quinta-feira, 5 de abril de 2012

ENEM 2012: COMO SE INSCREVER?

O Enem 2012 novamente caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, a responsabilidade pela organização de todo processo do Exame Nacional do Ensino Médio.

O INEP divulgou uma nota afirmando que ocorreriam duas provas do ENEM 2012, uma em abril e outra em outubro, com duas etapas de inscrições respectivas. No entanto, o Ministério da Educação – (MEC) no início deste ano cancelou esta expectativa. Somente a realização da prova do segundo semestre foi mantida, oficialmente definida para realizar-se nos dias 03 e 04 de novembro.

Desta forma, a data das inscrições do Enem 2012 vão do dia 28 de maio ao dia 15 de junho e serão realizadas exclusivamente pela Internet a partir do site do INEP, cujo endereço eletrônico é: http://enem.inep.gov.br


É importante que os estudantes da rede pública de ensino saibam que não precisam pagar a taxa de inscrição de R$ 35,00. Mas para isso é preciso que o candidato faça a emissão de carência no final da inscrição [que isso seja verdade]. Essa declaração de carência é emitida de acordo com as informações do candidato, principalmente, que sempre estudou em escola pública.


Estimativas demonstram que o número de estudantes inscritos para o Enem 2012 deve superar os mais de seis milhões de participantes da edição anterior do exame.

Alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas não pagam taxa de inscrição. Estudantes malas que concluíram o ensino médio em escola pública, fazendo a declaração de que são carentes também estarão isentos, porque falta fiscalização no processo de análises destes pedidos de isenção.

Os documentos necessários para inscrição do ENEM 2012 incluem RG e CPF, portanto, se você ainda não possui, ainda há tempo de providenciar. Informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço e CEP, também são necessárias.

O calendário do ENEM 2012 deverá ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2012. Comece já a se preparar e reservando um tempo a mais para seus estudos. Amadureça a ideia de qual curso pretende fazer e analise as instituições que oferecem o suporte necessário para você realizar seu grande sonho.

Aqueles que concluírem seus estudos somente no ano que vem serão os primeiros a terem oportunidade de realizar o ENEM em duas edições. Quem deu essa garantia foi a Presidente Dilma Rousseff.
Sem ENEM não tem PROUNI, SISU, nem FIES.
Quero lembrar ainda aos alunos que o exame é indispensável àqueles que desejam ingressar ou prosseguir com os estudos no ensino superior, pois oferece bolsas integrais e parciais em Instituições Privadas de Ensino Superior, através do Prouni, e vagas em Instituições Públicas de Educação Superior, através do Sisu. Além disso, o Enem concede Certificação de Conclusão do Ensino Médio para aqueles que não concluíram os estudos e dá aos estudantes a possibilidade do financiamento dos estudos, através do FIES.


O ENEM não privilegia o notório saber em determinada área do conhecimento, o sistema de avaliação adotado, procura ponderar a média considerando as habilidades e competências nas diferentes áreas do saber.
Isso significa que tão importante quanto saber conteúdos da área de exatas, é ler, ouvir jornal, ler jornais, debater sobre temas da atualidade; tomar conhecimentos de temas de outras áreas, como geografia, história, sociologia, filosofia, língua portuguesa, etc.


Se você vai fazer o ENEM nesse ano de 2012, bons estudos. E não esqueça, não se trata de sorte, se trata de competência.