terça-feira, 24 de setembro de 2013

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES 2014

A pesar disso, a pesar das ruas, e de fingirem ouvir, os canalhas já estão mobilizados para o mal que sempre foram.
O reajuste proposto pelo Governo Federal ao Piso Nacional dos Professores para 2014 é de 19%. Isso significa que, falando de salário base, os professores que tinham um piso de R$ 1.567,00, passarão a um valor base de R$ 1.864,73, o que desconsidera os demais valores correspondentes à progressão de carreira. 

O movimento dos canalhas que sempre emperraram o progresso brasileiro exige uma redução do reajuste para 7,7%, ou seja, um reajuste inferior à metade daquele proposto pelo Ministério da Educação.

Eu que sempre fui crítico da Rede Esgoto de Televisão, também conhecida como Rede Globo, fiquei surpreso ao ponto de obrigar-me a um elogio logo nas primeiras horas desta terça feira, 24/09, quando comentando esse tema o jornalista, e apresentador do "Bom Dia Brasil", Chico Pinheiro, chamou de traição ao Brasil o fato de vários governadores se manifestarem contra o Piso.

Muito lúcida a análise, Chico mencionou os aumentos de salários de parlamentares, os desvios de verba, as festas com dinheiro público, o que inclui os carnavais das pequenas cidades, e repetiu sempre "isso é trair o Brasil".

De fato, um país que se queira civilizado não pode admitir que os profissionais da Educação continuem os últimos na escala de valorização profissional sob qualquer ponto de vista. E não queremos ser mais, e não queremos ser melhores. Queremos apenas valorização.

Hoje, é muito fácil encontrar servidor público de nível médio tendo remuneração dobrada sob o salário de um professor com graduação, especialização, mestrado e doutorado. 

A minha postura, para além da indignação, é curiosidade. O que pensam esses canalhas sobre o que seja o nosso trabalho? Somos nós, professores, os responsáveis pelo progresso desse país. Somos nós que desenvolvemos pesquisa. Somos nós que ensinamos a ler, escrever e as abstrações das ciências exatas. A educação é a base para o desenvolvimento de uma nação, não sabem disso os canalhas?

Professores estão sendo assassinados em sala de aula, sofrendo agressões físicas, verbais e morais. E o princípio de tudo isso são os políticos canalhas que inspiram essas práticas pelo exemplar desrespeito com que tratam os mestres que servem em seus Estados e Municípios.