida que, segundo alguns, afrontam a liberdade religiosa, que é direito constitucional. Vê-se nessa querela muita má-fé. O primeiro grande problema são dois servidores da Justiça, o representante da Advocacia Geral da União, pastor André Mendonça confundido a função que é de Estado, com o púlpito da sua igreja e os interesses da sua clientela, não da União; outro, outro, nesse caso ministro do STF se prestando à serviçal do presidente. Ambos fazendo da bíblia o novo Vade Mecum do Direito nas mãos de péssimos alunos.

Algumas pessoas me chamam, injustamente, de ateu. Sou um homem de fé. Mas não da fé cristã. A fé cristã, essa que engendrou essa cultura medíocre da insensibilidade, da misógina e de todo um repertório de violência contra qualquer um que ouse pensar diferente não tem lugar nas minhas convicções.

O que interessa aqui, no entanto, é dizer que pela falta de escrúpulos desses homens que só pensam no coador, na cestinha e nas campanhas que arrecadam fundos às custas da fé alheia, constitui-se essa situação em que o STF precisa perder tempo para determinar o óbvio: que todos os brasileiros podem professar sua fé - o que não chega a ser verdade, já que as religiões de matriz africanas são perseguidas até pela polícia - mas que a liberdade de fé não concorre com medidas sanitárias de prevenção ao contágio da Covid-19.
 

O que os senhores das igrejas, pastores e muitos padres, querem é o mesma coisa que todo comerciante quer, ou seja, vender o seu produto. Todo mundo quer grana. Nesse sentido, a revolta é a mesma: comércio fechado não rende vintém.
 
A ética é sempre a mesma, a do lucro acima de todas as coisas. A sede do lucro, inclusive acima da solidariedade com aqueles que podem, ao frequentar a igreja enganado com a promessa de lugar de proteção, contrair Covid e morrer. Dez mil podem cair à direita e dez mil à esquerda, se houver arrecadação de dinheiro, ainda estará operando o grande deus desses homens: a ganância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.