segunda-feira, 23 de abril de 2012

MEDIOCRIDADE E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE PROFESSORES MEDÍOCRES

Livro, além de uma arma contra a polícia, é também o
o terror de professores medíocres, que não têm
nenhum gosto pela leitura.
Todo cidadão brasileiro sabe que a educação em nosso país se encontra num estado cuja gravidade urge por solução. O que poucos sabem é que a doença demanda cura também dos professores. Os docentes estão doentes. Alguns afetados por enfermidades físicas, mas prevalece a mediocridade como enfermidade maior entre esses profissionais.

Já que estou escrevendo, vou pôr de lado o vil sentimento que geralmente trava nossa comunicação e nos obriga a meios-termos; não quero usar meios-termos, e para ser assim tão verdadeiro, começo por dizer que um elemento fundamental na promoção da mediocridade no espaço da escola é a contratação temporária de professores. São eles, os contratados, os mais medíocres entre todos.

Ministrador de aulas medíocres, o professor medíocre
em nada contribui para mudar esse quadro.
A mediocridade é multiforme. Vai desde a qualidade intelectual e didático-metodológica à qualidade do exemplo no que diz respeito à cidadania. Mas não são apenas os “contratos”, medíocres são muitos colegas professores e professoras que em nada contribuem para a melhoria da qualidade do ensino.

Fui professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás, como contrato e depois efetivo. Fui professor na Rede Municipal do Município de Niquelândia, Águas Lindas de Goiás; na Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará e na Rede Municipal de Marabá. Em todos esses espaços vi mediocridade.

Não digo que não fui medíocre em muitas ocasiões. Mas sei que não deixei prevalecer a mediocridade.

Professores medíocres não se mobilizam. No intervalo, como vejo quase todos os dias em uma escola em que trabalho, falam das suas doenças e dos remédios porque professores medíocres quase sempre estão doentes. Professores medíocres passam o ano inteiro sem ler um livro, e ainda pretendem que seus alunos sejam leitores. Professores medíocres não inovam e seus alunos não aprendem, mesmo assim todos têm excelentes notas, em alguns casos, a mesma nota para todos. Professores medíocres se ressentem contra quem “é do movimento” porque justificam sua acomodação como exercício da ordem, sem saber que a ordem no Brasil é desigual, injusta e covarde. Professores medíocres atrasam o nosso país, mas agradam aos políticos, porque geralmente são apadrinhados por estes.

A essa pergunta, considerando docentes medíocres,
 dever-se-ia responder sim. Importância não é dada,
é conquista.
Professores medíocres têm tudo a ver com a decadência da educação brasileira. Professores precisam de salário melhor? Claro, precisa. Mas, a solução não está aí somente. É preciso melhoria de salário, mas também de qualificação intelectual e didático-metodológica dos professores e, mais urgente, de professores que têm competência para se comprometer, inclusive competência crítica e cidadã para o exercício da docência.

Eliminar os professores medíocres do espaço escolar, acredito, é medida fundamental para a eliminação da mediocridade na educação. A partir daí, melhoria de salário e das condições de trabalho virá como conseqüência afinal, são os medíocres que travam qualquer conquista.

Quem discordar, que se expresse!

6 comentários:

  1. A TENDÊNCIA É PIORAR:
    COM A PROLIFERAÇÃO DE FACULDADES DOS ÚLTIMOS 20 ANOS, AUMENTA-SE GRADATIVAMENTE O NÚMERO DE UNIVERSITÁRIO E BACHARÉIS, MELHORANDO AS ESTATÍSTICAS OFICIAIS ...... EXEMPLO CLÁSSICO, SÃO AS MILHARES DE FACULDADES DE DIREITO CRIADAS, ONDE QUALQUER UM ENTRA, MESMO SEM SABER AO MENOS ESCREVER, LER E ENTENDER UM TEXTO, E O PIOR .... DIFICILMENTE UM ALUNO SAIRÁ DESSAS FACULDADES SEM UM DIPLOMA NA MÃO (EM GRANDE PARTE DAS FACULDADES, SE ALGUM PROFESSORE FOSSE FAZER UMA AVALIAÇÃO REAL DO DESEMPENHO DOS ALUNOS E DESSE A NOTA MERECIDA, EM POUCO TEMPO ESSE PROFESSOR ACABARIA DEMITIDO).
    E TOME ... PROFESSORES MEDIOCRES, MÉDICOS MEDIOCRES, ENGENHEIROS MEDIOCRES ETC..

    E O PIOR, VAMOS SUBSTITUIR OS PROFESSORES MEDIOCRES POR QUEM?
    GJCS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é GJCS, infelizmente nossa educação, inclusive a superior tem tendido por esse caminho. Mas, importante é saber que, no âmbito particular, somente os bons sobreviverão.

      Excluir
  2. Caro Moisés,
    Como diz certo pensador “as palavras bonitas não são verdadeiras e as verdadeiras nem sempre são bonitas”. Uma análise fria da realidade que existe na educação brasileira vai de fato mostrar isso: muitos dos profissionais que nela estão atuando desenvolvem um trabalho medíocre, muito embora nem sempre sejam pessoas medíocres. Conheço colegas professores que são excelentes profissionais na rede particular que os escraviza, mas que quando estão na educação pública fazem qualquer coisa para descansar do seu trabalho puxado na rede particular. Talvez o sistema desorganizado os empurre para essa falta de profissionalismo enquanto atores da escola pública.
    Não concordo quando o nobre colega afirma “são eles, os contratados, os mais medíocres entre todos”. Nunca passei pela situação de contrato na educação, pois já entrei concursado. Hoje, avaliando meus primeiros anos de inexperiente professor, vejo o quanto fui medíocre naquele início de carreira. Talvez a formação que eu tenha recebido tenha sido medíocre. O tempo, a experiência em sala é algo fundamental para formar o professor. Quem sabe o temporário não tenha tido tempo suficiente para completar a sua formação.
    Vejo mediocridade naqueles que se escondem atrás de um contrato para fugir da luta pelas melhorias de sua classe. No entanto, muitos concursados também fogem a luta e preferem em nada contribuir. Concordo quando o estimável companheiro afirma que a falta de leitura torna o professor medíocre. Não só o professor, digo eu, mas qualquer profissional que não ler fica nesse estágio de mediocridade.
    Seria possível eliminar esses medíocres da educação? Muita gente concursada teria que ser exonerada. Muitos que estão há quinze, vinte anos na educação sem nunca terem saído do nível médio, que é um estágio medíocre para o professor, teriam que ocupar outros cargos. O professor precisa ser antes de tudo um pensador, um produtor de conhecimentos, dele deve exalar a disciplina para a qual se propões a ser mestre, educador. Esse odor de matemática, história, português, filosofia, literatura, ... exalado contamina o aluno. Isso é bom.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aurismar, é bom dialogar contigo. Veja, já fui contrato, e nunca fugi à luta. Bem sei que posso ser mal compreendido quando afirmo que os contratados são os mais medíocres. É verdade existem bons professores que estão trabalhando em regime de contrato temporário, eu mesmo já trabalhei nessa situação. Mas o fato é que sou contra a contratação temporária na educação. E mais, por mais que existam gatos-pingados comprometidos, mesmo trabalhando como contrato; ainda prevalece, mais que entre os efetivos, os descompromisso e a politicagem no reino dos contratos temporários.
      Escrevi esse texto a partir da experiência de luta da nossa realidade. Cara, conseguir mobilização entre os servidores municipais é um verdadeiro sacríficio. Os camaradas não querem lutar. Depois vêm, no caso da minha escola, me perguntarem "e aí, como foi o panelaço?", porra, velho, se você queria saber, porque não foi lá!!!
      Sinceramente cara, isso me deixa puto da vida!!!!

      Excluir
  3. Vc é um pessimista!! E com certeza deve ser amigo do Tiago Peixoto! Os professores, não são medíocres!! Por sua fala, não acredito ter sido professor1 Não é a fala de um professor !! E sim de um defensor de uma educação ilusória!!

    ResponderExcluir
  4. Poxa Milena, acho que você não entendeu meu texto. Posso ser pessimista, mas amigo do Tiago Peixto, aí é demais! Na verdade, nem estou em Goiás. Acho que minha análise tem como referência a realidade paraense mais diretamente. Mas, professores medíocres, infelizmente, existem aqui, aí e em todo lugar. O que precisamos, todos nós, é superarmos a mediocridade exatamente a partir da luta da classe contra figuras como o Tiago Peixoto e, principalmente Marconi Perillo.

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.