terça-feira, 24 de setembro de 2013

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES 2014

A pesar disso, a pesar das ruas, e de fingirem ouvir, os canalhas já estão mobilizados para o mal que sempre foram.
O reajuste proposto pelo Governo Federal ao Piso Nacional dos Professores para 2014 é de 19%. Isso significa que, falando de salário base, os professores que tinham um piso de R$ 1.567,00, passarão a um valor base de R$ 1.864,73, o que desconsidera os demais valores correspondentes à progressão de carreira. 

O movimento dos canalhas que sempre emperraram o progresso brasileiro exige uma redução do reajuste para 7,7%, ou seja, um reajuste inferior à metade daquele proposto pelo Ministério da Educação.

Eu que sempre fui crítico da Rede Esgoto de Televisão, também conhecida como Rede Globo, fiquei surpreso ao ponto de obrigar-me a um elogio logo nas primeiras horas desta terça feira, 24/09, quando comentando esse tema o jornalista, e apresentador do "Bom Dia Brasil", Chico Pinheiro, chamou de traição ao Brasil o fato de vários governadores se manifestarem contra o Piso.

Muito lúcida a análise, Chico mencionou os aumentos de salários de parlamentares, os desvios de verba, as festas com dinheiro público, o que inclui os carnavais das pequenas cidades, e repetiu sempre "isso é trair o Brasil".

De fato, um país que se queira civilizado não pode admitir que os profissionais da Educação continuem os últimos na escala de valorização profissional sob qualquer ponto de vista. E não queremos ser mais, e não queremos ser melhores. Queremos apenas valorização.

Hoje, é muito fácil encontrar servidor público de nível médio tendo remuneração dobrada sob o salário de um professor com graduação, especialização, mestrado e doutorado. 

A minha postura, para além da indignação, é curiosidade. O que pensam esses canalhas sobre o que seja o nosso trabalho? Somos nós, professores, os responsáveis pelo progresso desse país. Somos nós que desenvolvemos pesquisa. Somos nós que ensinamos a ler, escrever e as abstrações das ciências exatas. A educação é a base para o desenvolvimento de uma nação, não sabem disso os canalhas?

Professores estão sendo assassinados em sala de aula, sofrendo agressões físicas, verbais e morais. E o princípio de tudo isso são os políticos canalhas que inspiram essas práticas pelo exemplar desrespeito com que tratam os mestres que servem em seus Estados e Municípios. 

6 comentários:

  1. excelente o ponto de vista do professor ele mostrou o quanto e inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior de tudo é que ainda xiste municípios como Bonito em PE que o prefeito, ñ aderiu as 200hs que é lei desde junho , e ainda falta pagar 8 meses de reajuste das 150hs. Foi preciso uma parte dos prosores colocarem na jsti para ve se conseguem receber. Cade a valorização dos profissionais? uma pena mesmo.

      Excluir
  2. Como professora enfatizo o texto acima redigido. Somos culpados pelos fracassos da sociedade quando se diz respeito a educação, a nós são jogadas responsabilidades que foram retiradas do contexto familiar e introduzida nos ambientes escolares quando se trata de conhecimento adquirido ou não adquirido pelo educando, os professores como eu sofre por desrespeitos, palavras vulgares e ofensivas, ameaças, e ainda um salário que não condiz com o esforço que fazemos para disciplinar , fazer com que o aluno preste atenção e consiga refletir sobre o assunto programado.
    Por favor, não venha dizer que a parte gramatical , a oralidade, a escrita correta, a formação de pessoas reflexivas e capacitadas para ingressar no meio profissional, político de reestruturação para essa sociedade estagnada, sofrida e incapaz de fazer com que os políticos em atuação sofra represálias por seus atos ilícitos e de imoralidade perante ao povo brasileiro em não por em prática os compromissos por eles declarados e aceitos em prol da defesa e melhoria da situação sócio econômica do nosso Brasil deve ser considerada como um fato de grande poder destrutivo sobre nós mesmos.
    Acorda povo, acorda Brasil, erga a Bandeira da Independência, reformule nosso senado, câmara de deputados, presidentes, governadores, políticos já diplomados em táticas corruptoras e palavras convincentes, diga não ao salário família, educação e saúde de péssima qualidade, pelo não comprometimento político do federal e estadual no repasse de verbas que realmente faça com que o progresso se faça presente em nossas vidas. Impostos para que você serve, eis a pergunta que faço....e veja a resposta que dou para encher as contas bancárias, bolsos, de todos aqueles que defendem a corrupção.

    ResponderExcluir
  3. É terrível saber que em pleno século 21,em um país como o Brasil, mesmo as autoridades tendo de fato a certeza de que só o professor é capaz de transformar crianças e adolescente em cidadãos, trate-os com tanto desprezo. E ainda têm a cara de pau de dizer que lutam por uma educação de qualidade. É vergonhoso saber que professores vivem mendigando pelos serviços públicos de saúde porque não dispõem de recursos para pagar um plano de saúde. Estou me aposentando e o conselho que deixo pra os jovens é que invistam em outra profissão, essa é realmente é uma decepção. Principalmente nas redes públicas municipais e de municípios de interior.

    ResponderExcluir
  4. se o aumento for de míseros 19%,aumento minha produçao no trabalho em 19%,mas se for essa esmola de 7,7%,diminuo minha produção em 19% e assim sucessivamente ano após ano ,e sei que milhares de professores também pensam assim,é elas por elas bando de safados políticos ........

    ResponderExcluir
  5. O piso para 2014 tem que ser O PISO LEGAL, de acordo com artigo 5º da lei do piso. E NÂO O PISO PIRATA DO MEC. Confira o valor do piso legal, lendo:http://valdecyalves.blogspot.com.br/2013/12/valor-do-piso-legal-nacional-dos.html

    ResponderExcluir

Este é um espaço de reflexão e expressão. Sinta-se à vontade.